hotelaria-para-idosos

Hotelaria para idosos: diferenciais e requisitos desse nicho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O hoteleiro está sempre em busca de inovação, independente da área e trazer a melhor experiência para os seus hóspedes é sempre um ponto comum, não é mesmo?

Você é um desses donos de hospedagem? Mantém os olhos bem atentos ao que acontece no mercado? Então está ciente de que a população idosa está crescendo consideravelmente no Brasil.

Segundo dados do IBGE, estima-se que em 2060, 26,8% da população brasileira tenha mais de 65 anos. Se comparado a 2013, onde esse índice era de 7,4%, tem-se um grande salto.

Desta forma, queremos mostrar como a hotelaria para idosos está se destacando no mercado.

Esse é um nicho que merece ser conhecido e entendido em suas particularidades, pois teve grande avanço no turismo de lazer nos últimos tempos. E a tendência é só de crescimento.

Além disso, os idosos tem a particularidade de viajar em grupo, e com isso, o hotel escolhido pode estar sempre com lotação máxima.

Não parece maravilhoso?

Nesse artigo queremos mostrar um panorama da hotelaria para idosos. Observe o que você vai encontrar nele:

  • O que caracteriza a hotelaria para idosos;
  • Quais são os requisitos desse nicho;
  • Conhecer os diferenciais ao investir na hotelaria para idosos;

Vem com a gente conhecer e se aprofundar nesse assunto.

Depois dessa leitura você poderá descobrir se é um nicho no qual deseja dar atenção e investir ou apenas conhecer para ficar inteirado sobre o que acontece no mundo hoteleiro.

Siga com a leitura até o fim e confira.

O que caracteriza a hotelaria para idosos?

Os traços característicos na hotelaria para o idoso são comuns à maioria dos estabelecimentos que se comprometem em recebê-los.

Por isso, os hotéis que atendem idosos são preocupados com segurança e acessibilidade. Tem em seu catálogo atividades condizentes com a idade desse grupo e fazem propagandas direcionadas à terceira idade.

O idoso quando adentra no espaço da recepção já consegue perceber o diferencial que o aguarda na sua experiência como hóspede. Ali, os funcionários do hotel são muito carinhosos, respeitosos e dispostos para com os idosos. Isso faz com que esse hóspede grave a boa sensação e retorne ao hotel sempre que possível.

Também na recepção, o idoso percebe que tem um atendimento preferencial. Isso demonstra que naquele hotel ele é importante.

Você pode perceber que quando se vai a algum lugar que parece estar esperando pela pessoa, que ele é preparado exatamente para aquela pessoa, fica tudo com um gostinho mais especial, não é mesmo?

Na hotelaria para idosos tem-se um estabelecimento que conhece as necessidades desse hóspede e as supre, pois demonstra isso em tudo que faz.

Por exemplo, ao aceitar pets, o hotel comunica ao idoso que compreende a relação que existe entre ele e seu animalzinho de estimação.

Ao planejar atividades que condizem com a idade dos hóspedes, e isso inclui até aventuras, há uma confirmação de que o planejamento recreativo foi feito para ele.

Assim, o hoteleiro que deseja investir nesse nicho tem a obrigação de saber que seus clientes com mais de 60 anos são um grupo semelhante, mas guarda algumas características particulares. Então, é seu dever buscar entendê-los através da realização de pesquisas, mantendo contato com eles periodicamente, ouvindo sua opinião antes e depois da estadia em seu estabelecimento.

E, quando falamos sobre atendimento, cada detalhe importa. Por isso, recomendamos a você a nossa Mini-série Atendimento Memorável, disponível no nosso canal do Youtube!

Para o idoso isso caracteriza um hotel pensado para ele, além das condições reais para os cuidados referentes a idade que possui.

Quais são os requisitos desse nicho?

De antemão, para se ter a condição de alcançar um reconhecimento de hotel para idosos ou que receba idosos tranquilamente, é necessário que o estabelecimento possua alguns requisitos.

Esses requisitos são fundamentais, inclusive para a saúde do idoso. Veja quais são:

1 – Conhecimento do Estatuto do Idoso

Acima de tudo, o seu estabelecimento deve conhecer a regulamentação dos direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Isso é um diferencial e se você pretende investir na hotelaria para idosos, vale a pena capacitar toda a sua equipe.

2 – Acessibilidade e segurança para o idoso

As normas para a acessibilidade já devem estar implantadas no seu hotel, mas para atender idosos é preciso dar um “up” nesse quesito, principalmente visando a saúde deles. Por exemplo, a possível queda de um jovem é bem diferente de uma queda de pessoa idosa, pois as consequências são outras e mais preocupantes.

Assim, preste atenção nesta lista essencial de segurança e acessibilidade:

  • A presença de corrimãos e barras de apoio nos quartos e banheiros é fundamental;
  • Elevador, escadas amplas e rampas de acesso;
  • Equipe médica ou ambulatorial disponível. De outra forma uma linha direta com o pessoal da saúde pode ser interessante pois importante é estar preparado para um atendimento rápido e eficaz;
  • Cadeira de rodas, andador ou bengala – para casos de necessidade, afinal a terceira idade contempla os 60, 70, 80, 90 anos e mais.
  • Assentos elevados nos toaletes;
  • Piso antiderrapante nos locais de acesso dos hóspedes;

3 – Check-in e Check-out preferenciais

Não é agradável deixar o idoso esperar em uma fila comum sabendo de suas necessidades. Por isso, se o seu estabelecimento pretende abrir espaço para atender essa parte da população precisa se adequar para proporcionar maior bem-estar a esse hóspede.

4 – Área digital especial para o idoso

Isso envolve um local especialmente silencioso e adequado para a idade. Da mesma forma, bons monitores podem ajudar o idoso a se comunicar com seus familiares pelo Skype, Whatsapp ou qualquer outra ferramenta, caso queira. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo mais de 5 milhões de idosos estão conectados à internet, então isso mostra que os idosos estão cada vez mais inseridos digitalmente. Ah, e oferecer uma boa conexão de internet é fundamental.

5 – Atendimento carinhoso e humanizado

A meta aqui é a informalidade e a ideia de que o idoso tem um lugar aconchegante para ficar em sua viagem, como um lar. Ser chamado pelo nome e receber um tratamento olho no olho agrada muito a terceira idade. O idoso gosta de contar suas aventuras e o bom tratamento aumenta a possibilidade de retorno ao hotel e de referência aos amigos.

6 – Atividades de recreação condizentes à Melhor Idade

E não pense em ficar só no baile da Terceira Idade, os idosos de hoje estão mais ativos e gostam de um bom agito. Então, vale desde caminhadas tranquilas até gincanas que envolvem e ativam a competitividade.

7 – Alimentação saudável

Muitos idosos possuem restrições alimentares, principalmente com relação à sal, açúcar e gordura. Por isso é tão importante possuir uma pessoa especializada para preparar refeições balanceadas. Uma dica é priorizar alimentos naturais e frescos.

8 – Equipe capacitada

O seu pessoal deve conhecer e saber lidar com as principais demandas da terceira idade. Paciência, tato, ser ouvinte são algumas das habilidades desenvolvidas pela equipe que atende idosos.

eBook Cargos e funções na hotelaria

9 – Descontos para grupos

Os idosos, de um modo geral, gostam de viajar acompanhados, seja por amigos ou familiares. Esse é um motivo para investir em pacotes e descontos para grupos. Isso vai atraí-los com certeza!

10 – Publicidade para idosos

Se, de fato, o hotel atende idosos, é necessário que crie campanhas publicitárias ou e-mail diretos para os idosos. Fotografias de pessoas na Terceira Idade aproveitando as benesses do seu estabelecimento.

Dessa forma, seguindo esses requisitos, seu estabelecimento consegue suprir as necessidades específicas desse tipo de hóspede.

Conheça os diferenciais ao investir na hotelaria para idosos

Primeiramente, o Brasil tem cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, segundo o IBGE. E até 2050 esse número praticamente vai triplicar!

Então porque não investir nesse nicho do mercado hoteleiro? Assim, se começar desde cedo, o potencial de ser uma referência na área será maior.

Há muitos diferenciais ao se investir na hotelaria para idosos, um deles é que é muito vantajoso financeiramente. Diferente dos jovens, eles podem viajar durante a baixa temporada, já que a maioria está aposentada e tem tempo livre para aproveitar o turismo.

Assim, isso já resolve um problema de sazonalidade do hoteleiro, você concorda?

Existe um grupo muito grande de idosos com poder aquisitivo e com curso superior. Isso significa que a experiência de hospedagem que tiverem vai fazê-los voltar e até promover o seu estabelecimento. Eis um ótimo motivo para investir em conforto e uma estrutura dentro das necessidades deles.

O fato dos idosos gostarem de viajar em grandes grupos é outro diferencial para quem investir na hotelaria de idosos. Esse comportamento favorece a ocupação hoteleira e aquece a economia.

O idoso fica feliz, seu hotel cheio, e a cidade com movimentação econômica. É um ganha-ganha!

Aqui foram vistos vários vieses de se trabalhar com idosos e tem muita coisa positiva. Por isso, vale a pena fazer um trabalho de marketing para que o público da terceira idade possa ter conhecimento de que o estabelecimento está pronto para atendê-los.

Sendo assim, decida se gosta dessa ideia e aposte nessa tendência.

Conte para a gente se havia visto o turismo e a hotelaria para idosos dessa forma. Gostou?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: