redes sociais

As melhores práticas de gerenciamento de redes sociais para hoteleiros

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma das maiores dificuldades para gestores de marketing através das redes sociais, é identificar o público alvo e perceber a exata abordagem para os potenciais clientes. Por isso é preciso elaborar estratégias de gerenciamento de mídias sociais que, na medida em que cheguem novos clientes, não excluam os antigos. Tornando assim a empresa sustentável e em constante crescimento.

Não basta estar presente nas redes sociais e ser facilmente encontrado. É preciso ser influente e gerar relevância para os leitores. Nesse post você encontrará algumas práticas de gerenciamento que fortalecem o marketing nas mídias sociais para donos de pousadas.

Práticas de gerenciamento de redes sociais

1. Saiba quem é o seu cliente

Criar social posts, infográficos, tirinhas, vídeos e outras tantas ferramentas que convertem no marketing digital é praticamente perda de tempo e de investimento se o gerenciador não souber a quem está se dirigindo. Isso inclui desde o sexo dos clientes, idade, classe social, escolaridade, passando pelos objetivos específicos da cada um e pela motivação que o fez acessar o conteúdo que encontrou numa das inúmeras redes sociais.

No caso de pousada isso é bem evidente, pois de acordo com a localização, o gestor deve saber qual o tipo de público que frequenta o ambiente. Até mesmo o tom de voz deve ser diferente de acordo com o público.

2. Seja fiel ao seu cliente e a pousada

As mídias sociais estão cheias de títulos e chamadas que não condizem com o teor do conteúdo. Por isso, deve-se tomar cuidado com a forma de chamar atenção das pessoas. Claro que a criatividade é importante, mas jamais utilize artifícios sensacionalistas que podem causar um desconforto e provavelmente façam que o potencial cliente não acesse mais os seus posts. Além de manter os acessos, manterá também uma fidelidade a pousada e aos serviços oferecidos.

3. Qualidade nos posts

Independente do formato do post ser informativo ou tutorial, a qualidade é o que move o cliente a criar um ciclo de leitura dentro do blog ou website. Isso proporcionará uma espécie de ciclo rotativo e, ao perceber a quantidade de assunto interessante está disponível, a tendência é que o cliente volte em outras ocasiões.

Uma dica importante é criar chamadas que prendam a atenção dos leitores e variar as ferramentas, criando vídeos e infográficos, além de textos. O gestor poderá criar posts sobre ambientes dos arredores da pousada e criar uma chamada ao dizer: “Aproveite as águas termais e tenha uma noite tranquila em nossa pousada”.

4. Não manche a imagem da pousada nos pequenos detalhes

Sabe quando você lê uma publicação e percebe um deslize nos conceitos ou um pequeno erro na linguagem, seja ele na palavra, na terminologia ou mesmo na forma de escrever? Pois é! Esses pequenos detalhes podem acabar com toda a estratégia de marketing digital, especialmente para quem trabalha com clientes exigentes.

Uma dica simples é revisar toda e qualquer publicação e utilizar corretor ortográfico para ter certeza que não possui nenhum erro de português. Lembre-se que os comentários são um ótimo termômetro para quem está procurando uma pousada. Quanto mais comentários positivos tiver nas mídias sociais, mais chances do cliente optar pela pousada em questão.

5. Tempo e frequência

Nada mais chato do que ser bombardeado com postagens. Primeiro porque o cliente poderá se sentir invadido e perder o interesse pelo conteúdo das postagens. Por outro lado, as pessoas têm inúmeros afazeres, o que fará com que nem tenham tempo para dedicar ao seu post. O ideal é um post por semana e dentro do assunto já pré-estabelecido.

Caso pretenda dar ênfase a outro conteúdo, vá preparando o cliente ao longo do tempo. Dessa forma aquilo não soará como algo do além ou um coelho da cartola. Da mesma forma que postar frequentemente nas mídias sociais, ficar sem aparecer pode fazer com que o cliente perca o foco da sua empresa e comece a frequentar a concorrência. Pousadas podem utilizar a estratégia de datas comemorativas, sempre atualizando de acordo com as novidades.

6. Conteúdo dos posts

Se acaso pretende utilizar os conceitos tradicionais de marketing e publicidade, prefira links patrocinados deixando claro que se trata de um corporativismo. Agora se anunciar um conteúdo sobre um tema importante, jamais fale apenas da empresa que fornece tais serviços.

Se quiser fazer referência poderá utilizar o final do artigo para indicar o serviço. Tudo isso para que o click aconteça naturalmente e não de forma forçada. A taxa de conversão é muito maior.

7. Utilização de imagens e fotografias

Não existe melhor maneira de conhecer e escolher uma pousada do que através de fotografias. Por isso que é importante utilizar fotografias e imagens reais e atuais da pousada. Por melhor que seja um texto, a falta de imagens pode ser um detalhe importante entre você e o concorrente. Lembre-se que esse método é maximizado nas mídias sociais.

Importante

A melhor maneira de gerenciar as redes sociais é manter uma equipe, ou ao menos uma pessoa, com conhecimentos técnicos nas áreas de edição de vídeos, de imagens e roteiro, pois nas redes sociais é importante manter atualizações com essas ferramentas. A recomendação de amigos, de familiares, de colegas ou de outras pessoas, ou ainda de sites específicos são as principais questões que mais influenciam as pessoas na hora de escolher a pousada.

As redes sociais fazem parte tanto no que diz respeito a paginas na internet, como ferramentas de networking. Essa interação com as redes sociais é essencial para alavancar a divulgação de pousadas, mas de nada adianta tanta exposição se o serviço não for claro ao cliente. Isso quer dizer que os interessados por uma estadia ou reserva na pousada querem saber se existem quartos disponíveis dentro das especificações de interesse. E, logicamente, que o dono da pousada também precisa de clareza sobre os relatórios de gerenciamento.

O Hospedin é um sistema de gestão para pequenos hotéis e pousadas com atualizações automáticas, as quais facilitam a interação do cliente e a administração gerencial. Essas são apenas as funcionalidades mais básicas do sistema. Por isso acesse Hospedin.com e saiba mais!

E você, como faz para gerenciar as redes sociais de sua pousada? Conte para nós na seção de comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: