Pixel Meta

Programa de fidelidade na hotelaria: entenda como funciona e por onde começar

Tempo de leitura: 3 minutos
Programa de fidelidade na hotelaria

Atrair novos clientes é o objetivo de muitas empresas. Entretanto, nos últimos anos alguns setores perceberam que além de conquistar novas pessoas, fidelizar aquelas que já desfrutam dos produtos e serviços oferecidos também pode ser muito benéfico.

Na hotelaria, isso não foi diferente. Com o surgimento dos programas de fidelidade, além de incentivarem os hóspedes a retornarem, os hoteleiros estreitam o relacionamento criado, conquistam outros públicos e o utilizam como estratégia para despertar novos interesses em tais hóspedes.

E engana-se quem pensa que os programas de fidelidade funcionam apenas para grandes redes de hotéis. Eles podem ser aplicados em estabelecimentos de diversos portes.

Ficou curioso sobre essa estratégia?

Sendo assim, no texto de hoje, vamos explicar o que é um programa de fidelidade na hotelaria, quais resultados ele pode trazer para o seu estabelecimento e ainda, elencamos exemplos e ideias para que você possa estruturar essa ação no seu hotel.

Programa de fidelidade na hotelaria: o que é?

Programa de fidelidade nada mais é do que oferecer incentivos contínuos para recompensar os clientes e incentivá-los a continuar usufruindo dos seus produtos e serviços.

Através do programa de fidelidade, os hóspedes acumulam pontos e trocam por benefícios, que podem ser diárias gratuitas, facilidade no check-in e check-out, tarifas especiais, upgrade de quarto, entre outros benefícios que variam de acordo com as regras de cada estabelecimento.

Leia também: 7 diferenciais para encantar e fidelizar seus hóspedes

Vantagens do programa de fidelidade na hotelaria

Além de estimular que os clientes se hospedem mais vezes no seu hotel, o programa de fidelidade ajuda a estreitar o relacionamento entre a marca e seu público.

Quem está feliz e satisfeito com o serviço que você entrega também acaba se tornando embaixador do estabelecimento, uma vez que as chances de recomendar para amigos e familiares (seja no boca a boca ou pelas redes sociais) aumenta consideravelmente.

Desta forma, outro benefício do programa de fidelidade na hotelaria é a possibilidade de atrair novos clientes e encantá-los oferecendo vantagens de imediato.

Exemplos de programa de fidelidade na hotelaria

Cada hotel tem suas próprias regras sobre o programa de fidelidade. À vista disso, listamos abaixo alguns deles para que você possa se inspirar e criar o seu modelo.

A Wyndham deu a oportunidade dos participantes usarem seus pontos em outros estabelecimentos do grupo;

A JetBlue oferece descontos em pacotes de viagem completos para quem participa do seu programa;

A Accor recompensa os participantes não apenas com base em reservas, mas sim no que eles também fazem durante a estada no hotel.

Como estruturar um programa de fidelidade no seu hotel

O primeiro passo é definir o público-alvo e quais são os resultados que deseja colher dessa ação.

Depois, é necessário planejar quais serão as recompensas oferecidas e as regras para o hóspede pontuar. Clareza na comunicação é essencial para não criar confusões entre os participantes.

Na sequência, monitore e entenda se o programa está funcionando ou se ainda precisa de melhorias. Pedir feedbacks dos participantes pode ser uma boa forma de avaliar o desempenho da ação.

Confira: Como criar pacotes e promoções para conquistar seus hóspedes

Programa de fidelidade na hotelaria: pontos de atenção

Facilite a utilização dos pontos: nada de desenvolver um programa complexo. Afinal, se for muito difícil conseguir pontos ou se as recompensas não valerem a pena, o programa não será interessante.

Personalize a recompensa: oferecer recompensas baseadas nos perfis dos seus consumidores será muito mais vantajoso do que oferecer uma única vantagem. Dessa forma, os hóspedes se identificam e sentem que a ação foi desenvolvida para eles.

Varie as recompensa através de parcerias: vá além do que seu hotel oferece e faça parcerias com outras empresas da região. Ofereça serviços que são atrativos aos hóspedes. Restaurantes, parques, teatros, locadoras de carros, são algumas das possibilidades que você pode explorar para que aproveitem todos os benefícios na mesma viagem.

Ofereça recompensas de curto prazo: por vezes os hóspedes não têm paciência para acumular muitos pontos e só depois começar a desfrutar das recompensas. Para evitar que isso aconteça no seu hotel, ofereça mimos com maior frequência e de formas diferentes: pode ser uma refeição grátis, uma garrafa de vinho ou troca de pontos por produtos ou serviços disponíveis no estabelecimento, por exemplo.

Aposte nas redes sociais: muitos hóspedes adoram compartilham suas experiências nas redes sociais. Aproveite esse comportamento para gerar pontos no programa de fidelidade do hotel. Além de estimular comentários, ajuda a disseminar o nome do estabelecimento para outros públicos.

Programa de fidelidade vs cashback

Vale lembrar que não são a mesma coisa. Enquanto que no programa de fidelidade o cliente acumula pontos (ou milhas, caso seja empresa aérea) em um determinado período, no cashback a recompensa vem em dinheiro e não tem data para expirar.

Viu só quantas oportunidades um bom programa de fidelidade na hotelaria pode trazer ao seu negócio? Seu meio de hospedagem já oferece algo parecido? Que tal apostar nessa estratégia para fidelizar seus clientes?

Compartilhe com a gente aqui nos comentários o que achou dessa estratégia e se funcionaria no seu estabelecimento.

Você também pode gostar de ler – Pós-venda na hotelaria: a importância da fidelização de hóspedes

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.