T

Tecnologia e atendimento na hotelaria: como fazer das ferramentas suas aliadas?

Por: Tatiana Velloso Koatz

Cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas, seja na compra de supermercado através de um clique ou mesmo para assistir aulas EAD no conforto de nossa casa e esta tendência não é diferente na hotelaria.

Ela tem um forte impacto no atendimento ao cliente, podendo ser muitas vezes o divisor de águas entre ser efetivada uma reserva ou não. 

Afinal, cada vez mais as pessoas buscam muito além de valores, mas praticidade , eficiência e encantamento no atendimento da hospedagem em que será escolhido o próximo destino.

Assim, neste artigo vamos ajudá-lo a compreender a relação entre tecnologia e atendimento na hotelaria e como é possível, por meio de processos bem definidos, fazer das ferramentas grandes aliadas da sua hospedagem. Confira!

Tecnologia e atendimento na hotelaria

É fato que algumas ferramentas já são essenciais para a comunicação com o cliente, entre elas estão:

Instagram 

Auxilia as pessoas a conhecerem mais sobre a hospedagem por meio da apresentação das opções de lazer, cardápio, hospedagem, valores, imagens, vídeos e textos que transportam este cliente à hospedagem, permitindo assim que se visualize, muitas vezes, vivendo aquela experiência.

E é neste momento que a equipe hoteleira deve estar atenta para tirar as dúvidas e encantar e fidelizar o hóspede.

Por isso a importância de manter o Instagram da hospedagem atualizado, as pessoas compartilham com amigos e familiares fazendo crescer sua rede de seguidores e possíveis prospects.

WhatsApp

Outra ferramenta cada vez mais utilizada no atendimento é o Whatsapp, sendo muitas vezes o primeiro canal de contato do cliente com o empreendimento, por se tratar de um aplicativo que milhares de pessoas utilizam pelo mundo. 

De fácil manuseio e acesso, possibilita de forma quase instantânea que o cliente possa entrar em contato com a equipe do hotel e seja respondido pelo chatbot ou funcionários tirando as dúvidas e realizando orçamentos de forma eficiente.

Com um atendimento ágil, humanizado e eficiente é possível encantar com a facilidade de resposta, abrindo possibilidades para transformar esse hóspede em um cliente fiel a marca.

Saiba mais – WhatsApp para hotéis: como revolucionar o atendimento ao hóspede?

Chat

O próprio chat do site do hotel também é um exemplo de ferramenta tecnológica que atrai muitos clientes pela praticidade de se encontrarem no mesmo local  imagens e informações detalhadas sobre o empreendimento.

Ele muitas vezes acolhe o cliente com valores promocionais, sendo uma ferramenta muito útil para os hoteleiros que buscam realizar a venda direta.

Entretanto, é importante ressaltar que nenhuma destas ferramentas ou qualquer tecnologia têm impacto sem o fator humano que está por trás delas. 

A possibilidade de proporcionar uma experiência memorável aos hóspedes não existiria se não fossem pelos funcionários que estão atrás de cada resposta e em cada processo da hospedagem.

Leia também: A importância da equipe do hotel na satisfação do hóspede

É uma equipe bem treinada e feliz em seu ambiente de trabalho, que tem amor ao que faz e a cada cliente, que fará a diferença. Sendo, portanto, a tecnologia um complemento ao atendimento.

Essas ferramentas quando implementadas em processos falhos ou com uma equipe não preparada podem deixar se ser aliadas e se tornarem verdadeiras vilãs, ocasionando até mesmo o desinteresse e desistência dos hóspedes, devido, por exemplo, a um mal atendimento, a demora em passar a informação, falta de transparência, o que acaba impactando na imagem do hotel.

Portanto, hoteleiro, esteja atento às oportunidades de melhoria e surpreenda cada vez mais seus clientes com um atendimento de excelência que transmita o DNA da sua hospedagem e todo o carinho e cuidado que você tem com seu hóspede.

Conheça Tatiana Velloso Koatz

Pernambucana, graduada em Administração de empresas, atualmente é graduanda em Turismo e possui um MBA em gestão de pessoas e liderança em andamento.

Possui experiência profissional em recepção de hotéis, agente de reservas em central de reservas. Foi consultora de intercâmbios e atualmente faz parte da equipe Hospedin na área de CS.

Solte o play e complemente sua leitura:

CategoriesAtendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Hospedin