CRM para o setor hoteleiro: um aliado para fidelizar hóspedes

Tempo de leitura: 3 minutos
crm-para-setor-hoteleiro

Com o grande número de ofertas e democratização da tecnologia, o consumidor assumiu as rédeas da busca pela melhor opção em acomodações, seja a trabalho ou a lazer. Por isso, os hotéis precisam entender que o relacionamento com o cliente é uma das partes mais importantes do negócio, afinal é para ele que se presta serviço e logicamente a satisfação dele impacta muito.

Se na hotelaria você está buscando um grande diferencial em meio a milhares de meios de hospedagem pode apostar no CRM. Essa ferramenta se mostra como uma grande aliada na fidelização de clientes e aumento de renda.

Neste artigo você vai conhecer o conceito de CRM, os benefícios que o CRM traz para o setor, como usar essa ferramenta tecnológica para superar as expectativas do hóspede, além de focar no aumento da receita do hotel.

Boa leitura.

O que é CRM?

CRM é uma plataforma fundamental na hotelaria para consolidar dados e ajudar a transformá-los em ações efetivas de marketing e relacionamento. Usar o CRM é usar de práticas importantes para a boa gestão administrativa do hotel.

A sigla significa Customer Relationship Management, ou seja, gestão do relacionamento com o cliente traduzido para a Língua Portuguesa.

Com o acompanhamento feito pelo CRM, tem-se um objetivo muito claro: fazer com que as oportunidades sejam convertidas em vendas e gerem o aumento da sua receita. 

Para isso, é importante satisfazer e fidelizar o cliente desde a reserva até o check out e o pós-venda.

Vantagens de usar CRM

Para optar pelo uso do CRM, é certo que o hoteleiro terá um banco de dados magnífico, pois é dali que saem as informações para todas as ações futuras. 

Mas existem benefícios evidentes em se ter um CRM:

1- Controle absoluto das operações

Todas as informações contidas no software oferecem ao gestor o conhecimento necessário para agir em tempo real.  

A ferramenta costuma mostrar quais funcionários estão trabalhando em que atividades. Com isso, o gestor pode verificar se precisa intervir na prospecção, no pós-venda, onde lhe convier.

2- Conhecer o comportamento do cliente

Ao conhecer o seu nicho, o hoteleiro pode criar ofertas que agrade aos hóspedes antes que eles saibam que precisam dela. 

É uma grande jogada de marketing e vendas. Para que isso seja possível, todo e qualquer hábito deve ser registrado dentro do CRM para se criar um histórico a ser consultado.

3- Integração com outras plataformas

Na hotelaria existem muitas plataformas de prospecção, de visualização de clientes em potencial, de automação de marketing, mas de nada adiantam se não puderem se comunicar e criar a estratégia perfeita para seu estabelecimento. 

O CRM para hotelaria tem essa abertura de se integrar com diversas plataformas, tem que se aproveitar.

4- Feedbacks para aprimoramento

É possível lançar uma pesquisa de satisfação com o foco de identificar as melhorias necessárias no hotel. 

Com esses feedbacks pode-se ter um olhar crítico sobre o negócio e melhorar o que for possível para fidelizar os clientes

Lembre-se de mandar uma resposta à pessoa depois do benefício pronto.

5- Gestão de leads

Gerir os leads significa perder menos oportunidades de reservas. 

A ideia é fazer o maior número de conversões possíveis, pois você e sua equipe podem gerenciar seus leads de forma direta sem ficar sujeito apenas a soluções e portais terceirizados.

Leia também – Cadastro de hóspedes como estratégia de marketing: um guia completo

Como escolher CRM para a hoteleira

Existem inúmeras opções disponíveis para CRMs e isso pode confundir um pouco na escolha, mas tenha em mente o que o seu hotel precisa para conseguir se decidir pela plataforma certa. 

Lembre-se de que customização de funcionalidades e integrações, adaptabilidade ao seu negócio, suporte e assistência são fundamentais.

A empresa Cynoteck, provedora de serviços de TI, sediada em Minnesota- EUA, observou algumas plataformas de CRM e listou suas características para ajudar na escolha:

1- Microsoft Dynamics 365

Como um gigante do CRM, o Dynamics 365 possui uma grande variedade de recursos e capacidades que podem ajudar uma empresa hoteleira. 

Não ajuda apenas com as necessidades do cliente, mas também com o gerenciamento de operações de todo o negócio.

2- Salesforce

Trata-se de uma das ferramentas de gestão de relacionamento mais utilizadas no mundo. É uma das pioneiras do mercado de CRM, é também uma das mais confiáveis para se investir. 

Preparada para atender grandes, médias e pequenas empresas com diversas funcionalidades, que vão desde a geração de leads ao gerenciamento de oportunidades até a utilização de fluxos de trabalho.

3- Software NetSuite

Software baseado em nuvem que é oferecido como uma solução de software como serviço (SaaS). 

Pode ajudar a integrar as operações de back-end de uma empresa com os requisitos de front-end e possui um aplicativo para smartphone disponível que permite que as informações sejam acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar.

Com tantas opções de estadia no mercado, os hotéis precisam criar seus diferenciais e trabalhar a relação de confiança entre as empresas e seus clientes pode ser o caminho mais esperado. 

O software de CRM vai ajudar o seu hotel a conhecer e criar um ótimo relacionamento com o cliente, com isso aumentar suas reservas e consequentemente, seus lucros.

Aproveite para compartilhar aqui nos comentários se utiliza o CRM na sua hospedagem!

Solte o play para saber mais sobre CRM para o setor hoteleiro:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.