Pixel Meta

Diárias de hotel: estratégias para definir as melhores tarifas na hotelaria

Tempo de leitura: 7 minutos
diarias-de-hotel-estrategias-tarifas

A precificação das tarifas ou diárias de um hotel é sempre um grande desafio, principalmente depois que se popularizaram os aluguéis por temporada e várias outras formas de fornecer acomodações como o Airbnb.

Mas qual a importância da tarifa na hotelaria? Ela realmente maximiza a receita e a ocupação no seu estabelecimento? A resposta é sim. 

A necessidade de ser mais competitivo e ágil em relação às diárias das acomodações para conseguir a ocupação em maior número, tornou-se ponto fundamental para o hoteleiro. 

Dessa forma, desenvolver diferentes planos tarifários e entender tudo sobre essa temática faz com que o hotel se figure no mapa das acomodações mais procuradas, além de aumentar significativamente a receita dele.

Neste artigo você vai descobrir tudo que precisa saber sobre a tarifação dos quartos do seu hotel, desde o que é a tarifa de hotel até a importância da prática de vários tipos de tarifas no seu estabelecimento.

O que é uma tarifa de hotel

A tarifa de hotel é o preço cobrado por diária para cada categoria de acomodação em um meio de hospedagem, desde os quartos mais simples, chamados de standard, até os mais luxuosos, ou seja, as suítes deluxe.

As diárias podem flutuar entre tarifa base, que é o menor preço possível que pode ser cobrado até a tarifa balcão, o maior preço possível antes dos descontos.

Como funciona a diária de um hotel?

Ainda existem muitas dúvidas sobre como é contada a diária de um hotel: se a cobrança deve ser feita por pessoa ou por quarto, quanto aos horários de check in e check out e, ainda, e ainda quantas horas tem uma diária de hotel?

Claro que o hotel tem certa liberalidade para tratar do seu funcionamento, mas existem leis, regulamentos e convenções do setor, as quais devem ser seguidas. 

Por exemplo, de acordo com o Regulamento Internacional de Hotelaria, o horário de entrada (check-in) deve começar entre 15h e 16 horas e o horário de saída (check-out) deve acontecer entre 11h e 12 horas.

É verdade que as regras podem variar de acordo com a localidade e o estabelecimento, mas é sempre bom ter um norte ao qual seguir.

A diária do hotel é a forma que a rede hoteleira tem para calcular o preço e tempo de estadia de cada pessoa que entra e sai do hotel. 

O cálculo de uma diária pode mudar de um estabelecimento para outro, mas , na maioria dos casos, é calculada até às 12h00 do dia posterior. 

Isso quer dizer que quando abrir para fazer o check in já está contando a diária, independe do hóspede ter chegado ou não ao seu hotel.

A Lei 11.771/2008, a chamada Lei Geral do Turismo, regulamenta os meios de hospedagem.

Descubra qual metodologia usar para calcular suas diárias, e como encontrar um preço que cubra os seus custos e gere lucros, com a Calculadora de Diárias da Hospedin 100% gratuita

Tipos de tarifas para seu hotel

Para ampliar a estratégia de vendas e dar mais opções aos viajantes, é possível criar vários tipos de tarifas/diárias para seu estabelecimento. 

Dessa forma, seu hotel fica mais competitivo e pode ser usado por mais tipos de pessoas.

1) Melhor tarifa disponível (BAR)

A maioria dos hotéis possuem essas tarifas, pois chama clientes por ser a menor tarifa com desconto que pode ser oferecida a um hóspede para cobrir os custos.

2) Tarifa com café da manhã

O valor do café da manhã é incluído na tarifa. Essa prática é muito bem aceita pelos hóspedes que buscam conveniência e uma maneira de economizar dinheiro nas refeições.

3) Tarifa de compra antecipada

Consiste em dar um desconto às pessoas que compram suas reservas de forma antecipada. Vale lembrar que esse tipo de tarifa, geralmente, não possui taxa de cancelamento reembolsável.

4) Tarifa não reembolsável

As diárias canceladas não são reembolsadas. Elas podem ser consideradas mais baratas e o intuito é fazer com que os hóspedes não queiram cancelar a reserva.

5) Tarifa com atrações

Nessa modalidade é preciso formar parcerias com atrações locais e chamar a atenção do hóspede para a acomodação juntamente com uma boa atração

A reserva do quarto dá direito a um passeio ou show, por exemplo.

6) Tarifa de duração da estadia

Se há muita procura pelo seu hotel e você deseja aumentar as noites ocupadas sem fazer check out, essa é uma boa pedida. 

A diária de duração da estadia (“length of stay”, em inglês, ou LOS), traz a exigência de reserva de um número mínimo de noites pelos hóspedes.

7) Tarifa dinâmica

Quando se aplica a modalidade tarifa dinâmica, significa que os valores vão sofrer variação no decorrer do dia, a depender da demanda. 

Isso implica dizer que a diária terá um valor específico até alcançar 70% de ocupação dos quartos. Depois disso, sobe para alcançar outro patamar estipulado pelo hoteleiro e assim por diante.

8) Tarifa Day Use

Day use é quando o hóspede passa apenas o dia no hotel usufruindo das instalações como piscina, restaurante/buffet e áreas comuns, mas sem ter direito a um pernoite.

Organize seu hotel de modo que possa oferecer alguns planos de diárias diferenciados. 

Dessa forma, torna-se possível a ocupação todos os dias da semana e até mesmo na baixa temporada.

Diferenças entre tarifa net, tarifa balcão e tarifa comissionada

Na gestão do hotel é preciso entender como funcionam os tipos de tarifas que surgiram por conta da internet e as facilidades que ela traz, por exemplo.

Nesse sentido, não é apenas a tarifa de balcão fixada na recepção que você tem de lidar diariamente, pois o setor hoteleiro se ampliou de um jeito em que a competitividade está bastante acirrada e os viajantes com muito mais liberdade de escolha. 

Dessa forma, vale saber as diferenças para se adequar ao mercado também.

A tarifa de balcão é o preço que o seu hotel tem tabelado sem descontos, o valor dos produtos e serviços do seu hotel que podem ser informados ao cliente a qualquer momento com agilidade, via telefone, por exemplo.

A tarifa NET é a tarifa não comissionada que as agências de turismo e operadoras praticam. Acontece quando o hóspede fecha uma reserva por meio de uma agência de viagens com uma tarifa NET. Cabe ao hotel passar o valor para a agência exatamente igual ao valor da tarifa divulgada, independentemente do valor real da tarifa no hotel.

na tarifa comissionada, a agência on-line vende a estadia para o hóspede com o mesmo valor de anúncio do hotel, depois que se faz o check out, o hotel passa a comissão para a agência.

A importância de definir estratégias sólidas de precificação

Estabelecer estratégias concretas de precificação é de extrema importância para a hospedagem por diversos motivos. Confira alguns deles: 

Maximização da receita e da rentabilidade

Ao estabelecer preços competitivos e mais lucrativos, os hoteleiros podem otimizar a ocupação e maximizar a receita do meio de hospedagem.

Uma estratégia de precificação eficaz leva em consideração fatores como temporada, dias da semana, eventos locais e concorrência, permitindo que os hotéis ajustem seus preços de forma mais assertiva.  

E, ao analisar cuidadosamente os custos operacionais, como custos de mão de obra, suprimentos e manutenção, e combiná-los com a demanda esperada, a hospedagem pode estabelecer preços que garantam margens de lucro saudáveis.

Leia mais – Revenue Management e os desafios da precificação na atualidade

Posicionamento no mercado 

A precificação desempenha um papel fundamental no posicionamento de um hotel perante o mercado. 

Preços muito altos podem afastar potenciais clientes, enquanto preços muito baixos podem levar à percepção de baixa qualidade.

Ao definir tarifas adequadas, levando em consideração a proposta de valor da hospedagem, a concorrência e as expectativas dos hóspedes, é possível posicionar-se de forma competitiva e atrair o público-alvo desejado.

Gestão da demanda 

Uma estratégia de precificação eficaz permite identificar as temporadas de alta e baixa demanda na região e ajustar as tarifas de acordo com a sazonalidade.

E assim, durante os períodos de alta demanda como feriados ou eventos locais, os hotéis podem aumentar seus preços para otimizar a receita e evitar a superlotação. Por outro lado, durante períodos de baixa demanda, é possível oferecer tarifas especiais para atrair hóspedes e minimizar a inatividade. 

Adaptação às mudanças do mercado

O mercado hoteleiro é dinâmico e está sujeito a flutuações constantes na demanda e na concorrência. 

Ter uma estratégia sólida permite que os hotéis se adaptem rapidamente às mudanças, como flexibilizar as tarifas quando necessário, ou a não cobrança de taxas ou custos pelo cancelamento de reservas. 

Por exemplo, se um novo concorrente entra no mercado ou um evento importante é cancelado, a hospedagem pode ajustar seus preços para manter a competitividade e a lucratividade.

Como identificar a faixa de preço ideal

Para determinar uma faixa de preço adequada e competitiva para um meio de hospedagem, é preciso analisar cuidadosamente diversos fatores.

Aqui estão algumas etapas que podem ajudar nesse processo: 

Conheça o mercado 

Realize uma pesquisa de mercado abrangente, entenda a concorrência local e analise os preços praticados por hospedagens semelhantes na região. 

Considere também o tipo de acomodação, a qualidade dos serviços e as comodidades oferecidas pelos concorrentes.

Avalie sua proposta de valor 

Após o estudo dos preços e serviços ofertados pelos concorrentes na região, é possível realizar uma análise dos atributos únicos da sua hospedagem, como localização, instalações, serviços e experiências oferecidas aos hóspedes. 

Considere os diferenciais competitivos que podem justificar um preço mais alto em relação à concorrência, como recursos e serviços exclusivos ou uma experiência excepcional, que podem influenciar na faixa de preço. 

Conheça seu público-alvo 

Entenda o perfil e as preferências do seu público-alvo, avalie o nível de renda, o tipo de viagem (negócios, lazer, família), as expectativas em relação à qualidade e os serviços desejados. 

Esse processo ajudará a determinar a disposição do seu público-alvo em pagar por uma hospedagem e a definir o valor das tarifas que eles consideram razoável e dentro de suas condições. 

Assim, é possível criar pacotes mais atrativos, personalizar as ofertas de acordo a cada perfil de cliente ou oferecer serviços adicionais.

Também é uma ótima opção oferecer descontos progressivos para estadias mais longas com upselling, uma estratégia de vendas que tem como objetivo incentivar o cliente a comprar uma versão mais completa, melhorada e de maior valor de um produto ou serviço. 

A ideia é usar a criatividade para aumentar as vendas e o faturamento, ao mesmo tempo em que se propõe a melhorar a experiência do hóspede de acordo com seus gostos, necessidades e preferências.

Essa flexibilização é o que pode agregar na satisfação e fidelização do mesmo. 

Faça uma análise de custos 

Calcular e monitorar cuidadosamente os custos operacionais da sua hospedagem, incluindo custos fixos: 

  • água; 
  • luz; 
  • telefone; 
  • TV a cabo; 
  • internet; 
  • aluguel 
  • impostos, entre outros 

e os custos variáveis: 

  • ingredientes para o café da manhã; 
  • material de limpeza e higiene; 
  • materiais de recepção e escritório; 
  • mão de obra 
  • suprimentos, entre outros

Isso ajudará a determinar os níveis mínimos de preço necessários para cobrir seus custos e alcançar a lucratividade.

Experimente e monitore 

E por fim, esta etapa é o momento de definir uma faixa de preço inicial com base nas informações coletadas e realizar ajustes conforme necessário. 

Observe como a demanda e a ocupação são afetadas por diferentes intervalos de preços, monitore regularmente as métricas-chave, como taxa de ocupação, RevPAR (receita por quarto disponível) e satisfação do cliente, para avaliar a eficácia das suas tarifas e ajustar continuamente, se necessário.

Esse artigo foi útil para você? Deixe seu comentário.

Leia também – Paridade tarifária: como superá-la e de quebra fidelizar o hóspede

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.