Pixel Meta

4 livros envolvendo gestão de receitas em pousadas e hotéis

Tempo de leitura: 3 minutos
2016_06_28_blog_hospedin.fw

A gestão de receitas em pousadas e hotéis não deve ser vista somente pelo ato de controlar o fluxo de caixa, mas sim como um conjunto de ações para maximizar as receitas conforme demanda e oferta existentes.

Essa forma de pensar e gerenciar é conhecida atualmente como Revenue Management, também chamado de RM para simplificar.

Segundo Robert Cross, um dos maiores estudiosos sobre o assunto, praticar Revenue Management significa vender o produto certo para o cliente certo, no momento certo pelo preço certo.

Ou seja, na prática é oferecer preços que proporcionem maior margem de lucro para o meio de hospedagem em períodos de alta e baixa ocupação. E você não leu errado, pois com as técnicas de Revenue Management é possível melhorar as vendas também na baixa temporada.

E engana-se quem pensa que esse modelo de gestão de receitas é somente para redes e grandes hotéis.

Com um pouco de conhecimento, dedicação e foco aliados à ações de marketing, também é possível aplicar as técnicas e maximizar as receitas em pousadas e hotéis de pequeno porte.

Por esse motivo, nós elaboramos uma lista com 4 livros super bacanas para que você possa ampliar seus conhecimentos sobre gestão de receitas em pousadas e hotéis.

Se você quer sair na frente aumentando a sua lucratividade, continue conosco até o final da leitura.

Saiba mais sobre gestão de receitas em pousadas e hotéis

Confira abaixo 4 materiais ricos que vão auxiliar, de forma consistente, a sua evolução na gestão das receitas do hotel. Esse é um passo importante quando se fala em manter um crescimento sustentável e perene.

1) Gestão estratégica de serviços de hotelaria (Mauro Caon – Atlas, 2008)

Este livro oferece conceitos e técnicas de gestão, atuais e específicos, para auxiliar os profissionais que gerenciam os serviços prestados pelo setor hoteleiro, considerando sempre sua aplicabilidade.

O enfoque é “estratégico” no sentido de subsidiar o processo decisório que cabe ao gerente geral na definição das diretrizes operacionais a serem seguidas pelos responsáveis pelas diversas áreas que prestam os serviços diretamente aos clientes.

Você também pode gostar de ler: Administração de hotéis: você está fazendo isso certo?

2. Gestão Hoteleira (Geraldo Castelli – Saraiva, 2011. Livro digital)

O livro Gestão Hoteleira aborda de forma descritiva e didática o cenário da empresa hoteleira em seus aspectos gerenciais, operacionais e financeiros.

Este livro é indispensável para todas as pessoas que se dedicam à hotelaria e que entendem como desafio a atualização para o aperfeiçoamento da arte de bem receber.

No mundo moderno, a gestão de hotéis, com qualidade, é uma questão de sobrevivência. Não se pode mais duvidar de que o trabalho feito com conhecimento, técnica e com atitudes profissionais condizentes resultará, para o hotel, num aumento de produtividade e de competitividade, condição imprescindível de sua sobrevivência.

Leia mais em: Gestão hoteleira: tudo que você precisa saber para alavancar o seu negócio

3. Teoria e Prática do Revenue Management em Hotelaria (Cezar Nogales e Rui Ventura, 2012)

O RM não é nenhuma novidade e de fato é uma ideia bastante antiga. Mercadores árabes já o faziam desde o principio da história das negociações para responder as questões básicas que são:

  • Qual é o preço que devo cobrar?
  • Que preço o mercado aceita?
  • Quando devo vender?
  • Quanto quero ganhar?
  • Até onde posso “perder”? (ou o famoso stop-loss)

Logo o Revenue Management é a arte do posicionamento estratégico, maximizando lucros com base na demanda e previsões, otimizando resultados fundamentados em cálculos econômico financeiros e de disponibilidade que pode ser adotado em qualquer meio de hospedagem.

Aprofunde seus conhecimentos assistindo o vídeo abaixo, do nosso canal do Youtube:

4. Administração de Marketing (Philip Kotler e Kevin Lane Keller – Pearson, 2012)

Nos últimos anos, o marketing tem sofrido muitas influências, em especial nos ambientes econômico, natural e tecnológico, motivo pelo qual este livro enfatiza cada uma dessas áreas.

Desta forma, o livro aborda temas como o marketing em tempos de crises econômicas e recessões, o avanço da sustentabilidade e do marketing “verde” e o desenvolvimento crescente do marketing digital, fazendo com que a abordagem holística ganhe ainda mais importância para profissionais de marketing e o sucesso de suas ações.

Uma boa forma de aprender mais sobre esse assunto é curtindo nosso podcast hoteleiro. Solte o play agora mesmo:

Você gostou dos livros indicados? A gestão de receitas em pousadas e hotéis não precisa ser complicada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.