Pixel Meta

5 anos de Hospedin! conheça a história por trás do PMS

Tempo de leitura: 4 minutos
5anoshospedin

Quanta alegria, a Hospedin completa 5 anos de história! E para comemorar, nós queremos contar a você a trajetória de uma empresa que apesar da pouca idade, trabalha incansavelmente para descomplicar a vida de muitos hoteleiros mundo afora.

Quem vê o que esta empresa de tecnologia e informação se tornou para o setor hoteleiro, não imagina como tudo começou.

Muita gente sabe que a Hospedin é uma empresa que nasceu pequeninha, e com o apoio do Startup SC, programa de capacitação do SEBRAE, alavancou seus negócios ao longo do tempo. O que poucas pessoas sabem, é o que vem antes disso.

Sim, antes disso tem história. E muita história.

Ficou curioso? Então vem nos conhecer melhor…

O primeiro passo

Cercado por belas praias e muita natureza, o cenário desse roteiro é a cidade de Garopaba. Localizada no litoral de Santa Catarina e com aproximadamente 23 mil habitantes, tem a maior parte de sua economia fomentada pelo turismo, fator responsável pelo crescimento do setor hoteleiro na região.

E entre os agraciados por morar nesta bela cidade, lá estava Joelson, o CEO e idealizador da Hospedin. Seu contato com hotelaria começou cedo. Na adolescência trabalhou montando o café da manhã de uma pousada, onde acabou conhecendo os processos dos meios de hospedagem.

Mal sabia ele que hoje estaria trabalhando com hotéis e pousadas do mundo todo. Mas chegaremos lá.

Nove anos após a popularização da internet no Brasil, no auge dos seus 21 anos de idade, Joelson teve seu primeiro computador.

Ao receber o computador em sua casa, ligou em uma quinta-feira e só foi desligar na terça-feira seguinte. Cansado de levar o computador na assistência técnica, depois de vários problemas com o mesmo, decidiu começar os consertos por conta própria. Como bom aprendedor que é, descobriu como fazer isso sozinho.

Ali começava sua história com a computação.

Paixão pela tecnologia

Dois anos depois, já familiarizado com a tecnologia, resolveu se inscrever em um curso de técnico em informática, acreditando ser este sobre manutenção de computadores. Entretanto, o curso era sobre especialização em programação de computadores. Assim, Joelson estava prestes a descobrir o mundo da programação e dos softwares.

Descobriu e se apaixonou.

Um ano depois, em meio aos projetos da faculdade, com o intuito de aprender mais a fundo a programar sistemas, decidiu por conta própria desenvolver um software para hotéis e pousadas. Segundo ele “a tecnologia é como um parasita (do bem), e precisa de conhecimento de uma outra área, para poder ser melhor aproveitada”.

Como trabalhava durante o dia e estudava a noite, não tinha muito tempo de sobra, lhe restando apenas as madrugadas. Algumas horas de sono a menos, e três meses depois, o sistema estava pronto. Mas não pense que esta história termina aqui. Era só o começo.

Após concluído, o software foi vendido para algumas pousadas da cidade, porém funcionava apenas de maneira offline, já que a internet na época era muito limitada. Acreditando não ser o momento certo para este projeto, Joelson guardou a ideia na gaveta, e seguiu prestando serviços de consultoria e desenvolvimento de software para terceiros.

Sete anos mais tarde resolveu abrir mão de tudo e correr atrás de um sonho especial: viajar!

Preparou tudo para realizar um intercâmbio em Vancouver no Canadá, e orientado por uma agência de viagens deixou passagens, escola, e tudo mais, pagos para poder viajar. Entretanto, faltando apenas 7 dias para a partida teve o seu visto negado.

Plano B

Sem clientes e com a viagem cancelada precisou pensar em um plano B. Abriu a gaveta do antigo projeto e resolveu retomar com tudo, já que nesse momento a internet estava muito mais popularizada.

Com grande parte do projeto já pronto, não demorou muito para que a primeira versão online fosse desenvolvida. E em apenas 1 mês de atividade, já havia conquistado alguns clientes.

Por mais que já existissem alguns sistemas de administração de hotéis e pousadas no mercado, o Hospedin foi o primeiro software em nuvem voltado para gerenciar hospedagens no Brasil.

Em março de 2014 o projeto foi selecionado pelo programa StartupSC do SEBRAE, programa esse de grande importância para o Hospedin, pois trouxe para a empresa conhecimentos importantes sobre empreendedorismo e gestão de startups.

Em 10 de abril de 2014, quando se deu conta, seu projeto estava no mercado, e dando muito certo! Na época recebeu o nome de Hosped.me, remetendo ao conceito de hospedagens.

Durante um ano ele trabalhou sozinho, desenvolvendo, criando, divulgando e dando atenção para pouco mais de 140 pequenas pousadas e hotéis, que encontraram no Hospedin muito mais do que um sistema.

Em 2015, a Hospedin começou a tomar uma proporção maior, apesar de não ter recebido investimentos de terceiros durante esse tempo. O aumento na demanda de clientes fez a equipe crescer. E desde então, não parou mais!

Nasce uma empresa

Anos de trabalho e dedicação se tornaram uma empresa. De Hosped.me passou a se chamar Hosped.in e para simplificar tornou-se Hospedin, na versão que você conhece hoje.

De lá pra cá surgiram parcerias, integrações, novas funcionalidades e muitas melhorias. Rolaram muitas conversas com clientes no chat, cafés passados, pipocas estouradas e muito trabalho em equipe para chegar até aqui.

Hoje comemoramos 5 anos de história. E o que nos deixa felizes é saber que temos mais de 1300 hoteleiros satisfeitos, 21 mil quartos gerenciados, 2 milhões de reservas feitas com amor e mais de 2,3 milhões de hóspedes recebidos pelo mundo inteiro.

E para comemorar o aniversário de 5 anos de empresa, queremos apresentar a vocês o nosso novo site, e com ele, a nova versão do Hospedin.

Conhecer nova versão do Hospedin

apresentamos-novohospedin

Hoje, a Hospedin se posiciona como um Software de Produtividade Hoteleira, e nossa maior missão, é entregar tecnologia e informação, de forma simplificada para garantir muito mais produtividade para o dia a dia dos hoteleiros de todo o mundo – e consequentemente contribuir para o sucesso deles.

Se você também faz parte dessa história, deixe aqui nos comentários o que mais gosta no Hospedin. Nosso presente de aniversário é ter você conosco.

E se você quer fazer parte dessa família, entre em contato com a gente, porque aqui é igual coração de mãe, sempre cabe mais um! <3

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.