Pixel Meta

Influenciadores Digitais como estratégia de marketing hoteleiro

Tempo de leitura: 4 minutos
marketing hoteleiro

Se tem digital no título você já deve imaginar que a internet tem conexão com essa história. A expansão das tecnologias ampliou a comunicação de tal forma, que gerou certa interação globalizada. A partir daí, nessa terra de ninguém (a internet), surge o tal do marketing digital abrindo portas para muitas marcas.

Por outro lado, além das marcas, a sociedade ganha vez e voz. E por uma avaliação ou comentário negativo, as portas podem se fechar para qualquer um. Assim, através de canais na internet, curtidas e seguidores pelo mundo, surgem os influenciadores digitais.

Tendência em todos os segmentos, vamos te mostrar como é possível atrair mais reservas utilizando esta estratégia no seu marketing hoteleiro.

Confira!

O que são influenciadores digitais?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que são influenciadores digitais e como funciona o marketing de influência.

Provavelmente você já deve ter visto pelas redes sociais pessoas comuns (que deixaram de ser comuns) com milhares de seguidores. Ou quem sabe você até segue um deles, e tem este como referência em algum assunto.

Estas pessoas são o que chamamos de influenciadores digitais, ou em inglês, digital influencer.

Os influenciadores digitais são pessoas que, de alguma forma, por possuírem conteúdo de qualidade, se destacaram no meio da multidão, ganhando destaque entre as redes sociais, como Youtube, Facebook, Instagram entre outros. Estes atuam com certa influência sobre seus seguidores, e para a grande massa, tudo o que é dizem e tido como verdade.

Percebendo o potencial de venda por trás dessas “celebridades da internet”, muitas marcas se aproveitaram da situação para anunciar seus produtos e serviços através dos influenciadores. E assim surge o marketing de influência, essa forma de anunciar nas mídias sociais através de pessoas relevantes em determinado assunto.

O marketing de influência pode ser pago ou não. Em alguns casos, as marcas patrocinam ou oferecem produtos e serviços em troca do anúncio. Em outros, os influenciadores por realmente gostar da marca ou produto, mostram para seus seguidores e fazem propaganda por conta própria.

Devido ao constante aparecimento da prática nos últimos tempos, há uma certa desconfiança por parte dos seguidores sobre a forma de anúncio. Em função disso o ideal é que a propaganda seja o mais natural possível, parecendo ser por parte do próprio influenciador, em caso de ser mídia paga.

Qualquer hóspede pode ser um influenciador

Esteja certo de que qualquer hóspede pode ser um influenciador do seu meio de hospedagem.

A verdade é que, apesar das pessoas com milhares de seguidores serem influenciadores de relevância, com o uso das redes sociais, qualquer um pode fazer marketing de influência.

Tem dúvida? Vejamos os exemplos:

Exemplo 01 – Maria tem muitos amigos na faculdade e no trabalho. Ela adora postar fotos nas redes sociais, e seus amigos adoram acompanhar suas vivências.

Maria passou o final de semana em uma pousada no sul de Santa Catarina. A pousada era encantadora, o atendimento impecável, e os serviços de qualidade. Claro que ela tirou foto de tudo. Do café da manhã, da piscina, do spa, e até da trilha que a pousada oferecia para fazer.

Maria postou suas fotos nas redes sociais, marcando sua localização na pousada. Como sempre as fotos bombaram de curtidas e comentários, e Maria indicou o lugar para todos os seus amigos, que logo trataram de ir conhecer.

Exemplo 02 – Pedro e Ana passaram a lua de mel em um aconchegante chalé na serra gaúcha. Após uma experiência incrível nas acomodações. Ambos deixaram uma avaliação super positiva com 10 estrelas para o conjunto de chalés no Facebook e Tripadvisor.

Manu e Lucas estão procurando um chalé na serra gaúcha. Após realizarem diversas pesquisas na internet, encontraram uma adorável chalé, com muitas avaliações positivas, seja quanto à localização, atendimento e estrutura. Inclusive encontraram a avaliação feita por Pedro e Ana, o que terminou por convencê-los a fechar a reserva.

Em ambos os exemplos podemos ver hóspedes praticando marketing de influência por livre e espontânea vontade. E esse é o melhor e mais valioso perfil de influenciador digital. São hóspedes comuns, não-celebridades, que alcançam outras pessoas com mesmo perfil e com grande potencial de compra.

Como potencializar o marketing de influência no seu marketing hoteleiro

Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais e que qualquer hóspede seu pode ser um, veja algumas dicas para potencializar esta estratégia no seu marketing hoteleiro:

Ofereça serviço de qualidade

Se não tem um serviço de qualidade, concordamos que não há influenciador que faça milagre. Até porque, a relevância do marketing de influência está na veracidade do que é dito. Portanto antes de anunciar, preze pela qualidade da estrutura e serviços oferecidos. Tenha certeza que sua hospedagem está pronta para causar um impacto positivo nas mídias.

Tenha uma equipe qualificada e um bom atendimento

Além da estrutura e qualidade nos serviços oferecidos, é preciso ter uma equipe qualificada, e principalmente um bom atendimento. A grande maioria das avaliações negativas sobre os meios de hospedagem, diz respeito ao má atendimento. Portanto treine sua equipe para oferecer o melhor atendimento e experiência aos hóspedes.

Detalhes fazem a diferença

O marketing de influência é apenas uma estratégia que trabalha em conjunto a tudo o que você já aprendeu sobre marketing hoteleiro. Procure mostrar o seu diferencial aos hóspedes. Aposte em mimos como, welcome drink, chocolates e recadinhos no quarto, noites temáticas, entre outras ideias que podem tornar o seu hotel ou pousada uma opção melhor e mais interessante que a concorrência.

Incentive os hóspedes de forma indireta

Ofereça incentivos para realizarem check-in no facebook, tirar e postar fotos, usar #hashtags e fazer avaliações. Pode ser um sorteio da foto mais curtida, desconto no check-in ou na próxima reserva ou até isenção em algum serviço extra, como uma massagem no spa ou algo semelhante.

Procure por influenciadores digitais relevantes

Caso queira investir em marketing de influência, procure por influenciadores de relevância e faça propostas. Você pode oferecer uma estadia completa em troca de marketing, ou dependendo de quem você escolher, será necessário investir um pouco mais. Mas atenção: Busque avaliar bem o perfil do influenciador e principalmente dos seus seguidores. Tenha certeza que este está de acordo com o público alvo do seu meio de hospedagem.

Dicas dadas, é hora de colocar estas estratégias de marketing hoteleiro em prática e conquistar mais reservas para seu hotel ou pousada!

Leia também: Marketing digital para hotéis e pousadas: 7 passos de sucesso

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.