Pixel Meta

Invista em mobile marketing e melhore a experiência dos hóspedes

Tempo de leitura: 5 minutos
mobile-marketing

Hoje em dia, nem passa pela nossa cabeça a ideia de sair de casa sem o celular, notebook ou qualquer aparelho móvel que nos mantenha conectados.

Diante disso, as empresas se veem obrigadas a estar presentes nesses dispositivos se quiserem alcançar os consumidores e fortalecer sua imagem.

E é aí que entra o mobile marketing com estratégias de e-mails, SMS, download de aplicativos, anúncios em redes sociais e diversas outras formas de divulgação para aparelhos móveis.

Ele é uma estratégia muito importante nos dias atuais e hotelaria não poderia ficar de fora dessa.

Continue a leitura e descubra o que é o mobile marketing, como fazê-lo, exemplos e boas práticas para aplicar na sua hospedagem.

O que significa mobile marketing?

O mobile marketing permite que as empresas se conectem ao seu público-alvo através de aparelhos móveis de forma mais contínua e com inúmeras finalidades, seja para divulgar uma marca, produto, serviço, promoções pontuais ou até estabelecer relações mais significativas com os clientes em potencial. 

A grande vantagem dessa modalidade é a facilidade em atingir o consumidor, seja através de ações de SMS, WhatsApp, utilizando as redes sociais ou geolocalização, onde a empresa não precisa apenas fazer campanhas e oferecer produtos, mas também criar uma ação interativa com seu público-alvo.

Como funciona o mobile marketing?

Como já mencionado, o mobile marketing é uma estratégia que visa interagir, relacionar e influenciar seu público através das funcionalidades dos dispositivos móveis, como celulares, tablets e outros aparelhos.

E quando falamos em celulares, por exemplo, é algo que já faz parte da nossa rotina. Hoje temos aplicativos para banco, para organização, agenda e tudo mais. Ou seja, temos o mundo inteiro em nossas mãos. E neste sentido, o uso do telefone celular se consolida como o principal meio para acessar a internet no Brasil.

Isso mostra o grande potencial que o mobile marketing pode ter em suas ações.

Investir nesta estratégia, com certeza, é uma ótima opção para o hotel que deseja se destacar no mercado e manter um bom relacionamento com os clientes.

Leia também: Por que você deve apostar no marketing de recomendação?

Como fazer mobile marketing?

O site de seu hotel precisa aproveitar as possibilidades de ser encontrado pelos clientes de todas as formas, até pelo celular. Portanto, ter um site responsivo ajuda a melhorar a classificação e o posicionamento da sua hospedagem nos mecanismos de busca.

Além disso, é muito importante que o seu site seja leve e adaptado para carregar rápido em todos os dispositivos móveis. Afinal, como vimos, o número de pessoas que utilizam estes aparelhos para acessar a internet e fazer pesquisas só cresce. Então, oferecer uma navegação ágil e amigável aos visitantes do seu site, contribuirá para uma experiência mais satisfatória.

Outro ponto essencial é se atentar ao design para a versão mobile, evitando colocar uma letra que seja muito pequena, onde o usuário não consiga ler, e também não usar botões pequenos e nos cantos da tela, dificultando que a pessoa clique e navegue pelo seu site.

Confira: O que evitar e o que fazer em um site de hotel

Exemplos de mobile marketing

As ações de mobile marketing podem ser diversas e você pode adaptar para a sua hospedagem, personalizando a comunicação de acordo com o seu perfil de hóspede. Confira algumas ideias:

Campanha de SMS e/ou WhatsApp

Este é um exemplo de uma estratégia que está em alta, contando que você tenha permissão para enviar mensagens de SMS e WhatsApp para seus clientes. 

Caso sim, você pode utilizar esse recurso para manter um relacionamento ativo com o hóspede. Por exemplo, para lembrar datas de entrada, enviar promoções e cupons exclusivos, entre outras inúmeras possibilidades.

Campanhas no Adwords

O Google Adwords permite que você segmente seus anúncios diretamente para quem está utilizando um celular. Então, além das palavras-chave certas, você pode usar a localidade a favor do seu negócio. Afinal, grande parte das pesquisas nos mobiles são locais.

Bluetooth marketing

O bluetooth marketing, também conhecido como marketing de proximidade, utiliza a funcionalidade do bluetooth dos celulares para compartilhar arquivos e divulgar seu negócio para quem está perto do local.

Lembre-se de informar seus hóspedes sobre essa opção, pois ela só funcionará se eles estiverem com a funcionalidade de bluetooth do seu smartphone ativada. 

QR Code marketing

A tecnologia do QR Code revolucionou a interação entre os hóspedes e hotéis.

Com um simples código de barras em 2D, que você pode imprimir e colocar em panfletos e cards, por exemplo, você direciona o cliente para o seu site de forma rápida e segura.

Aplicativos

Algumas empresas criam seus próprios aplicativos para realizar estratégias de mobile marketing. Na maioria dos casos, são aplicativos que trazem informações gerais sobre o hotel. Porém, também existe a alternativa de buscar aplicativos de terceiros para quem não pode investir em um aplicativo próprio. Por meio deles, é possível fazer campanhas e anúncios para divulgar alguma ação.

Mídias sociais

Segundo artigo da RD Station, em 2022, no Brasil, temos aproximadamente 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, ou seja, 79,9% da população brasileira.

Considerando que grande parte dos acessos ocorrem por meio dos dispositivos móveis, investir em ações de mobile marketing voltadas para este público é uma excelente estratégia para aumentar o seu alcance.

Você pode utilizar isso para interagir com as pessoas, criar conteúdo de valor, fazer promoções e até mesmo fidelizar clientes.

banner-ebook-guia-5-estrelas-do-encantamento-do-hospede

5 boas práticas em mobile marketing

Confira 5 boas práticas que podem te ajudar a aumentar as chances de sucesso nas suas campanhas de mobile marketing:

1. Não seja inconveniente

Tenha uma coisa em mente: o marketing digital pressupõe relações consentidas.

Diferente da propaganda tradicional, no marketing digital você precisa da permissão do cliente para estabelecer comunicação, conforme presume a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Tem dúvidas sobre a LGPD? Temos uma minissérie de três vídeos, super completa, em nosso canal no Youtube sobre ela: confira clicando aqui.

2. Entregue uma experiência valiosa

Hoje em dia, o marketing está focado em pessoas e na promoção de experiências relevantes.

Por isso, você precisa entregar valor ao usuário, gerando informações relevantes e tendo um propósito por trás de cada ação de mobile marketing.

3. Foque nos benefícios

Outra recomendação é você mostrar as vantagens ao cliente quando realizar uma ação de mobile marketing.

O iFood, por exemplo, envia notificações sobre cupons de desconto para seus clientes, incentivando-os a comprar no aplicativo. Você pode adaptar isso em suas ações, oferecendo descontos, upgrades ou outros benefícios para seus hóspedes por meio de suas ações de mobile marketing.

4. Seja verdadeiro 

Só prometa aquilo que você consegue cumprir.

Caso contrário, você pode frustrar o seu cliente e correrá o risco de prejudicar sua reputação no mercado. Afinal, a insatisfação do hóspede pode gerar uma série de reclamações em suas redes sociais e sites de avaliações

5. Desenvolva conteúdo amigável

A tela dos dispositivos móveis é menor, então, sempre leve isso em consideração quando elaborar os seus conteúdos. Utilize frases e parágrafos curtos, mensagens diretas e imagens fáceis de carregar. Esses detalhes contribuem para tornar o seu espaço mais agradável para navegar.

Por fim, o mobile marketing serve para que você possa ter uma comunicação mais ágil e eficiente com o seu público. Em um mundo cada vez mais digital, é importante estar atento a isso.

Assista também:

Gostou do conteúdo? Comenta aqui o que você acha do mobile marketing e se esta já é uma realidade aí no seu meio de hospedagem

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.