Pixel Meta

Tarifa day use: como aplicar na sua pousada?

Tempo de leitura: 4 minutos
tarifa-day-use

Se você é gestor ou proprietário de um meio de hospedagem, já deve ter considerado diversas estratégias para atrair mais hóspedes e aumentar a receita do seu negócio. 

Uma opção interessante e que tem se tornado cada vez mais popular é a tarifa day use

Essa modalidade de tarifação oferece uma nova fonte de receita extra, ao mesmo tempo em que atende a uma demanda crescente por flexibilidade por parte dos clientes. 

Neste artigo, confira o que é a tarifa day use e como aplicá-la de forma eficaz na sua pousada.

O que é tarifa day use?

A tarifa day use, ou tarifa de uso diurno, permite que as pessoas utilizem as instalações de um hotel ou pousada durante o dia, sem a necessidade de passar a noite

Nesta opção de diária, o cliente paga um valor inferior a uma diária cheia para desfrutar da estrutura e serviços do meio de hospedagem durante o dia. 

Geralmente, essa modalidade é oferecida em um período de tempo específico, que pode variar para cada estabelecimento, como por exemplo, das 8h às 18h. 

Para escolher os horários mais apropriados para o day use é importante levar em consideração a estrutura do hotel e fatores como a sazonalidade, eventos locais na região e políticas de uso da hospedagem.

Saiba mais – O que é day use?

Vantagens da tarifa day use

A implementação desse modelo de tarifa pode trazer uma série de vantagens para a pousada, como:  

  • Ocupação: representa uma oportunidade de aumentar a ocupação, preenchendo os quartos e espaços ociosos durante o dia com visitantes que desejam usufruir das comodidades por um curto período, como piscina, spa ou áreas de lazer. 
  • Aumento da receita: ao oferecer o day use, você abre uma nova fonte de receita para sua pousada, aproveitando as instalações existentes mesmo em períodos de baixa temporada. 
  • Atração de novos clientes: é uma estratégia eficaz para atrair visitantes locais que buscam um local agradável para passar o dia. Futuramente, esses clientes podem considerar sua pousada para estadas noturnas ou recomendar a amigos e familiares. 

Como aplicar a tarifa day use?

Para aplicar de forma eficaz a tarifa day use na sua hospedagem, importante considerar alguns aspectos-chave:

Definir horários e condições claras 

Estabeleça os horários em que a tarifa day use será aplicada, assim como as condições de uso das instalações, como acesso à piscina, academia, spa e áreas de lazer. 

Estratégias de preços 

Determine um preço dinâmico e atraente para a tarifa, levando em consideração a concorrência local, os custos operacionais e o valor percebido pelo cliente. 

Ofereça pacotes personalizados e que despertem o interesse direto dos potenciais hóspedes.

Preços e políticas transparentes 

Estabeleça uma estrutura de preços justa e transparente, acompanhada de políticas de cancelamentos e alterações.

Tenha regras claras sobre o que é ou não aceitável quando se trata do day use, e informe as normas em seu site, no e-mail de confirmação da reserva, no quarto ou entregue uma cópia no momento do check-in, para que a pessoa conheça os limites e se sinta mais à vontade. 

Divulgação 

Utilize as redes sociais e o marketing on-line para promover e comunicar suas ofertas

Canais de comunicação como o site da pousada, e-mail marketing e parcerias com empresas locais também podem ser formas assertivas de divulgação. 

Ofereça serviços adicionais 

Considere a possibilidade de oferecer serviços adicionais e personalizados, como pacotes de refeições, tratamentos no spa ou acesso a atividades recreativas, para aumentar o valor percebido pelo cliente.

Assim, você cria uma atmosfera acolhedora e exclusiva para os hóspedes day use.

Treinamento da equipe 

É essencial que a equipe hoteleira esteja preparada para receber e atender os hóspedes em diferentes modalidades. 

Eles devem estar cientes das políticas e procedimentos específicos relacionados ao day use, além de serem capazes de oferecer um serviço de alta qualidade, independentemente do tipo de reserva.

Adaptação da infraestrutura 

Certifique-se de que as instalações da sua hospedagem estejam adequadas para receber clientes em regime de day use. 

Isso pode envolver a disponibilidade de áreas de descanso, banheiros e outros espaços públicos que atendam às necessidades dos hóspedes diurnos.

Feedback e avaliação contínua 

Após a implementação da tarifa day use, é indispensável o monitoramento da eficácia através de indicadores de desempenho

Implemente a boa prática de coletar feedbacks dos hóspedes, tanto para saber seus pontos fortes como para identificar possíveis áreas de melhoria. 

Dessa forma, é possível realizar ajustes conforme necessário para otimizar suas ofertas e garantir o sucesso da implementação. 

Para te ajudar nessa missão, desenvolvemos um Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel. Clique aqui e faça download de um modelo grátis.

Facilidade na reserva 

Torne o processo de gestão do day use simples e conveniente implementando um sistema on-line, como o PMS Hospedin.

Com o módulo Plus do Hospedin, você tem acesso à funcionalidade Gestão de day use, que funciona como uma comanda, onde é possível lançar os consumos do cliente conforme ele acontece no decorrer do dia, e, então quando o mesmo for embora, basta finalizar a conta e solicitar o pagamento. 

Tudo centralizado e organizado em um só lugar, facilitando a organização dos seus hóspedes diurnos e garantindo que a estada seja bem gerenciada e livre de problemas

Além disso, o PMS permite gerenciar diversos tipos de reservas, proporcionando controle total da sua hospedagem. 

Conheça a solução para tornar a gestão do seu meio de hospedagem mais simples e eficiente, teste gratuitamente o PMS Hospedin por 10 dias e comprove! 

Perguntas frequentes sobre a tarifa day use

A tarifa day use é adequada para todas as pousadas?

Embora possa ser uma estratégia bem-sucedida para muitas hospedagens, sua adequação depende de fatores específicos, como condições de estrutura e instalações, localização, perfil de hospedagens, concorrência, entre outros.  

Existem considerações legais ao implementar a tarifa day use?

Ao implementar a tarifa day use em sua pousada, é indispensável considerar algumas questões legais para garantir conformidade com as regulamentações e evitar problemas jurídicos, como: 

  • Elabore e forneça aos hóspedes um contrato com as condições do serviço de day use, incluindo horários de entrada e saída, serviços inclusos, e regras específicas; 
  • Crie uma tabela de preços de acordo com as horas de uso e os serviços disponibilizados;
  • Defina as regras para o day use de modo a deixar o público ciente das normas de funcionamento;
  • Crie um sistema para gerenciar a modalidade, normalmente são distribuídas pulseiras para identificar os clientes day use; 
  • Consulte as autoridades locais e esteja ciente das obrigações fiscais relacionadas à tarifa; 

A Tarifa day use pode ser combinada com outras promoções?

Geralmente, é possível sim combinar esse modelo de tarifa com outras promoções, mas isso dependerá das políticas específicas da sua hospedagem e do gerenciamento assertivo de todas as ofertas. 

Considere monitorar regularmente o desempenho das promoções combinadas e ajustar sua estratégia conforme necessário.

Seguindo as boas práticas de uso e realizando uma gestão eficiente, a implementação da tarifa day use será uma excelente estratégia para o seu meio de hospedagem. 

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários sua experiência com a tarifa day use!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.