sistema de gestão hoteleira

5 motivos para investir em um sistema de gestão hoteleira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Grandes redes hoteleiras precisam zelar por suas informações e processos. Pequenos e médios hotéis, hostels e pousadas também tem essa necessidade e por isso a importância de um sistema de gestão hoteleira.

Desde a alta temporada até nas tarefas diárias mais simples, diversos problemas podem acontecer. Por isso, se você deseja manter seu estabelecimento em ordem é fundamental investir em uma boa ferramenta de gestão.

Conheça 5 motivos para investir em um sistema de gestão hoteleira.

1. Informações centralizadas

Todos os dados sobre seu estabelecimento estarão concentrados em um único lugar. Nele, você irá encontrar as informações sobre as reservas, hospedagens, hóspedes, faturamento, fornecedores e tudo o que envolve a sua rotina diária de trabalho.

Com isso, você automatiza os fluxos e processos favorecendo a organização do seu hotel ou pousada, otimizando seu tempo e encontrando tudo aquilo que precisa de forma rápida e eficaz.

2. Gestão da ocupação

Controlar a ocupação da sua pousada ou hotel através de planilhas manuais pode gerar erros e esquecimentos na hora de fazer atualizações. Trabalhando com um software você pode administrar a ocupação por período, tarifa e categoria de quarto de forma simples e visual.

Além disso, ao automatizar esses processos você evita o temido overbooking, sendo alertado sobre os prazos, reconfirmação de reservas com datas próximas, além de poder ofertar acomodações em períodos de baixa ocupação e preparar-se para receber os hóspedes que estão com reservas garantidas.

3. Controle financeiro

Lidar com dinheiro não é uma questão muito fácil e uma má administração das contas pode comprometer totalmente a saúde financeira do hotel ou pousada.

Se na sua estrutura não comporta um profissional dessa área, uma dica é adotar um sistema de gestão hoteleira que contemple o serviço de contas a pagar e receber. Esse tipo de ferramenta ajuda a controlar os pagamentos, bem como programar quais serão os recebimentos, de acordo com as reservas.

4. Cadastro e fidelização de clientes

Imagine se toda vez que o cliente voltar ao seu hotel ou pousada precisar repetir todas as suas informações pessoais? Além de desperdiçar tempo, prejudica o relacionamento entre vocês.

Por isso, todas as informações preenchidas de cada hóspede ficam salvas em um banco de dados, além informações relacionadas a sua passagem pelo hotel e a recorrência em que ele o visita.

Com isso salvo, inúmeras ações podem ser tomadas, como parabenizar o cliente em seu aniversário e oferecer um desconto para períodos de baixa temporada, por exemplo.

5. Gráficos e relatórios

Para ter uma boa administração é essencial analisar números de desempenho referentes ao passado como base para planejar o futuro. Se você ainda não tem um mecanismo para analisar dados importantes como, por exemplo, melhores meses ou períodos de ocupação ou ainda um histórico de compras para que não falte nada no estabelecimento, um sistema de gestão será um facilitador nas tomadas de decisões.

Otimizar diversas funções de gestão e manutenção em pousadas e hotéis proporciona um aumento na produtividade e permite que todas as informações importantes sejam centralizadas em um único espaço. Invista em um sistema de gestão hoteleira e melhore o seu serviço em eficiência, segurança e rapidez.

Como você faz a gestão do seu hotel ou pousada? Conte para nós nos comentários abaixo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: