relarorio-gerenciais

Como os relatórios gerenciais hoteleiros facilitam a tomada de decisão?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Tomar decisões importantes baseadas em “achismos” ou na intuição, não parece a escolha de um hoteleiro inteligente. Hoje em dia, os sistemas hoteleiros e a tecnologia se tornaram aliados na gestão estratégica do hotel. E os relatórios gerenciais fazem parte de todo esse processo.

Todos os dias o hoteleiro toma decisões. Algumas pequenas e outras que envolvem riscos maiores.

Sendo assim, contar com os relatórios gerenciais do hotel já não é mais uma opção e sim, algo necessário para o crescimento perene do negócio.

Essa é uma demanda importante e que nos permite clarear algumas questões sobre os relatórios gerenciais hoteleiros. Afinal, esses são artifícios que trazem assertividade, segurança e precisão para o hoteleiro.

Portanto, se você deseja saber mais sobre os relatórios gerenciais, siga até o final da leitura. Neste artigo veremos:

  • A importância dos relatórios gerenciais
  • Quais são os principais relatórios gerenciais hoteleiros
  • Como você pode ter acesso aos relatórios do hotel

A importância dos relatórios gerenciais hoteleiros

Faria pouco sentido trazer à tona o assunto dos relatórios gerenciais hoteleiros sem contextualizar o porquê de termos escolhido esse tema e a importância de tais instrumentos para a gestão estratégica de uma empresa.

Talvez você já tenha escutado uma expressão que ganhou escala nos últimos tempos. Ela se chama data driven.

Data driven, diz respeito a uma empresa, setor ou pessoa que trabalha direcionada pelos dados. Ou seja, pelos relatórios financeiros, contábeis, de recursos humanos e outros. 

Sua principal fonte para tomada de decisão são os dados gerados pelos relatórios gerenciais e não as demais fontes empíricas que existem em uma empresa.

Isso porque, a realidade dos gestores hoteleiros é comumente embasada no conhecimento sensorial e na experiência vivida. Com base nessas informações é que ele toma suas decisões mais importantes, como as campanhas de venda e a precificação das diárias.

No entanto, algo vem mudando e os relatórios gerenciais ganharam seu espaço fazendo jus a sua importância. O hoteleiro que decide os rumos do negócio aliando sua experiência aos relatórios gerenciais, usufrui de diversos benefícios.

Observe:

  • Possibilidade de comparar passado, presente e futuro;
  • Projeção mais assertiva dos resultados financeiros;
  • Análise de diferentes cenários: pessimista, realista e otimista;
  • Segurança na tomada de decisão;
  • Mudança rápida de rota, caso algo saia fora do planejado;
  • Comparação de dados, transformados em informações estratégicas.

Você também pode gostar de ler: Gestão e administração hoteleira: o que você está fazendo errado nesse momento?

Quais são os principais relatórios gerenciais hoteleiros

Ao entender a importância dos relatórios gerenciais, estamos prontos para analisar quais são os principais relatórios gerenciais hoteleiros

Vejamos alguns dos mais relevantes:

Relatório financeiro

Esse tipo de relatório gerencial deve mostrar as receitas e despesas de determinado período e por categorias financeiras. Ou seja, por meio dele é possível visualizar quais são as categorias com maior impacto no faturamento e na despesa. Tomar decisões com essa informação em mãos é mais seguro e eficiente.

No relatório financeiro do PMS Hospedin ainda é possível filtrar e visualizar as transações pagas e não pagas, facilitando o dia a dia do gestor financeiro.

Relatório contábil

Os relatórios contábeis são aqueles gerados pela contabilidade do hotel. Por vezes eles são desconsiderados nas estratégias de crescimento, mas esses são dados extremamente importantes e o seu contador deve esclarecê-los sempre que necessário.

Desta forma, os relatórios contábeis demonstram a saúde financeira do negócio, bem como seu nível de endividamento, seu valor em imobilizado, entre outros. Como exemplo temos a DRE – Demonstração do Resultado do Exercício (um relatório mensal) e o Balanço Patrimonial (relatório anual). 

Se um investidor estiver interessado em aportar no seu hotel, esses são os relatórios que ele vai querer conferir.

Leia mais: Por que a contabilidade de custos do seu hotel precisa ser feita?

Relatório de venda

Como o próprio nome já diz, esse é um relatório gerencial que mostra uma lista das vendas realizadas em determinado período. No PMS Hospedin, você consegue visualizar todas as vendas, filtrando pelas já recebidas ou em aberto.

Sendo assim, esse é um relatório que detalha as vendas do hotel, com datas de entrada e saída dos hóspedes, canal de venda, quantidade de diárias, total a receber, total pago e etc.

Relatório de ocupação

Diferentemente do relatório de venda, o de ocupação lista informações relevantes sobre o histórico de estadias do meio de hospedagem. É possível visualizar os dados por período, UHs, hóspedes, categorias de UHs e etc.

Importantíssimo para a construção e manutenção das estratégias de venda.

Relatório de departamento de pessoal

O relatório gerencial relacionado ao departamento pessoal, deve demonstrar informações como absenteísmo, rotatividade, banco de horas e etc. Essas são informações consideráveis para o gerenciamento da equipe e para acompanhar a performance dos mesmos.

Como você pode ter acesso aos relatórios gerenciais do hotel?

Os relatórios gerenciais são frutos do uso adequado de um PMS, assim como o Hospedin. O sistema para hotel é como um grande guarda-chuva que abrange todas as áreas da empresa, organizando, computando e disponibilizando os números para o hoteleiro.

Sem um sistema para hotel você também consegue elaborar alguns relatórios. Contudo, o uso de planilhas de Excel tem suas limitações e demanda um esforço maior de manutenção e alimentação, comparo do PMS.

Portanto, a melhor forma de ter acesso aos relatórios gerenciais do hotel se dá por meio da adesão e uso adequado de um PMS. 

Diferentes tipos de sistemas oferecem diferentes tipos de relatórios. É preciso que o hoteleiro conheça as opções e escolha aquele que melhor atende a sua necessidade.

O importante aqui é não ficar sem a visão estratégica dos números do seu meio de hospedagem. Visão essa que os relatórios gerenciais vão lhe oferecer.

Para complementar a sua leitura, assista o vídeo abaixo no nosso Canal do Youtube: Hospedin. Inscreva-se para não perder as novidades que rolam por lá, também.

E antes de ir embora, comenta aqui embaixo quais são os principais relatórios gerenciais na sua opinião.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: