marketing-e-vendas-na-hotelaria

Marketing e Vendas na Hotelaria

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Você já parou para pensar quantas áreas da sua empresa precisam ser interligadas para o bom funcionamento do negócio? 

Mesmo que cada uma tenha sua importância, metas e objetivos diferentes, é preciso que algumas estejam alinhadas e trabalhem em conjunto para aumentar a lucratividade do estabelecimento.

A conexão entre as áreas de marketing e vendas na hotelaria é um bom exemplo.

Juntas, são capazes de proporcionar uma boa experiência ao hóspede, antes mesmo de sua estadia e após deixar o local.

Ficou curioso sobre a relação desses dois setores? Confira abaixo como marketing e vendas na hotelaria se relacionam e como alinhar as duas estratégias.

Marketing e vendas na hotelaria: como funciona?

O Marketing tem a função de cuidar da imagem e divulgação do hotel, planejar ações para aumentar o conhecimento da marca, atrair e fidelizar clientes.

É responsável por traçar e descobrir o perfil ideal de público-alvo – quem é, como se comporta, quais são suas preferências, suas necessidades e suas dores. 

Também desenvolve ações promocionais de acordo com as épocas sazonais e datas interessantes para o meio. 

Cuida ainda da mídia offline –  outdoors, anúncios e materiais impressos -, assessoria de imprensa e comunicação online através do gerenciamento de redes sociais, postagens em blog e campanhas via e-mail.

Além de analisar constantemente como está o mercado e a atuação dos seus concorrentes.

Através do desenvolvimento desse trabalho, a oferta de produtos e serviços fica mais assertiva e direcionada.

Leia também: O futuro do marketing na hotelaria é online

 

Já a área de vendas ajuda a colocar em prática as estratégias definidas pelo time de marketing. 

Ela cuida das negociações com clientes em potencial – seja para captar mais hóspedes ou fechar eventos no espaço  -, e ainda, estabelece vínculos com parceiros e fornecedores do hotel.

Vamos a um  exemplo de como o trabalho pode funcionar na prática:

O time de marketing planeja um evento com foco no público corporativo, mas a equipe de vendas não sabe do que se trata, quem é o público, quando irá acontecer e não tem nenhum material institucional para apresentação. 

As chances dessa ação dar certo são baixíssimas!

Apesar de serem departamentos distintos, o marketing e as vendas na hotelaria precisam estar alinhados e caminhar juntos. 

Enquanto um setor compartilha com o outro as informações importantes sobre as estratégias adotadas, sobre os clientes em potencial e quaisquer outros dados relevantes, o outro dá subsídio para que possa vender aquilo que está sendo proposto. 

Dessa forma, os dois setores se complementam e ajudam o hotel a conquistar os objetivos esperados.

Profissionais com diferentes experiências no time de marketing e vendas 

Seu hotel pode receber públicos variados, que abrange famílias com crianças a empresários. E por isso, é fundamental criar estratégias segmentadas para atrair cada um.

Além das ações de marketing, apostar em colaboradores com expertises específicas pode fazer toda a diferença. 

Por exemplo: um profissional que conhece a fundo o comportamento do mundo corporativo é responsável por captar clientes que viajam a trabalho. Outro, que sabe as necessidades de uma família em busca de lazer, poderá ofertar as melhores opções levando em conta esse perfil.

Por que apostar na união do marketing e vendas na hotelaria?

Investir na conexão entre essas duas áreas traz muitos benefícios para o seu hotel, Listamos abaixo as principais:

Materiais que passam credibilidade

Ter uma identidade visual bem definida e textos persuasivos aplicados nos materiais institucionais e promocionais faz toda a diferença. 

Apresentações completas, pastas e outras ferramentas de apoio irão dar suporte ao time de vendas e mostra ao cliente exatamente aquilo que está sendo oferecido.

Conteúdos produzidos para se ganhar notoriedade

Com tantas ferramentas disponíveis online, apostar em produção de conteúdo em vídeos, fotos, artigos e entrevistas pode fazer muita diferença para o negócio, quando criados de forma estratégica e direcionados para cada canal.

É importante desenvolver conteúdos que sejam do interesse de seu hóspede. 

Por exemplo: um texto falando sobre as principais festas da sua região pode ser compartilhado tanto nas redes sociais do hotel como também pode ser enviado via newsletter.

Lembre-se de inserir um call-to-action (CTA) para que a pessoa possa tomar uma ação (entrar em contato para reservar, por exemplo).

Ou seja, quanto mais pessoas você conseguir impactar através do conteúdo, maiores serão as chances delas lembrarem do seu hotel quando precisarem de um local para se hospedar.

Captar leads qualificados

Depois de atrair o público é fundamental nutri-lo com informações, de acordo com o seu perfil e com as suas necessidades – levando em conta as etapas do funil de vendas. 

É importante que ele percorra a jornada de compra e chegue preparado para adquirir um produto ou serviço. Assim, o time de vendas entra em cena e conclui o negócio com sucesso.

Informações sobre os produtos/serviços mais vendidos

O time de vendas tem contato direto com os clientes, por isso, pode fornecer a equipe de marketing os dados sobre pacotes, serviços e propostas mais interessantes de acordo com a percepção dos clientes.

Assim como feedbacks que eles venham a relatar.

Com essas informações, os profissionais envolvidos na área de marketing podem pensar ou repensar as estratégias criadas.

Mais efetividade no pós-venda

Não é porque acabou a estadia de um hóspede que a relação de vocês também deve acabar! 

Neste momento, a equipe de marketing deve executar as ações de pós-venda para fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a escolher o seu hotel em estadias futuras. 

Mais assertividade sobre o perfil do público

Mesmo que o marketing tenha definido personas para o hotel, o time de vendas pode complementar as informações e coletar mais dados sobre o perfil das pessoas para a elaboração de ações cada vez mais certeiras.

Como alinhar marketing e vendas na hotelaria?

A melhor forma de manter as equipes informadas sobre o andamento das estratégias é reunindo os times.

Criar um cronograma de encontros com metas e objetivos bem definidos é essencial para essa integração.

Durante as reuniões é fundamental que os colaboradores envolvidos compartilhem o máximo de informações e sanem todas as dúvidas que possa haver. 

Andando juntas, as áreas colaboram para que o hotel tenha sempre um bom desempenho.

A hotelaria é uma área desafiadora que passa por altos e baixos ao longo do ano.

Por isso, investir em estratégias conjuntas com o time de marketing e vendas pode ser o caminho para planejar ações assertivas.

Além de fazer com que sua marca se destaque, mantendo-se com mais força no mercado.

Se você gostou deste post, então não pode deixar de conferir o conteúdo completo do eBook Marketing Digital para hoteleiros: da estratégia a prática totalmente grátis.

Baixe agora mesmo e aproveite!

E aí no seu hotel ou pousada, como as equipes trabalham? Conta pra gente aqui nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Marketing
Como cuidar da estadia de um influenciador digital e garantir bons comentários

O Marketing de Influência é uma das principais estratégias adotadas atualmente por marcas que desejam se destacar no...

Fechar