gestão e administração hoteleira

Gestão e administração hoteleira: o que você está fazendo errado neste momento?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Toda empresa passa por uma série de desafios ao longo de sua existência – e isso faz parte do processo de qualquer projeto ou negócio. Entretanto alguns deles quando não detectados podem até colocar em risco a operação. Na gestão e administração hoteleira não é diferente.

Já parou para pensar que seu estabelecimento pode estar sofrendo prejuízos e até perdendo oportunidades por falta de planejamento? 

As consequências desses erros de gestão podem ser muito graves.

Para evitar que isso aconteça no seu hotel ou pousada listamos os principais erros de gestão e administração hoteleira cometidos e como a tecnologia pode ajudar nesse processo. Confira!

Principais erros cometidos na gestão e administração hoteleira

1 – Desconhecer a real situação financeira do negócio

Gerenciar uma empresa exige compras, pagamentos, vendas, fornecedores, etc. Não saber controlar todos esses custos e despesas envolvidos no estabelecimento é um dos principais erros de gestão. 

Afinal, todas essas informações são essenciais para entender se o hotel ou pousada é lucrativo ou não. 

Para evitar que isso aconteça, o ideal é contar com a ajuda de um sistema hoteleiro para registrar todas essas atividades. Assim você não perde o controle das finanças do estabelecimento.

Confira também – Plano financeiro de pousada: o que levar em consideração na hora de montar?

2- Não se atentar a sazonalidade

O setor hoteleiro é totalmente afetado pelo calendário – seja pelas estações, datas comemorativa, férias escolares, etc.

 Por isso, é essencial se atentar a esses períodos para que não prejudique as finanças do estabelecimento. 

Prever épocas de baixo movimento e ter sempre uma margem de segurança são ações importantes para lidar com esses momentos.

3- Não acompanhar as novidades do mercado

As novidades aparecem em todos os segmentos e atentar-se a essas mudanças é essencial para oferecer um serviço cada vez mais especial para seu hóspede. 

Entender o que está sendo feito em outros locais, acompanhar tendências e aplicar no seu estabelecimento é fundamental para ganhar destaque em meio à tanta competitividade.

Ignorar esses fatos poderá até deixar o seu hotel com fama de ultrapassado!

4- Ignorar a opinião dos clientes

Quando o cliente se hospeda no seu estabelecimento e compartilha sua experiência, esse feedback te dá a chance de aprimorar seu negócio.

Por isso, escute-o. Mostre que a opinião do hóspede importa para o hotel.

Além de poder colocar novas ideias e melhorias em prática, isso fortalece o relacionamento entre vocês e ainda contribui para a fidelização.

5- Não medir o desempenho do negócio

Além de todos os itens já citados, ter controle do que traz os resultados esperados para a empresa é essencial. 

Atentar-se a indicadores e tomar decisões segundo dados reais são as formas de entender quais estratégias têm funcionado melhor e quais precisam de melhorias.

Gestão em tempos de Covid-19: o que fazer

Em meio a pandemia do Coronavírus, é fato que grandes impactos financeiros já estão ocorrendo.

E em tempos de crise, como a que estamos passando, uma gestão bem feita é essencial para que o negócio sobreviva. 

Confira nossas dicas do que fazer no seu hotel ou pousada:

  • Entenda o cenário: analise como outros estabelecimentos – concorrentes ou não – estão atuando e reflita sobre o posicionamento do seu estabelecimento. O que você pode fazer no momento? Quais oportunidades pode criar agora para ter bons resultados?
  • Analise quais os gastos são importantes e quais são desnecessários neste momento: mantenha apenas aqueles que são fundamentais para a sobrevivência do hotel ou pousada. Colaboradores, matéria-prima, logística, entre outros são os mais relevantes para alguns negócios.
  • Continue medindo os resultados: saber qual é o panorama ideal para a empresa é fundamental para determinar estratégias. Por isso, definir alguns indicadores alcançáveis irá nortear os esforços de toda a equipe.
  • Mantenha a comunicação com os colaboradores: aproveite os recursos online para acompanhar as ações remotamente e claro, manter a equipe atualizada sobre tudo o que está acontecendo na empresa.

A tecnologia como aliada da gestão e administração hoteleira

Hoje, diversos setores podem se beneficiar com boas soluções tecnológicas.

Na hotelaria, a tecnologia pode ser aplicada em todos os processos: desde a gestão administrativa até o aproveitamento de recursos e gerenciamento financeiro.

Com um sistema de gestão e administração hoteleira todo os processos manuais, que consomem tempo e energia – sua e da sua equipe – podem ser automatizados, tornando tudo mais rápido, centralizado em um único lugar e facilitando a tomada de decisão.

O mercado conta com diversos softwares de gerenciamento. Considere investir nessas soluções digitais e aplicá-las no dia a dia do seu negócio.

E aí no seu estabelecimento, quais são os principais desafios que você enfrenta com a gestão e administração hoteleira? Compartilhe aqui nos comentários!

Como informatizar seu hotel
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: