Colaborador Temporario

Colaborador temporário: Saiba como encontrar a pessoa certa para a alta temporada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A sazonalidade é uma das características marcantes do segmento hoteleiro. Normalmente para atender o aumento da demanda esperada na alta temporada, hotéis e pousadas optam pela contratação de colaboradores temporários, uma vez que há a necessidade de aumentar o quadro de funcionários para suprir a demanda de serviços e tal modalidade de contratação reduz custos operacionais.

Você sabe como encontrar a pessoa certa para a alta temporada?

Confira algumas dicas e prepare-se para as próximas contratações:

Apesar de muitas redes hoteleiras utilizarem a contratação de novos colaboradores através de contratos de experiência, outras preferem os serviços de empresas de trabalho temporário. Isso porque o hotel ou pousada não pode contratar diretamente um temporário. Caso isso aconteça o trabalhador será considerado empregado efetivo da empresa contratante e não um empregado temporário.

Para encontrar a pessoa certa para a alta temporada você pode trabalhar com empresas especializadas em trabalho temporários, pois elas se responsabilizam pelo processo de seleção, recrutamento e treinamento. Você informa o perfil da vaga ou indica candidatos e a empresa faz todo o processo.

Mas atenção: Ao escolher uma empresa de trabalho temporário verifique o seu histórico, assim como o cumprimento de suas obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Procure parcerias

Estabelecer parcerias com entidades de qualificação como Pronatec e Senac também é uma boa maneira de encontrar colaboradores para a alta temporada. Além disso, você pode dar prioridade a candidatos que são moradores da região em que atua e que já tenham alguma experiência na área para a qual você está ofertando.

Uma das maiores dificuldades é encontrar mão de obra qualificada. Os candidatos, muitas vezes, não possuem o conhecimento necessário sobre o ramo da empresa, o comportamento dos clientes e até sobre os produtos. Por isso, a solução nesse caso pode ser a atribuição de funções operacionais para funcionários temporários e deixar o atendimento ao cliente sob responsabilidade de quem possui cargos mais antigos.

Na hotelaria os funcionários têm grandes chances de construir um plano de carreira, por isso, se os trabalhadores temporários mostrarem bom rendimento e interesse em qualificação é possível que possam ser efetivados após a temporada.

Como as contratações acontecem com em caráter de urgência, o tempo de seleção pode ser curto. Coloque essas dicas em prática com antecedência e encontre a pessoa certa para a alta temporada!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: