hotelaria hospitalar

Hotelaria hospitalar: o que você precisa saber sobre esse modelo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O nível de exigência dos usuários de serviços de saúde está aumentando cada vez mais. Além de a estrutura do local ter que contar com equipamentos altamente tecnológicos, a demanda pelo atendimento mais humanizado também tem crescido.

E o que isso tem a ver com hotelaria?

Há alguns anos, conhecimentos e serviços da área de hotelaria têm sido aplicados no setor de saúde a fim de aumentar a satisfação dos pacientes e seus familiares.

É nesse contexto que aparece o conceito de hotelaria hospitalar. 

Mas o que seria a hotelaria hospitalar? No texto abaixo explicaremos mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

O que é hotelaria hospitalar

O conceito de hotelaria hospitalar reúne diversos serviços com o objetivo de prezar pelo bem-estar, segurança, valores e conforto dos pacientes. 

Além de médicos e enfermeiros, outros profissionais de saúde estão envolvidos nas atividades diárias para prestar atendimento tanto aos pacientes quanto aos seus familiares enquanto estão em tratamento.

Assim também, esse tipo de estabelecimento conta com:

  • Recepção: para fazer o primeiro contato do paciente com o hospital. Além de recepcionistas e manobristas para atender às diversas demandas;
  • Lavanderia e camareira para realizar a manutenção dos ambientes deixando-os limpos e seguros;
  • Serviços de alimentação com avaliação nutricional contando com os equipamentos de cozinha necessários, realizando a gestão dos recursos alimentícios e etc;
  • Ambientação adequada: ser um ambiente que proporciona bem-estar para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Ou seja, seguro, receptivo, organizado, acessível e acolhedor;
  • Segurança patrimonial: com riscos avaliados e planos definidos em caso de situações críticas.

Oferecer todos esses serviços não significa luxo, mas sim, qualidade e conforto para o paciente.

Hotelaria hospitalar e a humanização do atendimento

A hotelaria hospitalar tem como princípio minimizar o mal-estar do paciente em um hospital e, por isso, está associada à humanização do atendimento.

Enquanto ambientes hospitalares são lembrados como frios, sem acolhimento pessoal e centrados apenas nos procedimentos médicos, a hotelaria hospitalar é vista como promotora de saúde, que coloca o paciente no centro do atendimento humanizado, levando em consideração sua integridade física, privacidade e respeitando os valores pessoais de cada um.

Além da reputação deste tipo de estabelecimento ser mais positiva e gerar fidelização entre pacientes e familiares, os resultados financeiros para a instituição também tendem a ser melhores.

Ou seja, esse serviço de atendimento humanizado torna-se uma vantagem competitiva para o local.

Se você quer ser aprofundar em atendimento de excelência, recomendamos a mini-série Atendimento Memorável do nosso Canal do Youtube.

Cursos para conhecer

Hoje, há diversas instituições que oferecem cursos livres, técnicos e pós-graduação para quem deseja entrar na área de hotelaria hospitalar. A maioria delas são da área da saúde.

Mas ainda existem pessoas que preferem cursar uma graduação em Hotelaria e focar posteriormente em se especializar na hotelaria hospitalar.

Outra possibilidade é fazer o curso de Gestão Hospitalar, mais focado em processos técnicos e administrativos da área.

Nossa recomendação é sempre buscar por instituições que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), como essas que selecionamos:

  1. Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  2. Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  3. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  4. Universidade Paulista (UNIP)
  5. Centro Universitário UNIBTA
  6. Universidade Anhembi Morumbi
  7. Universidade de Franca (UNIFRAN)
  8. UniCesumar
  9. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Entendeu a importância da hotelaria hospitalar? Acreditamos que este é um assunto que cada vez mais ganhará destaque no mercado!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: