M

Metabuscadores na hotelaria: o que saber para fechar mais reservas?

Para aumentar as vendas diretas e fechar mais reservas, o hoteleiro precisa conhecer todas as possibilidades de investidas. Por isso, conhecer os metabuscadores não pode ficar em segundo plano.

Os metabuscadores são considerados uma ótima ferramenta de facilitação da vida dos viajantes em suas pesquisas de comparação de ofertas. 

Hoje em dia é muito comum os turistas fazerem sua pesquisa antes de fechar qualquer reserva. Esse dado é fundamental para que o hoteleiro conheça e invista nessa poderosa ferramenta de marketing digital.

Para descobrir o que são metabuscadores e como utilizá-los em favor do seu hotel faça a leitura do artigo até o fim. 

Você vai entender um pouco mais sobre esse canal de vendas e receber dicas para que possa incorporar em sua estratégia de marketing e aumentar as vendas.

O que é um metabuscador?

Um metabuscador é uma ferramenta de busca que agrupa dados importantes para a escolha de uma reserva em um só lugar. Ele mostra as tarifas e a disponibilidade de quartos em diferentes hotéis e em diferentes canais de vendas

As OTAs são mais utilizadas nisso, mas, às vezes, o metabuscador mostra diretamente os dados dos hotéis por meio da ligação com o motor de reservas do seu próprio website.

Esse aspecto da ferramenta, de comparar os preços do mesmo hotel em diferentes canais de vendas, otimiza o tempo e o dinheiro do viajante, pois ele pode selecionar a melhor oferta, aquela que lhe cai melhor.

O primeiro passo para se conectar aos metabuscadores é ter um bom motor de vendas. 

Ah, vale lembrar que os metabuscadores mais conhecidos e importantes são o Google Hotel Ads, o Google Flights, o Kayak, o Trivago e o Tripadvisor. 

Esses sites reúnem todas as informações relacionadas à reserva e, dessa forma, direcionam o viajante para a venda em determinado canal de venda.

Esse canal pode ser o site do hotel, por exemplo, o que resulta em vendas diretas.

Por que se cadastrar nos metabuscadores

Ter acesso aos metabuscadores é muito útil simplesmente porque é um canal muito eficiente para fechar reservas. 

Ao estar cadastrado nos principais sites de reservas, seu hotel ganha mais visibilidade e potencializa a distribuição das ofertas. Isso tudo visando os melhores resultados.

Veja as vantagens dos metabuscadores para hotelaria:

  • Alcance dos viajantes dinâmicos: dentro das plataformas os hotéis têm contato com um público que já está direcionado à compra. Isso quer dizer que aqueles viajantes que procuram nos metabuscadores são os potenciais clientes do seu hotel.
  • Aumento das reservas diretas: é preciso investir na aparência e na redação do seu site, pois se conseguir chamar a atenção e se destacar, chamando o viajante para o seu site de hotel, pode fechar boas vendas. Ali o atendimento precisa cativar e o conteúdo ser adequado ao seu público-alvo.
  • Maior retorno sobre o investimento: primeiro, se você pagar somente pelo link patrocinado dentro do metabuscador, já reduz custos com comissões. Outra possibilidade é se cadastrar em alguns metabuscadores e verificar qual performa melhor. Nesse caso será esse que merece mais investimento da parte do seu hotel.
  • Distribuição otimizada on-line: a pandemia fez com que as compras on-line se tornassem comuns. Por isso, é certo dizer que as compras on-line estão se tornando um hábito para o brasileiro. Sendo assim, se o seu hotel é estrategicamente pensado para os meios eletrônicos, você fechará mais negócios. Mas, além de cadastros completos nas OTA’s, é necessário investir em um site atualizado. E, mais importante ainda, que ele seja compatível com todos os tamanhos de tela.

Baixe grátis:

10-superdicas-aumentar-reservas-online

Ferramenta para hotéis independentes e outros meios de hospedagem

Os metabuscadores acabam por se tornarem uma ferramenta essencial para os hotéis independentes, pois além de gerar maior visibilidade, garantem muitas reservas atualmente. 

Os hotéis que não fazem parte das grandes redes dependem bastante de OTAs para conseguir fechar suas reservas e os metabuscadores chegam como uma alternativa mais dinâmica e procurada pelos viajantes.

Assim, fazer melhor uso da tecnologia é um caminho para aumentar as reservas diretas.

Como aproveitar melhor a experiência com metabuscadores

A experiência com os metabuscadores será melhor ao corrigir alguns pontos importantes no marketing do seu hotel. 

O ideal é conseguir a paridade tarifária em todos os canais buscadores, pois hoje os viajantes já não mais correm atrás somente dos preços para fechar uma compra. O preço importa, mas o serviço prestado ao cliente vale mais.

O site do seu hotel deve ser ótimo, isso envolve ter um site responsivo, fácil de navegar, usabilidade, que possua imagens lindas e bem-feitas, com processo de compras ágil e otimização na comunicação direta com o seu pessoal.

Na sequência, é preciso criar um perfil e conectar o provedor do sistema de reservas do site do seu hotel ao provedor dos comparadores ou metabuscadores. 

Dessa forma, o cliente tem o seu hotel como opção na hora da busca, ou seja, na hora de reservar. Essa integração tem um custo, no entanto para muitos hotéis já é super viável.

Agora, para aproveitar ao máximo uma campanha sua nos metabuscadores, siga estas dicas:

1-      Saiba para quem quer vender

Conhecer o público para o qual você deseja vender é fundamental nesse processo, afinal ao conhecê-lo o seu hotel pode chegar a ele com as facilidades que oferece. Nesse ponto é bom lembrar que o preço não é tudo na hora que o viajante entra em um metabuscador.

2-      Administre o seu perfil

Os dados que colocar no perfil precisam ser o mais fiel possível à realidade. Quanto mais exatas as informações, mais fácil as pessoas acharem seu estabelecimento. A descrição, os preços e as imagens não admitem erros. 

3-      Escolha um bom motor de vendas

Invista nessa tecnologia para garantir mais reservas diretas. O motor de reserva ajuda a converter os visitantes do site metabuscador em hóspedes, ou seja, é uma ótima oportunidade de receber reservas diretas. 

Solte o play e saiba mais sobre o motor de reservas:

4-      Cuide da paridade de preços regularmente

É importante gerenciar o valor das suas tarifas regularmente. Isso porque esses valores ficam evidentes para os viajantes e mantê-los na paridade e atualizados é sinal de atenção.

Agora que você já conhece um pouco sobre essa solução, não faça do receio de investir e adotar novas tecnologias uma barreira para aumentar suas vendas.

É verdade que os hoteleiros precisam investir, também, tempo e esforço para monitorar e otimizar as campanhas em metabuscadores. 

Mas pode ter certeza de uma coisa: vale a pena e os resultados vêm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Hospedin