Pixel Meta

Gerente de pousada: como esse profissional será decisivo no sucesso da sua hospedagem?

Tempo de leitura: 3 minutos
gerente-de-pousada

Um meio de hospedagem é composto por diversos colaboradores e depende das atividades de cada um para crescer e ter sucesso. Entretanto, uma figura tem papel fundamental para administrar todos os departamentos: o gerente.

O gerente de pousada atua numa posição extremamente estratégica no negócio; afinal, este profissional além de conhecer detalhadamente os processos do local, precisa coordenar todas as equipes de outras áreas e garantir o cumprimento da rotina de trabalho.

Independentemente de ser uma função exercida pelo dono ou por um funcionário contratado, o gerente de pousada precisa ter os requisitos e atribuições do cargo que ocupa.

Sendo assim, continue a leitura para compreender um pouco mais sobre esse cargo.

Gerente de pousada: habilidades exigidas

O gerente de uma pousada precisa ser um profissional multitarefas, isso porque o cargo exige inúmeras responsabilidades e é preciso ter um bom senso de organização para cumprí-las dentro dos prazos e de acordo com as prioridades.

Este profissional também precisa ter conhecimentos administrativos, de gestão e tecnologia. Muitas vezes é o gerente de pousada quem vai precificar, fazer projeções, ter acesso a informações em sistemas e solucionar problemas operacionais do estabelecimento. 

Além disso, as habilidades interpessoais são extremamente importantes para este profissional, pois é ele quem estará interagindo e tendo contato com hóspedes, colaboradores e fornecedores. 

Um gerente preparado deve ter jogo de cintura para saber como atender, tratar e solucionar as exigências de cada perfil.

Principais erros de um gerente de pousada despreparado

Um gerente de pousada possui diversas atribuições. Para exercê-las é preciso – além do conhecimento técnico – ter perfil para designar a função e trazer bons resultados para o estabelecimento. 

Mas, a contratação de um profissional despreparado pode trazer sérios danos ao negócio – especialmente quando falamos de um setor de hospitalidade. 

Aperte o play e complemente sua leitura:

Para que isso não aconteça listamos abaixo os principais erros de um profissional despreparado:

Não se comunica de forma clara 

Erros do dia a dia podem acontecer devido a falha na comunicação. Um profissional que não conversa, escuta e entende – seja a equipe ou os hóspedes – terá grandes problemas em sua rotina de trabalho e poderá comprometer o relacionamento com ambas as partes.

Assista a esta live gravada: Como evoluir a comunicação da equipe hoteleira

Não sabe lidar com o público

O gerente de pousada lida diariamente com os mais diversos perfis de hóspedes

Se não conseguir dar suporte no atendimento, nem tratá-los de forma cordial e atenciosa ou saber lidar com situações difíceis, certamente o profissional não está pronto para assumir o cargo. 

Não trabalha em equipe 

O gerente precisa ser um líder, responsável por conectar todas as áreas de uma pousada e fazer com que tudo funcione. 

Caso não consiga integrar as equipes, fazer com que trabalhem em conjunto, elogiar e exigir mais quando necessário, nunca será respeitado dentro do local.

Não conhece fornecedores, parceiros e hóspedes

Um gerente de pousada precisa ser bem relacionado com as pessoas que estão ligadas ao negócio. 

Não fazer questão de desenvolver um networking ou não se importar em conhecer pelo nome clientes, parceiros, fornecedores e outros possíveis contatos comerciais é prejudicial para exercer este cargo.

O profissional que faz o negócio decolar

Um profissional alinhado com os objetivos do negócio pode fazê-lo crescer – e muito! Por isso, a importância de ser alguém qualificado e disposto a fazer acontecer.

Além disso, contar com uma pessoa que pensa como dono faz toda a diferença. Seu trabalho não se resume apenas a cumprir as tarefas diárias da pousada, mas sim em expandir, crescer, melhorar e investir de forma consciente.

Profissionais que estão sempre em busca de conhecimento e atualização, que estão abertos a tendências e melhorias e dispostos a melhorar o setor são os que você deve ficar de olho e ter na sua equipe!

O sucesso de uma pousada é reflexo do seu bom gerenciamento e por isso, a função do gerente demanda um profissional experiente, com perfil e conhecimentos alinhados ao negócio.

Entreviste, converse e busque boas recomendações antes de contratar este profissional extremamente importante no desempenho de sua pousada.

Aproveite para compartilhar aqui nos comentários com a gente quais são, para você, as habilidades indispensáveis para um gerente de pousada.

Baixe grátis:

eBook Cargos e funções na hotelaria


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.