Pixel Meta

O que é check-in e checkout no hotel

Tempo de leitura: 6 minutos
o-que-e-checki-in-e-check-out

A chegada de um hóspede e o check-in no hotel é a parte mais importante de sua jornada de atendimento ao cliente.

Você quer que cada hóspede se sinta reconhecido, atendido e, o mais importante, bem-vindo. Afinal, esta é a primeira impressão que eles têm de sua propriedade.

Como em todas as áreas, a hotelaria possui alguns termos que definem ações importantes dentro do seu universo. O processo de entrada e saída de um hotel, por exemplo, traz duas palavras em inglês que são usadas frequentemente: check-in e checkout.

Quem não está habituado a essas expressões da hotelaria pode se confundir ao ouvi-las. Por isso, neste artigo vamos lhe esclarecer o que é check-in e checkout no hotel, e o que acontece exatamente em cada uma dessas etapas. Confira!

O que é check-in no hotel

Esse é o termo usado para definir a entrada de um hóspede no hotel – que geralmente começa a contar a partir do meio dia. Neste momento, os colaboradores devem estar devidamente preparados para fornecer e solicitar todos os detalhes sobre a estadia.

Como funciona o check-in no hotel?

O processo de check-in do hotel tem uma rotina que vem de anos e se mantém até hoje.

Ao chegar no hotel, o hóspede segue os seguintes passos: 

  • informa o número da reserva, se houver; 
  • confirma os dados pessoais; 
  • tipo de apartamento; 
  • número de pessoas; 
  • duração da hospedagem; 
  • e forma de pagamento.

Neste momento, o colaborador deverá pedir ao cliente que preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).

Para saber mais sobre esse assunto, confira o vídeo abaixo no nosso canal do Youtube:

Posteriormente, a chave do quarto ou um cartão de identificação será entregue ao hóspede. Além disso, este é o momento em que o colaborador passa ao hóspede todos os detalhes sobre os serviços do hotel como horário do café da manhã, horários das arrumações, localização do restaurante, piscina e outros espaços, bem como a data e horário do término de sua estadia.

Tem sido assim há tanto tempo que é exatamente o que os hóspedes esperam. Mas será que eles estão satisfeitos com um processo que parece simples no papel, mas pode se tornar complicado e demorado?

Vale a pena oferecer o pré check-in ou check-in flexível?

Quem não gosta da ideia de chegar ao hotel, deixar as malas e começar a curtir as férias o mais rápido possível? Ao oferecer o pré check-in ou check-in flexível, você cria uma opção ao seu hóspede que irá ajudá-lo a evitar filas e economizar tempo.

O pré check-in permite que o hóspede forneça todos os dados obrigatórios de que seu meio de hospedagem precisa antes da estada. Isso evita esperas na recepção, necessitando apenas de um documento de identificação para pegar a chave.

Os hóspedes podem vir de vários lugares diferentes, o que significa que os planos e a logística da viagem podem variar de um para o outro.

E permitir que os hóspedes paguem pelo check-in antecipado/tardio pode ser uma vantagem competitiva real, pois torna o planejamento da viagem muito mais fácil.
Essa prática está se tornando uma tendência em redes de hotéis conhecidas como Hilton, Marriott e Intercontinental Hotels Group.

Mas esse privilégio não é apenas das grandes hospedagens, pequenas e médias propriedades também estão aderindo a essa realidade.

Diferenças entre os tipos de check-in no hotel

Como vimos acima, hoje o hóspede espera por maior autonomia e liberdade na hora de fazer seu check-in no hotel. Para que não haja confusão, vamos revisar as diferenças entre eles aqui.

  • Presencial: o modelo presencial de check-in é o convencional, em que o hóspede deve comparecer ao balcão da recepção com os documentos de identificação e informações da reserva, caso tiver. O check-in é realizado por um colaborador do hotel;
  • Automatizado: ao optar por um check-in automatizado o hoteleiro facilita o acesso dos hóspedes ao hotel, através de tecnologias que centralizam os dados do mesmo e as informações da reserva. O sistema identifica as informações através de códigos enviados aos hóspedes antecipadamente, liberam os cartões de entrada nos quartos e, assim, o hóspede pode acessar a Uh rapidamente.
  • Online: a maioria dos hotéis hoje oferece check-in online. Este modelo permite que o hóspede inicie seu processo em um dispositivo com internet antes de chegar ao meio de hospedagem. Ele pode selecionar a UH de sua preferência, as datas disponíveis e realizar o pagamento. Ao chegar ao hotel, basta apresentar o documento, ao invés de passar todos os dados.

Como montar um POP para check-in no hotel?

Implementar uma padronização é crucial para o sucesso e produtividade do check-in no hotel. A criação de um Procedimento Operacional Padrão ajuda a manter a qualidade e a consistência dos serviços em sua hospedagem.

Para montar o POP, é preciso considerar algumas questões, como:

  • Maneira de cumprimentar os hóspedes;
  • Busca de dados no PMS;
  • Coleta dos documentos;
  • Preenchimento da FNRH;
  • Informações a serem passadas ao hóspede;

O que é checkout no hotel

o processo de saída do hóspede no hotel é definido como checkout. Nele, o hóspede deve desocupar o quarto, retirar seus pertencentes e se dirigir à recepção para devolver a chave, ou o cartão de identificação. Após isso, deve efetuar o pagamento de possíveis débitos – como consumo de produtos do frigobar, por exemplo.

Geralmente, o checkout deve ser realizado até o meio dia. Após esse horário poderá ser cobrada uma tarifa adicional que permite que ele fique no hotel até às 18h.

Caso o hóspede não desocupe o quarto, será cobrada a tarifa completa até o dia seguinte. Mas vale lembrar que os horários e as tarifas aplicadas variam de um estabelecimento para outro.

Além disso, no momento do checkout, é importante que os colaboradores sejam cordiais e agradeçam ao cliente sobre sua escolha.

Posteriormente, a nota fiscal e uma pesquisa de satisfação devem ser enviadas para o e-mail do hóspede para que o processo seja concluído com sucesso.

Procurando um modelo de Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel?
Clique aqui e faça download de um modelo grátis.

Como se diferenciar nos processos de check-in e check out

Seja no check-in ou no checkout, é fundamental destacar que o hóspede espera rapidez. No primeiro momento, ele pode estar cansado ou ansioso para aproveitar a viagem; no segundo, com pressa para ir embora ou embarcando para uma nova viagem.

Portanto, capriche! A eficiência nos processos pode fazer a diferença na experiência e na impressão que o cliente terá sobre o seu hotel. Para isso invista em:

banner-inscricao-newsletter-hospedin

Recepção personalizada 

Independente do modelo de check-in utilizado, instrua a sua equipe a serem sempre cordiais, cumprimentar os hóspedes pelo nome e mostrar-se disponível para ajudar desde o início. 

Ofereça uma bebida de boas-vindas 

Se possível, ofereça uma bebida de boas-vindas ou um pequeno lanche para criar uma atmosfera acolhedora.

Informações importantes 

Forneça informações específicas sobre a estada do hóspede, como horários de café da manhã, serviços adicionais, e destaque pontos de interesse da região, como restaurantes, pontos turísticos e opções de transporte. 

Agradeça pessoalmente 

Agradeça aos hóspedes pessoalmente pela estada, ouça suas opiniões e pergunte se há algum ponto de melhoria na hospedagem. 

Solicite feedback 

Como dito anteriormente, incentive os hóspedes a fornecerem feedback sobre a jornada, seja por meio de pesquisas on-line, por escrito ou pessoalmente. 

Ofereça descontos

Aproveite a oportunidade de fidelização e considere oferecer descontos ou benefícios em reservas futuras. 

Implemente programas de fidelidade que recompensem os hóspedes por estadas repetidas, e assim, aumente seu leque de clientes fidelizados

Principais desafios no check-in e check-out do hotel 

É comum que alguns meios de hospedagem cometam alguns erros nos momentos de check-in e checkout, o que pode afetar diretamente a satisfação de seus hóspedes. 

Aqui estão alguns dos principais erros e desafios associados a esses processos:

Tempo de espera: filas longas ou demora no processo de check-in podem causar frustração aos clientes, especialmente após viagens cansativas.

Problemas na reserva:

situações como overbooking ou a falta de um quarto reservado podem causar desconforto e insatisfação no hóspede. 

Para minimizar esses riscos, você pode utilizar o Channel Manager da Hospedin, que lhe permite gerenciar as tarifas e as disponibilidades das reservas anunciadas em diferentes canais de venda. Quer saber mais? Clique aqui e fale com um de nossos consultores

Ausência de colaboradores:

Se houver falta de funcionários na recepção, o atendimento ao cliente pode ser comprometido, aumentando o tempo de espera do cliente. 

Check-in tardio:

Para acomodações que operam 24 horas, garantir um processo de check-in suave para hóspedes que chegam fora do horário comercial pode ser desafiador.

Problemas de faturamento:

Se feito de forma manual, o processo de faturamento pode sofrer erros, como cobranças incorretas, o que pode causar desconforto e exigir tempo adicional para correções. 

Falta de flexibilidade:

A falta de flexibilidade nos horários de check-in e check-out pode ser percebida como uma limitação para os hóspedes, especialmente se tiverem necessidades específicas.

Feedback não coletado:

Perder a oportunidade de coletar feedbacks dos hóspedes pode limitar a capacidade da sua hospedagem de melhorar continuamente os serviços.

Tecnologia desatualizada:

O não uso da tecnologia pode dificultar a eficiência nos processos gerais da hospedagem, inclusive nos check-in e check-out.

A falta de uma ferramenta adequada pode estar impedindo o crescimento saudável do negócio.  

Como deixar o processo de check-in e check out mais eficiente 

Se você chegou até aqui, merece conhecer a solução para simplificar serviços burocráticos e  automatizar suas operações. 

O PMS da Hospedin é uma ferramenta que oferece inúmeros recursos para facilitar a gestão da sua hospedagem, e dentre eles, o check-in on-line

O modelo de check-in on-line pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como: 

  • Mais conveniência para o cliente;
  • Redução de filas na recepção; 
  • Mais proximidade com o seu hóspede; 
  • Equilibra a carga de trabalho da sua equipe;
  • Melhora a experiência geral dos hóspedes. 

Viu só? E o PMS Hospedin pode te ajudar a tornar esse processo muito bem sucedido. 

Quer ver como funciona? Clique aqui e teste grátis por 10 dias e comprove! 

A eficiência nos processos pode fazer a diferença na experiência e na impressão que o cliente terá sobre o seu meio de hospedagem. 

Compartilhe

6 respostas

  1. Vou me hospedar no Hotel Luupi, Rio Quente.
    Tenho a Reserva, LOCALIZADOR 5955167, e fiz o Check In ON LINE.
    Quero imprimer o Comprovante mas não consigo encontrá-lo no Computador, podem me ajudar?

  2. Me hospedei em um hotel, e o checkout era pra ser feito até às 12hrs. Mas perdi o horário e sai às 13:30. Recebi uma multa pelo whatsapp. Sou obrigada a pagar?

  3. Algumas dúvidas, diárias são cobrados por horário que faço check in ?
    Se chego sexta às 13:00 qual horário que devo sair no domingo?
    Att : obrigada

    1. Oi Lélian, tudo bem? Ao contrário do que muitos pensam, a estadia não dura 24 horas, mas sim um período que pode variar de 12 a 20 horas. Por isso, para saber qual o horário do check-in e check-out verifique a informação com a hospedagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.