Que o WhatsApp é um dos principais aplicativos de comunicação já não é nenhuma novidade para nós. Mas além de ser uma ferramenta que conecta amigos, famílias e conhecidos do trabalho, as pessoas também estão se comunicando com as empresas por lá.
E acredite: até o ramo hoteleiro está colhendo bons resultados.
Isso porque, o aplicativo pode ser uma excelente forma de efetuar reservas diretas para o seu hotel.
Quer saber como explorar essa ferramenta no seu estabelecimento e de que forma receber pagamento pelo WhatsApp pode melhorar a experiência da reserva direta?
Então confira o texto abaixo.
Índice
O uso do WhatsApp na hotelaria
Na rotina acelerada que vivemos, poucos têm paciência para aguardar um retorno por e-mail que pode durar dias. E é justamente neste contexto que o WhatsApp ganha espaço: o aplicativo permite o contato direto com pessoas e empresas, facilitando (e agilizando) a comunicação.
O contato direto com os hóspedes agiliza a troca de informações e até o envio de cotações. Neste sentido, quanto mais rápido o seu estabelecimento responder, maiores as chances de garantir as reservas.
Leia também: Ferramentas online para agilizar o atendimento ao hóspede
A importância de atender pelo WhatsApp
Além de estreitar a comunicação entre seu hotel e o cliente, o WhatsApp oferece uma série de outras vantagens. Confira as principais:
Envio de cotações
Alguém mandou mensagem perguntando o valor da diária?
Então capriche na apresentação. Enviar apenas o preço ou o link do site do hotel pode ser desanimador para o futuro hóspedes. Graças as ferramentas do WhatsApp Business, é possível personalizar respostas que enviam fotos, valores e informações detalhadas sobre cada acomodação.
Além de conseguir ver tudo em um único clique, você não precisa responder cada mensagem do zero.
Confira: Como a tecnologia dos chatbots pode ajudar o seu hotel
Novos leads
Automatizar o WhatsApp criando formulários que capturam o e-mail pode ser uma boa estratégia para criar uma base de leads e alimentá-la posteriormente com conteúdos personalizados para que fechem uma reserva.
Atendimento mais organizado
Você sabia que o WhatsApp Business oferece a opção de criar etiquetas em que é possível organizar as conversas de acordo com o assunto. Com isso, evitam-se confusões nas mensagens – caso não seja uma única pessoa responsável pela ferramenta.
Além disso, com essas etiquetas você pode priorizar as conversas que são mais importantes e encontrar rapidamente os atendimentos desejados.
Solte o play e saiba mais sobre o assunto:
Principais deslizes no atendimento pelo WhatsApp
A tarefa de responder o WhatsApp da empresa pode até parecer fácil, mas demanda muita disciplina e organização – especialmente se uma única pessoa é responsável também pelo atendimento aos clientes e pelo telefone.
Antes de adotar essa estratégia como canal de venda direta é preciso saber como as interações irão ocorrer e qual será o tom de voz utilizado nas mensagens, por exemplo.
E principalmente, evitar alguns erros, como:
- Grafias incorretas, abreviações, uso de caixa alta e palavras indevidas. Afinal, estamos lidando com clientes e a imagem da marca precisa ser preservada.
- Responder os clientes apenas pelo número comercial do hotel, jamais pelo número pessoal.
- Delimitar horários para o atendimento, e que seja feito apenas em horário comercial.
- Não ter padronização na comunicação e cada funcionário responder de uma forma diferente.
Falando em erros que você não deve cometer, dê o play e confira estas dicas extras:
Receber pagamento pelo WhatsApp
Hoje, já existem diversas formas de agilizar as vendas online. São plataformas que viabilizam a conexão e transmissão de dados entre a empresa, os clientes, bancos e operadoras de cartão.
Por meio dessas conexões é possível efetuar as transações necessárias para que uma compra se concretize.
Viu só como a utilização do WhatsApp aliada ao meio de pagamento correto pode ser uma grande oportunidade de vendas diretas?
Agora é com você! Chegou a hora de facilitar a sua vida e a da do hóspede, também
Você também pode se interessar por Meios de pagamento na hotelaria: como definir o melhor para seu negócio.