Aumentar a taxa de conversão de reservas, principalmente, das vendas diretas, é o desejo de todo gestor do ramo hoteleiro.
Dentro deste contexto, é de extrema importância entender o comportamento do seu cliente desde o momento que ele inicia a pesquisa de hospedagens para a viagem até o momento que ele fecha uma reserva com você.
Portanto, para entender o que é taxa de conversão e como melhorar este indicador na sua pousada continue a leitura do artigo a seguir.
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é a capacidade de uma empresa transformar em clientes aquelas pessoas que, em algum momento, se interessaram pelo serviço ou produto ofertado.
O objetivo desse indicador é saber se o investimento realizado para atrair clientes está dando retorno em vendas.
As estratégias de vendas digitais se baseiam fortemente na conversão, e por isso, este termo ganhou bastante evidência nos últimos tempos. São utilizados recursos de marketing de conteúdo e comunicação institucional, além de ações promocionais e comunicações publicitárias. Tudo isso para conduzir os clientes até o site do hotel, onde ocorre a venda.
Mas não são somente as vendas digitais que contam para a taxa de conversão de reservas. Toda e qualquer venda, independente do canal, deve fazer parte deste indicador.
Leia também: Canais de venda na hotelaria: devo atuar em todos?
Assim, além de apontar o retorno das suas ações, acompanhar sua taxa de conversão também indicará se o seu processo comercial está eficiente ou precisa de ajustes.
Para que serve a taxa de conversão?
Conforme mencionado, a taxa de conversão de reservas vai mostrar se suas ações de marketing estão atraindo o público certo e se sua equipe de vendas está conseguindo converter esta procura em hóspedes para sua pousada.
Sendo assim, é fundamental que estes dois setores (marketing e vendas) caminhem juntos, comunicando-se com frequência para ajustar as metas e definir planos de ação.
Como você terá diferentes canais de vendas, principalmente, seu site, OTAs e reservas off-line, é interessante medir a taxa de conversão de cada um deles separadamente.
Assim, será possível medir a efetividade de cada canal e saber qual deles tem o melhor custo-benefício. Ou seja, que custa menos e gera maiores taxas de conversão.
9 dicas para aumentar a taxa de conversão de reservas
A taxa de conversão do seu meio de hospedagem pode ser diretamente influenciada por razões externas, como sazonalidade, tempo e até a condição econômica do país, por exemplo. No entanto, existem alguns fatores internos, que estão no seu controle, que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão. São eles:
1 – Tenha um site otimizado
O site é mais do que apenas uma página institucional do empreendimento hoteleiro. Ele pode ser uma central de conteúdos, um meio de comunicação direta com a equipe e ser um canal de vendas. As vendas online não param de crescer no Brasil, por isso, você precisa se fazer presente neste meio.
No caso dos hotéis, existem duas formas mais comuns de vender suas diárias online: via OTAs ou pelo motor de reservas de seu site.
A segunda opção é mais recomendada para aumentar a taxa de conversão, porque a pessoa se torna cliente da hospedagem, e não da OTA. Além disso, as OTAs cobram taxas de comissão, reduzindo assim, sua margem de lucro.
Saiba mais: Como um motor de reservas on-line facilita a compra do hóspede?
Seja como for, certifique-se de que o seu site seja atraente, de fácil navegação e responsivo em dispositivos móveis.
Use imagens de alta qualidade, descrições claras dos quartos e informações detalhadas sobre serviços e comodidades oferecidos. Facilite o processo de reserva, tornando-o rápido e intuitivo.
Garanta que o processo de compra pelo site seja amigável, seguro, adaptado para dispositivos móveis e sem erros.
2 – Conheça seu público
Conhecer seu público é importante para qualquer ação, em qualquer setor. E com vendas não seria diferente, afinal, com esta informação bem clara, você pode personalizar a comunicação e adaptar seus argumentos de vendas.
Esta etapa precisa ser trabalhada em conjunto com as demais áreas do hotel. Pois a captação de dados e preferências dos seus clientes começa lá no marketing, segue com a equipe comercial e pode ser enriquecida durante a estada do hóspede.
Portanto, não se esqueça de registrar todas as informações dos clientes.
3 – Aposte da geração de conteúdo
Produzir conteúdos digitais é outra forma de aumentar a taxa de conversão do seu hotel. Isso porque, turismo e viagens são assuntos que geram muito engajamento.
Crie um blog no seu site e compartilhe conteúdo relevante relacionado a viagens, dicas de hospedagem e destinos locais. Isso ajuda a atrair tráfego orgânico para o seu site e posiciona você como um especialista na área.
Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, o hotel pode alimentar redes sociais, criar campanhas de e-mail marketing e preencher seu site com informações úteis e atrativas para os clientes.
Isso gera valor na sua comunicação com o visitante da página e amplia o potencial de conversão dessas pessoas interessadas.
4 – Seja encontrado
Para obter um bom ranqueamento nos motores de busca, como o Google, seu site precisa estar adequado às regras de SEO.
SEO é o conjunto de regras que otimizam a estrutura do seu site e de seus conteúdos para que eles sejam encontrados mais facilmente nesses sites de pesquisa.
Quanto melhor o SEO do seu site, mais bem ranqueado ele se encontra nas pesquisas. E isso é fundamental, basta pensar sobre os seus hábitos de pesquisa na internet.
5 – Utilize depoimentos e avaliações de clientes
Inclua depoimentos e avaliações positivas de clientes anteriores no seu site.
As pessoas tendem a confiar nas opiniões de outros hóspedes ao tomar decisões de reserva.
Mostre que você oferece uma experiência de hospedagem diferenciada.
6 – Aposte no Chat ao vivo e suporte
Considere a possibilidade de implantar um chat ou suporte por telefone para responder prontamente a perguntas e dúvidas dos visitantes do seu site.
Assim é possível eliminar qualquer hesitação ou preocupação que possam ter antes de fazer a reserva.
7 – Invista em remarketing
Enriqueça sua estratégia de marketing digital utilizando o remarketing. Por meio de anúncios segmentados, por exemplo, é possível alcançar pessoas que visitaram o seu site, mas não concluíram a reserva.
Isso permite que você os lembre da sua oferta e os incentive a retornar e efetuar a reserva.
8 – Invista em um sistema de reservas online
O motor de reservas é um sistema que facilita o processo de compra e o fechamento da reserva, podendo ser definido também como mais um canal de venda – e bastante relevante.
Ao implementar a ferramenta no site da sua hospedagem, o hóspede pode consultar as disponibilidades e fechar a reserva sozinho. Essa comodidade oferecida a ele, agrega ao seu negócio um grande diferencial competitivo.
Para entender mais sobre as vantagens e funcionalidades dessa ferramenta incrível, conheça o motor de reservas da Hospedin!
9 – Estruture seu processo de vendas
Atrair pessoas para seu site e aumentar a procura para sua pousada é muito importante, mas a sua taxa de conversão de reservas diz respeito às vendas que são efetivadas.
Por isso, você precisa de um processo de vendas bem estruturado, com uma equipe treinada para contornar as objeções e fechar as reservas.
Lembre-se que os contatos podem chegar por diferentes canais, então, o time deve estar preparado para lidar com diferentes perfis de clientes também.
Complemente sua leitura:
Você acompanha a taxa de conversão aí na sua hospedagem? Conta para a gente.
2 respostas
Muito bom o conteúdo e bastante explicativo.
Oi Luis, ficamos felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou. Aproveite para se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter para receber direto no seu email conteúdos novos, toda semana: https://educativos.hospedin.com/newsletter-inscricao