Pixel Meta

Lavanderia de hotel própria ou terceirizada: o que é melhor?

Tempo de leitura: 5 minutos
lavanderia-de-hotel

A lavanderia de hotel pode ser um ponto de prestação de serviços que gera elogio ou  descontentamento por parte dos hóspedes. 

Por isso, pensar com clareza sobre a lavanderia do hotel é fundamental, pois muitos hóspedes tem o enxoval do hotel como um serviço agregador de valor verdadeiramente

Nesse momento deve-se pensar em como ter e manter a lavanderia de hotel, própria ou terceirizada?

Apesar de muitos elementos serem levados em conta nessa decisão, a economia, a qualidade, o espaço e o tempo, são os principais.

Isso porque, além de um enxoval de hotelaria ser bem feito, é preciso que todas as peças como lençóis e toalhas permaneçam bem cuidadas. 

Esse pode ser um diferencial no seu estabelecimento, pois até pelo cheiro muitos hóspedes lembram-se da sua hospedagem.

Isso é muito bom, para eles é uma lembrança gostosa e por isso você precisa investir na lavanderia do hotel.

Pensando assim que esse artigo foi feito. 

Leia-o até o fim e veja como funciona uma lavanderia de hotel, como montar uma lavanderia de hotel, qual equipe compõe o setor de lavanderia e qual lavanderia de hotel investir, na própria ou na terceirizada.

Como funciona uma lavanderia de hotel

A lavanderia de um hotel é um ponto estratégico, pois além de fazer a higienização do enxoval do hotel, pode, também, lavar as roupas dos hóspedes.

Ambas as atividades são de extrema importância, a primeira por favorecer uma experiência sinestésica e afetiva para o hóspede

Imagine o hóspede sentindo o perfume e maciez do enxoval do quarto… A ligação que fará com o seu estabelecimento é de conforto e bem-estar. 

A segunda, por se tratar de um serviço personalizado, pois existem peças de roupas que necessitam de cuidados especiais. Aqui, também, o hóspede vai criar uma conexão boa ou ruim com o hotel a depender do serviço prestado.

Por isso, ao se conhecer a importância da lavanderia de hotel, deve-se estudar o seu funcionamento.

Geralmente em uma lavanderia a dinâmica funciona da seguinte forma:

  1. As roupas são recebidas sujas e de todos os setores. 
  2. Na área de lavagem se encontram os tanques, máquinas de lavar e secar e é o lugar onde se processa a lavagem das roupas. 
  3. Depois as roupas seguem para a área de passadoria, local este onde se encontram as máquinas de passar como calandras, prensas, ferros e mesas de dobragem. 
  4. Outro ponto importante é a área de estocagem ou rouparia, aqui as roupas são devidamente arrumadas em prateleiras ou araras. 
  5. E, finalmente, as roupas são distribuídas para seus destinos finais conforme a necessidade.

Vale lembrar que o espaço deve ser pensado para que a área de recebimento e a área de rouparia fiquem próximas, assim otimiza-se o espaço e se tem um fluxo de trabalho pré-estabelecido.

Leia também Como organizar e administrar a rouparia do hotel?

Como montar uma lavanderia de hotel

Primeiramente se atente a todas as normas exigidas para que consiga montar uma lavanderia de hotel adequada. 

Quanto ao fabricante das máquinas deve ser bem pesquisado, pois a reposição das peças dos equipamentos deve ser garantida e imediata. Além de que a empresa deve ter tradição no setor e entrega de equipamentos com total segurança para os operadores.

Escolha equipamentos que tenham bom manuseio e não sejam um mistério para os seus colaboradores. Principalmente se o volume de roupas a ser processado for pequeno. 

Agilidade e simplicidade aqui contam muito!

Ao montar uma lavanderia hoteleira você precisa focar em reduzir custos, controlar a qualidade, aumentar a receita e oferecer aos hóspedes uma experiência insuperável. Tenha isso em foco!

Segue uma lista com alguns equipamentos considerados principais para uma lavanderia de hotel:

  • Máquinas de lavar a seco e a úmido;
  • Secadoras;
  • Calandra dobradeira;
  • Calandra passadora;
  • Lavadora extratora;
  • Ferro de engomar roupa;
  • Fervedor de engomar roupa;
  • Mesa passadora de roupa;
  • Lavadora/Esterilizadora de roupa;
  • Máquinas para alvejamento de tecido

Equipe do setor de lavanderia

Contratar as pessoas certas para o setor de lavanderia é trabalho de um empreendedor com conhecimento, pois pessoas especializadas é que dão o toque principal ao setor. 

Muitos dos funcionários podem ser remanejados do próprio quadro do hotel, basta observar a aptidão, experiência e dedicação que ele apresenta para cuidar do enxoval do estabelecimento e encantar os hóspedes.

Mas não esqueça! A experiência importa muito para que os serviços sejam bem executados e a entrega para os hóspedes seja excepcional.

Como qualquer outro setor hoteleiro, a lavanderia deverá ter pessoal especializado para operar as máquinas e efetuar o processo de lavagem e preparação das roupas. Os principais cargos são:

  • Governanta assistente de lavanderia
  • Chefe de lavanderia
  • Lavadeiras, passadeiras e calandristas
  • Costureira e auxiliares de costura
  • Auxiliar de lavanderia

Cada um desses cargos requer conhecimento técnico e treinamento, mesmo que já tenham saído do quadro de funcionários existente.

Lavanderia de hotel: própria ou terceirizada?

Conforme dito, para fazer a escolha do tipo de lavanderia, é preciso que o hoteleiro faça uma análise de alguns pontos. Aqui, os principais como sendo a economia, a qualidade, o espaço e o tempo. 

Fazer esta análise inclui listar gastos com pessoal e equipamentos, além de treinamentos.

Se a escolha for por ter lavanderia própria, lembre-se que os próprios funcionários do hotel se responsabilizam por cuidar de todos os itens do enxoval de hotelaria

Nesse caso, treinar a equipe também está em foco. Além dos custos com a manutenção dos equipamentos.

Já em uma lavanderia terceirizada, os custos das máquinas e pessoal ficam a cargo da contratada. 

Muitas das lavanderias terceirizadas possuem mais processos de lavagem, mais equipamentos modernos, além de equipe especializada em exercer esses serviços com mais agilidade.

Diante disso, como fazer a escolha da sua lavanderia?

Listamos aqui alguns elementos para te auxiliar nisso:

  1. Entenda os custos: Além dos funcionários e dos equipamentos, o consumo de água e energia deve ser levado em conta no seu hotel. Planilhe isso em relação ao seu estabelecimento e depois veja orçamentos de lavanderias terceirizadas.
  2. Avalie o espaço: Se no seu estabelecimento há espaço suficiente para ter uma lavanderia própria, pergunte-se “por que não?”. Uma das vantagens de conservar esse serviço no local é que todo o enxoval vai estar sempre à mão. Mas lembre-se que uma lavanderia de hotel requer bastante espaço.
  3. Verifique a qualidade necessária: os processos de lavagem na hotelaria são extremamente importantes para manter a qualidade exigida pelo hóspede. Uma prestadora de serviços vai primar pelo melhor serviço, e no seu estabelecimento, está ao alcance da equipe oferecer boa qualidade?
  4. Pontualidade na entrega: o enxoval de um hotel, mesmo tendo peças sobressalentes, é bem contado e específico. Para decidir entre terceirizar o serviço ou fazê-lo no hotel, a questão do tempo de devolução das peças conta muito.

Planejamento e organização

Depois da sua decisão, se for por uma lavanderia própria, a organização deve ser sua parceira. 

Criar um fluxo de trabalho, ver quais recursos técnicos precisa para implementá-la, e determinar os funcionários adequados para o trabalho, por exemplo. 

O planejamento deve ser seguido à risca!

Mas se pelo contrário, a decisão for por uma lavanderia terceirizada, buscar os fornecedores do serviço na sua região é o primeiro passo

Visite os locais e prime pela qualidade dos serviços, lembre-se que é o cheirinho do seu hotel que vai estar ali no enxoval. 

A pontualidade, os cuidados com a lavagem e preço devem ser observados com bastante cuidado.

O controle das peças enviadas ao fornecedor deve ser feito, assim o enxoval se mantém em quantidade e qualidade como deve ser.

No fim das contas, ao fazer uma análise detalhada, é possível chegar a uma conclusão sobre qual lavanderia cabe melhor para o seu estabelecimento. 

Mas independente da escolha, o ponto crucial é manter uma lavanderia de excelência que agregue valor ao seu hotel.

Você também pode gostar de ler – Roupa de cama de hotel: dicas e cuidados necessários

E aí na sua hospedagem, esse serviço é terceirizado ou próprio? Compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe

2 respostas

  1. Como faço para encontrar empresas que vende máquina de lavar e seca para hotel. Seria interessante que clientes hospedin tivesse cupom de descontos em empresas parceiras (que fornece produtos para área hoteleira.

    1. Ei Jaqueline, tudo bem? Agradecemos a sua sugestão e vamos registra-la. Para encontrar empresas que vendem máquina de lavar a seco, você pode pedir indicação a outros hoteleiros da sua região ou fazer uma pesquisa no Google, outra dica bacana é sempre pesquisar a reputação da empresa no Reclame Aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.