Por que minha pousada deve ser sustentavel

Por que minha pousada deve ser sustentável?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Toda pousada ou hotel deve ser sustentável. Sustentabilidade significa – manter um empreendimento estável pelo máximo de tempo, no entanto, o conceito de sustentável é bem abrangente, já que não se associa apenas as condições financeiras da pousada, mas também envolve variáveis interdependentes, como recursos naturais, políticos, sociais e energéticas.

O termo sustentável surgiu do latim “sustentare”, e quer dizer: conservar, cuidar, favorecer e apoiar.

Grande parte dos gestores de pousadas, montam seus projetos e empreendimento, pensando no rápido retorno, isso é comum, mas, outras reflexões são válidas para o bem da própria pousada.

Na verdade, é preciso que pousadas e hotéis compreendam a necessidade do equilíbrio entre todos esses recursos, ou seja, as empresas usam os recursos sociais e naturais, pagam impostos, empregam, e ela só conseguirá ser sustentável, caso combine o retorno econômico, com suas obrigações ambientais e sociais.

Portanto, um hotel ou pousada só conseguirá crescer e se tornar uma grande marca e referência para o mercado, se souberem implementar uma vantagem competitiva diante esse contexto.

Esse engajamento vem de uma série de diferenciais e especialidades, que envolvem:

  • Qualidade dos produtos.
  • Preço.
  • Localização.
  • Ponto de vendas.
  • Estratégias administrativas e comerciais.

As pousadas que não conseguem se distinguir da concorrência, tende a ter seu crescimento limitado ou até inexistente.

O maior desafio de hotéis e pousadas está em combinar a sustentabilidade econômica a socioambiental.

Muitos empresários creem que trabalhar no sentido de melhorar a parte socioambiental da pousada, pode comprometer parte dos lucros, no entanto, a grande verdade é que ações como essa – estimulam – para que os planos estratégicos sejam mais elaborados e por meio de inovação, novas tecnologias, e atendimento diferenciado, isso resulte em um melhoramento na receita, já que é capaz de atrair e reter clientes.

Os empreendedores e gestores que apenas visam os lucros e nada além disso, verão à medida do tempo que sua receita será reduzida a médio prazo, e suas chances de sucesso comprometida.

A melhor pergunta que um gestor de pousada ou hotel pode-se fazer nesse momento é:

  • Como minha pousada pode ser melhor?
  • Qual o diferencial de minha pousada quanto aos processos de sustentabilidade, diante sua relação com a sociedade?

Aliar a sustentabilidade com o retorno financeiro, é a forma mais brilhante e inteligente para o empreendedor que deseja crescer e se fortalecer diante ao público e o mercado.

E de que formas sua pousada pode tornar-se sustentável?

1. Tenha um software adequado

Ter um software o tornará engajado em muitos sentidos. Primeiro que tem a questão da economia com impressão, que não desperdiçará papel, já que o sistema integrado, conterá todas as informações importantes e pertinentes e um sistema de backup seguro. Segundo que trará maior eficiência e produtividade, pois não haverá necessidade de preenchimentos manuais, ou inserções demoradas. As buscas pelas informações serão mil vezes mais ágeis, assim permitindo que o trabalho possa ser desenvolvido com maior segurança e rapidez.

2. Utilize equipamentos mais tecnológicos

Hoje existe muitos aparelhos que facilitam o processo de atração e fidelização de clientes, portanto, ao invés de usar papéis, informativos e folders para divulgar e atrair o público, pode-se muito bem utilizar a dinâmica do Digital Signage, que consiste em um sistema de controle e estimulação de campanhas.

Esse tipo de processo tem gerado um acréscimo muito positivo na receita e melhorado o relacionamento entre cliente e pousada.

Nos últimos 5 anos, o Brasil se expandiu sobremaneira na busca e no uso de novas tecnologias, o setor tecnológico ganhou amplo espaço. Empresas que ganharam maior destaque, foram as que souberam utilizar a digital Signage ao seu favor, esses dados foram apresentados por meio do Euromonitor Interacional.

O mercado que tem utilizado esse sistema, obteve um resultado de 44% de crescimento só no Brasil, quando usado em comparação 16,4% para a famosa América Latina, mostrando que mesmo em meio à crise, o povo continua comprando e gastando, quando estimulado da maneira certa, e é aí que entram os recursos inteligentes e estratégicos da Digital Signage!

Esse movimento, só enfatiza o quanto o uso da Digital Signage tem um DNA motivador, criativo, empreendedor e acima de todas as outras coisas, inovador, atendendo assim, as mais diversas necessidades e promovendo o alcance tão desejado pelos empresários.

Também existem outras ações de sustentabilidade, como:

  • Utilize mobília sustentável – ou seja, reciclável. Existe uma infinidade de peças lindas e a um preço bem em conta, que pode deixar sua pousada ainda mais bonita!
  • Tenha visibilidade intuitiva no campo web – em vez de desperdiçar tanto dinheiro e recursos naturais – com o papel.
  • Economize e aumente a produtividade de seus colaboradores através do telecommuting – que visa estabelecer regras de trabalho, em dias específicos da semana, a partir da própria residência – de onde o colaborador pode desenvolver algumas atividades para a pousada.

Então, está óbvio demais por quais motivos sua pousada deve ser sustentável, concorda?

Depois de todas essas considerações, o que você acha sobre o assunto? Comente e participe! Dê sua contribuição a matéria.

Sucesso, forte abraço!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: