Pixel Meta

Viajante bleisure: conheça o perfil de hóspede tendência em 2022

Tempo de leitura: 5 minutos
bleisure

No seu dia a dia, você já ouviu falar do termo viajante bleisure ou viagem bleisure

Já é sabido que  muitos dos hoteleiros não estagnam e gostam de verdade das modernidades da área, esses, possivelmente já ouviram a expressão. 

Sabemos, também, que no nicho hoteleiro, até aqueles que preferem ficar no modo de hospedagem mais conservador, precisam conhecer as tendências. 

Nem que seja para refutá-las, não é mesmo?

Isso porque ficar aquém do que acontece sobre meios de hospedagem no Brasil e no mundo, não é uma opção. 

O termo Bleisure já se configura em uma tendência mundial e, exatamente, por isso, o hoteleiro precisa se inteirar do que trata esse assunto.

Para juntar informações e entender mais sobre esse novo perfil de viajante que tende a se destacar grandemente e de que forma o seu estabelecimento vai aproveitar a tendência, leia esse artigo até o fim.

Boa leitura!

O que é Bleisure?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que significa essa expressão bleisure, já que vem se destacando e não deve passar despercebido pelos hoteleiros e donos de meios de hospedagem em geral.

Esse tipo de viajante ou forma de viajar resultou da união de dois termos bem conhecidos do mundo dos hotéis, business (negócios) e leisure (lazer), só que do inglês. 

Não importa se o seu estabelecimento é direcionado para as viagens de negócios ou para o lazer de seus hóspedes. Importa agora você ter mais esta carta na manga para aumentar os lucros do seu hotel.

E, principalmente, acompanhar as tendências mundiais do seu nicho de negócio!

Na bleisure travel o viajante corporativo alia a sua viagem de negócios com seus momentos de lazer, ele pode realizar seu compromisso profissional com eficácia, mas também, aproveitar a oportunidade para estender um pouco mais a estadia para realizar turismo local. 

Isso não é um espetáculo?

Seu estabelecimento garante o conforto para que seu cliente trabalhe com prazer e consegue manter por mais algumas diárias esse viajante para que se divirta e conheça a cidade onde seu hotel está fixado.

Vantagens e desvantagens da tendência Bleisure

Quando se sai em uma viagem corporativa é comum levar um pouco de ansiedade para fazer negócios, mas se o viajante pode juntar à viagem a possibilidade de relaxar um pouco, esse peso é diminuído. 

Por isso que, além de ser vantajoso para quem viaja a trabalho, também é benéfico para as empresas.

Há vantagens em se fazer bleisure porque deixa o viajante mais satisfeito, ele já viaja com mais energia para o trabalho, consegue ser mais produtivo por isso e voltar renovado para o trabalho.  

O bleisure permite fazer networking e isso agrega valor à carreira do viajante, do compromisso de trabalho pode ser feito um encontro posterior em algum restaurante que todos queiram conhecer e isso aumenta a rede de relacionamentos, contatos e de forma descontraída, pode acontecer de se fazer novos negócios.

Outra vantagem das empresas acolherem essa tendência é que pode atrair bons profissionais, ou seja, um chamariz para talentos. 

Também na bleisure travel os hotéis podem oferecer um serviço mais intimista, pois quase sempre as viagens de negócios são fora das temporadas.

As desvantagens também existem, mas não se configuram em algo tão grandioso que se deve fugir da tendência Bleisure.

Por exemplo, mexer na Política de Viagens Corporativas pode ser um problema para as empresas mais conservadoras. 

Mas é importante definir, de maneira clara e objetiva, quais são as responsabilidades da empresa e quais as do viajante Blaisure. 

Isso pode causar um pouco de desconforto, mas é fundamental para evitar problemas futuros.

Por que a bleisure trips está em alta

Alguns pontos podem ser atribuídos à popularização da tendência bleisure, são eles:

  • Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho: combinar trabalho e atividades pessoais como a diversão tende a resultar em maior felicidade, níveis mais baixos de estresse e valorizar as viagens corporativas.
  • Economia com custos: o viajante bleisure tem a oportunidade ideal para economizar nos custos de uma viagem que seria muito cara se a fizesse no particular. Assim, algumas pessoas, de outra forma, não poderiam desfrutar de uma viagem a um lugar mais caro, por exemplo, o façam.
  • Reserva financeira: uma vez que as despesas de viagem e acomodação são pagas pela empresa, sobra mais dinheiro para gastar em lazer. Une-se o útil ao agradável.
  • Possibilidade de levar um acompanhante: pode ser um amigo, um parceiro ou um colega, desde que esta parte não seja paga pela empresa. Isso pode ajudar a aliviar o tédio, prevenir a sensação de isolamento e ajudar no aproveitamento geral da viagem.

Para o meio de hospedagem, a bleisure trips também se configura em um casamento perfeito quando muitos viajantes a negócios retornam ao hotel ou pousada repetidamente ou pelo menos mais de uma vez.

Por que as empresas devem incentivar o bleisure turism

O hoteleiro que conseguir formar parcerias com as empresas vai se sobressair nesse cenário. 

Para o meio de hospedagem é garantia da taxa de ocupação se estender e para as empresas que oferecem essa possibilidade aos seus viajantes é uma forma de elevar a satisfação, sem qualquer ônus.

O funcionário que sai para uma viagem corporativa e consegue aliar um pouco de descontração e turismo de lazer, percebe isso como um benefício.

 Assim, a empresa que oferece essa prática, pode proporcionar melhorias no desempenho profissional.

No cenário brasileiro já é praticado o bleisure há alguns anos, no entanto há resistência por parte das  empresas mais conservadoras. 

Isso é normal, pois envolve uma mudança nas políticas internas organizacionais

Mesmo assim, as empresas nacionais precisam de uma visão mais contemporânea e flexível para a implementação dessa tendência, principalmente porque isso já é uma realidade e a realidade não se descarta.

Como preparar o seu estabelecimento para receber os viajantes bleisure

Uma pesquisa da Expedia Group – empresa de viagens e tecnologia norte-americana, sediada em Seattle- aponta que os principais fatores que influenciam uma viagem bleisure são: um destino interessante (66%), os custos adicionais envolvidos com o prolongamento da viagem (59%) e a proximidade da viagem do fim de semana (51%).

Diante disso e da averiguação se seu estabelecimento encontra-se em um local turístico, praias, restaurantes e possui clima agradável, também importa. 

Grandes eventos, como festivais, eventos culturais, eventos esportivos e concertos de música também são um fator enorme na escolha do local para fazer uma viagem bleisure.

5 dicas para preparar sua hospedagem para a tendência bleisure

Nesse sentido, confira algumas dicas valiosas que tornarão a sua hospedagem apta a receber este público:

  1.  Invista na tecnologia do hotel: esses viajantes procuram por hotéis que usam a tecnologia para facilitar a vida deles e tornar as viagens mais fáceis. Um exemplo pode ser os aplicativos de smartphones que evitam o contato no check in.
  2. A internet deve ser estável e bastante veloz: é sabido que a bleisure travel é inicialmente para fazer negócios, ou seja, para trabalhar. Então proporcionar ao hóspede uma super internet vai auxiliá-lo em trabalhar rápido.
  3. Tenha os parceiros certos: as agências que se especializaram em viagens corporativas serão a parceria que vai trazer o tipo de hóspede que você procura. Esses agentes de viagens sabem organizar viagens de negócios com a junção da diversão e lazer para seus clientes.
  4.  Invista em uma lista de recomendações: conheça os locais que podem ser recomendados pelo seu estabelecimento e  promova alguma campanha conjunta para a visitação de museus na área ou ingressos para o teatro local.
  5.  Crie um chamariz para o bleisure travel: ofereça algum brinde ou desconto para as estadias extras. Crie pacotes específicos para esse tipo de uso do seu estabelecimento.

E aí na sua hospedagem, o Bleisure já é uma realidade? Compartilhe nos comentários como lida com essa tendência e ajude mais hoteleiros por aqui.

Leia também: O que é day use?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.