Pixel Meta

Psicologia das cores: como despertar os melhores sentimentos no seu hóspede

Tempo de leitura: 3 minutos
psicologia das cores na hotelaria

Quando fala-se sobre a decoração de um hotel ou pousada logo vem em mente móveis, tapetes, cortinas, quadros e outros materiais que compõem o espaço para deixá-lo mais aconchegante e atraente.

Mas, você já parou para pensar que as cores escolhidas também desempenham um papel fundamental na composição do ambiente através da psicologia das cores?

Entenda abaixo como despertar os melhores sentimentos no seu hóspede utilizando a psicologia das cores.

Cada tonalidade causa um efeito sobre a percepção humana sendo eles simbólico, associativo, sinestésico e emocional.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre as reações e associações causadas pelas cores.

As cores primárias

Azul: É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranqüilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança, paz de espírito, frescor, higiene e limpeza.

Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

Amarelo: Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.

Secundárias, terciárias e outras

Branco: Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.

Preto: Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.

Cinza: Transmite neutralidade, serenidade, sabedoria, estabilidade e descrição. É associada à cor das metrópoles. Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio.

Rosa: Cor que sugere feminilidade e afeição. De característica doce, romântica e fraterna transmite beleza e compaixão.

Marrom: Ela representa disciplina, constância e sobriedade. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Transmite sensatez, conforto, organização, estabilidade, confiança e simplicidade, já que remete à cor da Terra.

Bege: É uma cor que transmite calma e passividade. Está associado à melancolia e ao clássico.

Laranja: É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada ao equilíbrio de emoções.

Verde: Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos à cor verde. Também é relaxante.

Cada cliente interage com os ambientes de forma diferente, por isso quando um estabelecimento está sendo projetado ou está em reformas, o arquiteto ou designer de interiores traz sugestões de como proporcionar o bem-estar e o conforto necessários para cada segmento.

Leia mais – Projeto de pousada: 6 erros comuns e como evitá-lo

Como combinar as cores

O círculo monocromático é utilizado pelos profissionais de moda e decoração para orientar a combinação de cores análogas e complementares.

Ele pode ser facilmente interpretado e utilizado para proporcionar harmonia na decoração do seu ambiente.

O círculo pode orientar desde a combinação das cores das paredes até as cores dos objetos e enxovais.

Círculo monocromático

De acordo com estudos da neuropsicologia, é comprovado que ambientes sem estímulos causam inquietação, irritabilidade, dificuldade de concentração e perturbações.

Geralmente esses espaços possuem cores claras, monocromáticas, tons fracos e pouco contraste de cores.

Ambientes repletos de estímulos – normalmente cores fortes e muito contrastantes – causam confusão, aumento da pressão arterial e da tensão muscular.

Por isso, é importante pensar na paleta de cores de acordo com o tipo de atmosfera que pretende-se criar, a fim de evitar exageros de cores e texturas que podem poluir e confundir o ambiente, atentando-se ao estado psicológico que o usuário deseja alcançar.

Normalmente as cores aplicadas em hotéis e pousadas não possuem grandes contrastes, mas sim, cores pastéis que tem como objetivo acalmar e tranquilizar os hóspedes.

Alguns estabelecimentos podem optar por utilizar tons mais quentes e alegres em acomodações perto da praia, tons neutros e equilibrados quando estão próximos ao campo e cores que estimulam disciplina, obediência e responsabilidade em quartos com localização urbana, por exemplo.

A psicologia das cores desempenha um papel fundamental para despertar os sentimentos no seu hóspede. A cor pode criar um clima, atrair a atenção, fazer uma declaração, criar um ambiente de elegância, simpatia ou tranquilidade, mas desde que utilizada de forma eficaz, por isso, a decisão sobre a cor que seu hotel adotará é importantíssima pois, ela tem um poderoso impacto psicológico.

Utilize desse artifício para influenciar seus consumidores!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.