Pixel Meta

Retrofit hoteleiro: você sabe o que é?

Tempo de leitura: 3 minutos
retrofit-hoteleiro

Retrofit significa reformar, no sentido de customizar, adaptar e melhorar equipamentos de um edifício. Na hotelaria, seria como uma renovação no meio de hospedagem para aumentar o conforto e a vida útil do empreendimento, mas preservando as características únicas e a história do hotel.

Sendo assim, é importante que o retrofit hoteleiro seja muito bem planejado para garantir as melhorias e não gerar reclamações de hóspedes durante a obra.

Confira ao longo do artigo algumas dicas que podem te ajudar no planejamento e também na execução destas reformas na sua hospedagem.

Planejamento do retrofit hoteleiro

O objetivo do retrofit hoteleiro é agregar valor ao seu meio de hospedagem. Por isso, durante a realização dele é interessante incorporar tecnologias e materiais de boa qualidade. Isso exige a elaboração de um planejamento detalhado com prazos, equipamentos, materiais, mão de obra, e também, o investimento financeiro previsto.

Então, o primeiro passo é fazer uma avaliação geral de tudo que precisa ser renovado e tudo que necessita ser trocado por algo novo. Ampliações de ambientes e criação de novas áreas também devem entrar no planejamento. Como por exemplo, ampliar a área de lazer para crianças ou implantar uma piscina para atrair mais famílias.

Com a lista de tudo que precisa ser renovado/trocado em mãos, você pode iniciar os orçamentos para estimar o valor total do investimento financeiro necessário. O ideal é usar capital próprio que tenha sido reservado para esse fim, e se necessário, considere a opção de fazer um financiamento, desde que ele caiba no orçamento do seu negócio.

Leia também: 5 dicas para uma gestão financeira campeã em sua pousada

Se no momento não for viável realizar todas as mudanças que deseja, tudo bem. Priorize aquelas relacionadas à segurança dos hóspedes, funcionários, segurança do empreendimento e segurança alimentar.

Quando realizar a reforma

Se existe a necessidade de realizar alguma reforma que pode incomodar os hóspedes, o recomendado é que ela seja efetuada na baixa temporada, quando será mais fácil acompanhar as obras e assegurar que tudo corra como planejado.

Além disso, para evitar chateações desnecessárias, não esqueça de manter os hóspedes e funcionários informados diariamente sobre os reparos que estão sendo realizados no hotel.

Caso a obra seja de grande proporção, avalie a possibilidade de fechar o hotel por alguns dias. Leve sempre em consideração a experiência do hóspede, pois se a estada dele for ruim, isso pode prejudicar a reputação do seu hotel.

Contrate uma empresa especializada em retrofit hoteleiro

Se você possui capital próprio para realizar todas as reformas necessárias no seu hotel, uma boa opção é contratar uma empresa especializada em retrofit. O custo certamente não será baixo, porém lhe poupará bastante trabalho.

A empresa geralmente é formada por engenheiros e arquitetos que realizam todo o planejamento e execução da obra. Além disso, existem empresas especializadas em retrofit hoteleiro, o que torna o processo ainda mais ágil.

Veja alguns serviços que empresas especializadas podem oferecer:

  • Análise das deficiências;
  • Levantamento das necessidades de modernização;
  • Realização do projeto de arquitetura;
  • Análise da concorrência;
  • Cronograma de implantação;
  • Administração de compras;
  • Coordenação e vistorias.

Divulgação para o mercado

Ao longo da reforma, utilize as redes sociais para manter seus clientes informados e também para demonstrar sua preocupação em trazer melhorias para o meio de hospedagem.

Algumas pessoas gostam, inclusive, de acompanhar a obra e você pode incentivar a interação deles durante o período da reforma para que possam até participar da escolha de alguns itens. Por que não?

E assim que estiver tudo pronto, contrate um profissional para tirar boas fotos e atualize seu site e canais de vendas com as melhorias.  Além disso, os vídeos curtos nas redes sociais também são excelentes meios para você divulgar os novos ambientes com mais detalhes. Você pode unir isso a uma promoção especial para despertar o desejo nas pessoas de visitarem o seu meio de hospedagem.

Complemente sua leitura:

Comente aqui embaixo o que você achou deste artigo? O retrofit hoteleiro parece ser uma boa opção para seu hotel? 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.