Pixel Meta

Projeto de hotelaria: do planejamento à execução prática

Tempo de leitura: 5 minutos
projeto-de-hotelaria

A hotelaria é participante da vida da maioria das pessoas. Esse é o setor incumbido por entregar os serviços básicos e necessários de hospedagem para aqueles que transitam pelo mundo, seja em viagens a lazer ou negócios. Por isso, o projeto de hotelaria se torna tão importante, pois é ele quem vai ditar a organização, e consequentemente, a eficiência do hotel, pousada e afins.

Dessa forma, no que diz respeito ao viajante ou turista, ele deseja viver a melhor experiência possível em sua hospedagem, e isso envolve muitos fatores.

Neste artigo, o desejo é trazer esclarecimentos acerca do projeto de hotelaria e por esse motivo, as informações estão voltadas para os hoteleiros ou futuros hoteleiros.

De antemão, é necessário ter claro que todo empreendimento traz em seu cerne um sonho, que é o combustível indispensável para dar o início. Sobretudo, para se dar conta de fazer um projeto de hotelaria bem legal, além desse combustível citado, motivação e persistência são fundamentais.

Aqui neste artigo você vai entender pontos fundamentais para dar continuidade ao seu sonho. São eles:

  • O que é um projeto de hotelaria;
  • Quais são as etapas do projeto;
  • Principais detalhes de um projeto de hotelaria

E verá tudo isso de uma forma bem direta, sem enrolação. Capricha na leitura e saia dela com muito mais conhecimento.

O que é um projeto de hotelaria?

Antes de qualquer coisa, pode-se se perguntar o que significa a palavra projeto.

Uma definição do dicionário diz que projeto “é a descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.”

Isso é a significação correta, tirando o glamour do sonho ou a sacada da oportunidade financeira. Pode-se dizer que o projeto vai trazê-lo para a realidade.

O projeto tem a finalidade de transformar o seu sonho em realidade com o intuito de fazer com que o hotel sonhado tenha sucesso econômico, De um lado, atende às expectativas do empreendedor e do seu sonho e de outro cumpre sua função social, gerando riquezas, criando empregos e trazendo satisfação aos hóspedes.

Todos querem que seu hotel seja assim: traga sucesso financeiro ao proprietário e proporcione uma experiência encantadora aos clientes.

Então, fazer o projeto real é o passo primeiro. Ou seja, é tirar do imaginário e transformar em algo possível, palpável. O detalhamento exposto no papel dá a dimensão real das possibilidades e a partir daí, as modificações necessárias podem ser discutidas e acertadas com os envolvidos no empreendimento.

Quais são as etapas do projeto de hotelaria?

Essa é parte em que o empreendedor se mune de conhecimento e documenta todo o processo de abertura do seu estabelecimento.

Mas também é a parte da mão na massa, pois seu empreendimento será construído ou vai adquirir as características que o hoteleiro sonhou para ele.

O projeto de hotelaria deve abarcar todas as informações necessárias para que o hoteleiro tenha clareza em sua tomada de decisão. Aqui, você poderá assimilar um roteiro com as etapas desse projeto:

1 – Estude as tendências de mercado

Você precisa saber sobre como o mercado hoteleiro da sua região se comporta. Qual a quantidade de estabelecimentos que existe, que movimento eles possuem, qual o tipo de público e o valor médio que cada hóspede paga.

Dessa forma, você pode desenhar o que deseja para o seu estabelecimento.

Confira abaixo o episódio do Hospedin Break com as principais tendências de 2021!

2 – Saiba dos objetivos empresariais

Você precisa visualizar seu empreendimento no longo prazo e fazer perguntas como:

Quais as diretrizes que você irá priorizar, tais como prazos e taxas de retorno do investimento? Qual a imagem que você deseja para seu hotel, como ele será lembrado?

Deve ser feita também, a política de recursos humanos e a estimativa de pessoal necessária à sua movimentação.

Para facilitar esse processo, o desenvolvimento da Matriz SWOT pode ajudar muito. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira o vídeo abaixo!

3 – Conheça o perfil do seu estabelecimento e do seu hóspede

É preciso definir se, na área hoteleira, você vai investir no turismo da sua cidade, na faixa etária das pessoas, no estilo pessoal deles – se aqueles que buscarem seu estabelecimento serão pessoas mais extrovertidas ou introvertidas – isso implica em pensar no silêncio ou no agito do lugar.

Enumere no seu projeto de hotelaria todas as possibilidades sobre o perfil de clientes e de pousada que você deseja alcançar.

4 – Observe se é preciso investir em sinalização nova

Isso quer dizer que se o local escolhido para seu estabelecimento for urbano, será utilizado menos recurso financeiro para orientar seu cliente a te encontrar. Diferente de um estabelecimento em meio a natureza que requer investimento maior para fazer chegar o seu cliente até o local. Lembre-se de incluir isso no projeto de hotelaria.

5 – Pense na personalização da experiência para seu hóspede

Um dos grandes diferenciais dos hotéis de hoje em dia é oferecer experiências memoráveis aos seus hóspedes, mais do que oferecer comodidades e serviços. Por esse motivo, pense na arquitetura dos quartos, levando em conta a modernidade atual e os aparatos tecnológicos que também podem atrair os clientes.

6 – Defina o nível do seu hotel

Existe um conceito de mini e micros espaço e isso tem agradado aos clientes, principalmente em relação às novas gerações. Por isso, é tão importante pensar no nível do hotel, se será mais clean, rebuscado, luxuoso ou simples. Pense no seu público e coloque no projeto de hotelaria.

7 – Entenda a viabilidade econômica

Aqui se tem algo bem realista: seu hotel vai gerar lucro? Ele será capaz de produzir o retorno dos investimentos que se pretende realizar?

Para o hotel ser rentável deve-se pensar na capacidade de ele gerar recursos superiores aos investimentos nele realizados.

8 – Aprofunde-se na Legislação e nos Impostos

A ajuda de um contador aqui é muito importante. É preciso fazer uma estimativa de tudo que se vai gastar com os impostos que incidirão sobre o seu negócio. O conhecimento da legislação também é fundamental para viabilizar o seu projeto de hotelaria e não trazer surpresas.

9 – Separe os recursos financeiros

Parte desses recursos tem que ser para construir o hotel, ou fazer uma reforma, o importante é deixá-lo em funcionamento. A outra parte tem que ser pensada para sustentar a operação. Liste tudo o que for necessário para a construção e não deixe nada de fora para evitar surpresas.  Quando pensar nos recursos financeiros para a manutenção do estabelecimento, faça o mesmo. Listar e ter conhecimento de tudo são de suma importância para você.

banner-divulgacao-ebook-guia-da-gestao-financeira

10 – Não misture o que é do pessoal do que é da empresa

Um dos custos operacionais mensais deve ser o seu pró-labore. Você deve ser pago pela dedicação ao seu empreendimento, mas não deve misturar o retorno dele com suas contas pessoais. Grava essa dica!

Principais detalhes de um projeto de hotelaria

O seu sonho, ou até mesmo a sua grande oportunidade financeira, de possuir um hotel, pousada, hospedaria ou algo semelhante, para se realizar e trazer benefícios, precisa se apegar a alguns detalhes do projeto.

Todos os detalhes são importantes, desde a escolha do local até a contratação do pessoal e abertura do estabelecimento. Isso envolve falar com os profissionais certos, como engenheiros, arquitetos, jardineiros e ter bem claro o projeto inteiro, do início ao fim.

Mas, mesmo dando conta de todos esses pormenores, os detalhes que devem ficar sob seu olhar mais atento dizem respeito ao risco do negócio. Isso porque não se pode ignorar esse item, uma vez que todo negócio envolve riscos.

Assim, no seu projeto de hotelaria isso deve ser bem estudado. Esteja atento aos seguintes questionamentos: Você terá disponível um capital de giro para a manutenção do hotel? A equipe que representará o nome do seu estabelecimento é qualificada? Você já fez as contas das despesas fixas? A localização do seu hotel facilita ou dificulta o movimento das pessoas? As grandes redes hoteleiras impactam o seu negócio? Seu hotel terá movimento o ano inteiro, ou depende de alguma estação do ano?

São muitos questionamentos, não é mesmo?

Mas pode ficar tranquilo, pois ao pegar todas essas informações e as colocar em prática você poderá tirar seu projeto de hotelaria do campo dos sonhos.

Você se tornará um realizador!

Conta aqui nos comentários se essas dicas te encorajaram a pôr as mãos na obra? E, ainda, você já está desenhando o seu projeto de hotelaria?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.