Pixel Meta

Passo a passo para definir o seu hóspede ideal

Tempo de leitura: 5 minutos
hospede-ideal

O aumento das reservas no seu estabelecimento e consequentemente, aumento da receita, se liga diretamente ao seu conhecimento sobre o seu hóspede ideal.

Um dos problemas mais recorrentes entre os meios de hospedagem é de não saberem para quem vende. Dessa forma, não tem definido um público e não conseguem se comunicar com os clientes em potencial.

Infelizmente isso faz com que se perca muitos recursos com marketing, desperdiça mão-de-obra porque é um esforço sem retorno e toda a comunicação feita com as pessoas não surte o resultado que se espera.

Diante disso, é preciso compreender e reconhecer quem é o hóspede ideal para o seu hotel. Para isso, nesse artigo, você vai ver o conceito de hóspede ideal, as diferenças entre persona e público-alvo e como proceder para definir esse perfil para o seu estabelecimento e usufruir das vantagens.

Boa leitura!

O que é um hóspede ideal?

Tentar atingir todos os públicos para usar os serviços do seu hotel é um erro. O que realmente dá resultado é focar em um determinado grupo e se comunicar verdadeiramente com ele. Assim, tem-se o que é o hóspede ideal.

O hóspede ideal para o seu hotel é aquele que vai viver a experiência de cliente mais incrível no seu estabelecimento. 

Isso quer dizer que para definir o hóspede ideal o seu hotel deve ter o serviço claramente desenvolvido, ou seja, para que serve o seu estabelecimento. 

Em um hotel que o serviço é voltado para o empresariado, não faz sentido ser procurado por um casal em lua de mel. Assim como em um hotel que oferece serviço de spa, não é procurado por viajantes que só precisam passar a noite.

Assim, o seu hóspede ideal é aquele que se identifica com os serviços prestados, que pode ter os desejos e anseios supridos pelo seu estabelecimento e, ainda assim, para além do básico, se encantar com o atendimento recebido.

Diferença entre público-alvo e persona

Hoje, nos meios digitais se fala muito em persona como o grupo para o qual a empresa se dirige. No setor hoteleiro isso importa também, pois ao “nichar” o seu público, deve-se saber diferenciar o que é público-alvo e o que é persona. É assim que as ações de marketing serão mais certeiras e eficientes.

Leia mais: Aprenda a criar ofertas personalizadas para os hóspedes

O público-alvo é uma generalização utilizada muito para atingir o público com propagandas direcionadas. 

Para isso, importava saber sobre o gênero, a idade, local de origem, dedicação profissional, qual o grau de instrução e o estado civil. Eram informações básicas para identificar aquela fatia de consumidores que frequentam um determinado estabelecimento.

O conceito de persona vai além porque essas informações básicas sobre o público-alvo requerem mais aprofundamento nos desejos e anseios das pessoas para criar a melhor experiência possível. 

Além disso, conhecer o perfil de suas viagens, os desafios e os interesses pessoais agregam valor a experiência oferecida e com isso tem-se a persona que procura o seu hotel. 

Em tempos de mídias sociais, vê-se que o encantamento do cliente tomou uma proporção maior do que em qualquer época.

Como identificar o hóspede ideal?

Primeiro passo é humanizar esse processo, faça-o como se fosse para você, mesmo que utilize indicadores mais técnicos, nunca deixe de pensar no que mais seria encantador. 

Assim, também use de empatia para poder descobrir qual é o seu hóspede ideal.

Os requisitos de hospitalidade e respeito são unânimes para qualquer público, isso já deve estar pré-definido. 

Então para identificar o seu nicho, pode fazer pesquisas nas fichas de check-in e utilizar aquelas informações ou fazer uma pesquisa externa também.

Procure saber sobre o perfil geral como a profissão, a idade, o gênero, sobre a família e a quantidade de filhos. 

No perfil profissional questione sobre a formação acadêmica, a média salarial e as profissões. 

Não esqueça do perfil de interesses, iniciando pelo local de moradia, os hobbies, os interesses, principalmente quais os valores de que não abre mão.

Por fim, é muito importante definir o hóspede ideal, qual o perfil viajante da pessoa. As viagens são de lazer ou a negócios, o seu viajante gosta de turismo ou é aquele que quer mesmo é descansar?

E sobre as experiências que gostaria de vivenciar durante a sua estadia, isso como uma das partes mais reveladoras para a delimitação do público.

Por que criar o perfil de hóspede?

A verdade é que talvez o seu hotel perceba a necessidade de definir mais de um perfil de Hóspede Ideal. 

Isso porque os hotéis possuem um nicho de clientes em sua maioria, ou seja, possuem um público principal, mas isso não exclui a vinda de vários outros públicos para o seu estabelecimento. E é nesse sentido que é importante verificar como é o cliente ideal para a semana e qual o cliente ideal para o fim de semana, por exemplo.

Criando esses perfis, o setor de marketing e vendas tem mais clareza de suas ações e, consequentemente, mais segurança para oferecer os serviços de hospedagem e A&B (alimentos e bebidas) ao público escolhido.

Outra vantagem em se saber sobre o hóspede ideal é atacar diretamente os canais e meios que você utiliza para se comunicar. Dessa forma, não se desperdiça tempo nessa busca, pois conhecendo o público, seu estabelecimento vai saber onde encontrá-lo.

E, mais satisfatório, você por conhecer seu hóspede ideal consegue fidelizá-lo, pois o conhece e vai agradá-lo com certeza.

 A conexão será construída e mantida entre o hotel e o hóspede, com isso ele se torna uma pessoa satisfeita que pode até fazer indicações do seu estabelecimento.

Tipos de hóspedes: identifique o seu

Aqui se apresentam alguns tipos mais comuns de hóspedes, verifique quais estão presentes no seu negócio e crie a abordagem e estratégia certas para obter os melhores resultados!

1- Turista sustentável

São conscientes sobre o meio ambiente e seu uso, por isso espera do meio de hospedagem ligação com a sustentabilidade. Coleta seletiva, redução do uso de energia e reaproveitamento de água são ideias bem-vindas para eles.

2- Nômade digital

Lugar fixo não é o que procura esse profissional, já que sua ocupação favorece que trabalhe de qualquer lugar tendo apenas um computador e sinal de wi-fi em mãos. Esse hóspede quer aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer e, por isso, um sinal de internet lento pode incomodá-lo muito.

3- Turista em férias

Suas viagens são poucas porque devem coincidir com férias e licenças de trabalho. Esse hóspede viaja acompanhado, seja por amigos ou família. Por ter programado as férias, esse turista já sabe o que esperar do hotel, mas ter um itinerário dos melhores locais para visita pode surpreendê-lo.

4- O Bleisure

É o turista de negócios! As viagens são para resolver as demandas do trabalho. Como geralmente é a empresa que paga as despesas, o viajante bleisure preocupa-se menos com os valores da hospedagem. A dica aqui é a indicação dos melhores locais para fazer reuniões que juntem os negócios com o lazer.

5- Turista aposentado

Essas pessoas viajam em grupos ou em casal e trazem uma ótima oportunidade de oferecer pacotes mais elaborados. Eles buscam conforto nas suas acomodações e podem optar entre hotéis ou pousadas, mas os fatores mais importantes são as instalações e a acessibilidade.

6- O mochileiro

O preço em conta pelo qual procuram se compensa pelas vezes que viajam, pois fazem isso mais de uma vez ao ano. O que caracteriza mais fortemente esse viajante é a busca sempre por lugares diferentes. Ao trabalhar com diárias econômicas o hotel pode ter esse hóspede como uma pessoa que vai indicar a hospedagem para seus amigos.

Conhecer o perfil do seu hóspede e a persona que vai atender realmente é uma das estratégias mais utilizadas para expansão das reservas. As informações devem ser precisas e realistas para criar a abordagem correta para cada uma delas.

Você concorda que ter o hóspede ideal torna sua vida mais fácil para criar estratégias de preço, as experiências que vai conquistá-los e a comunicação certa no marketing?

Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.