4 tendências de Marketing Hoteleiro em 2022

Tempo de leitura: 3 minutos
tendencias-marketing-hoteleiro

Por: Marta Poggi

As tendências do marketing hoteleiro digital mudam constantemente, não em função do surgimento de novas mídias e formatos de conteúdo, mas principalmente devido a novos comportamentos do consumidor.

Sabemos que não é fácil acompanhar o ritmo das mudanças ultimamente, então apresento 4 tendências de marketing hoteleiro, com intuito de colaborar com o desenho da sua estratégia de marketing digital.

4 tendências de Marketing Hoteleiro para 2022

1. Venda direta como principal canal

A venda direta tem sido o principal canal, desde 2020, para a grande maioria dos hotéis, felizmente. Essa tendência foi vista em diversos países e em todos os mercados da América Latina. 

O contato direto do cliente com o hotel gera mais confiança e segurança.

Assim, essa tendência continua em 2022 e os hotéis têm a oportunidade de aumentar suas margens, aumentando as vendas sem os custos de intermediação.

Para atingir essa meta, é necessário criar um bom plano de marketing digital, garantindo presença online, utilizando as ferramentas certas para atrair o cliente ideal e oferecendo facilidade para reservas online.

Baixe grátis – 10 super dicas para aumentar as reservas online

2. Mídias sociais: novidades no front

Você já deve ter percebido como os conteúdos do Instagram vêm mudando com a proliferação dos Reels. 

As redes sociais estão passando por uma verdadeira revolução em 2022, influenciadas pelo sucesso do Tik Tok

Em 2021, a rede social chinesa ultrapassou o Google como o domínio mais acessado no mundo.

O Tik Tok criou uma tendência no formato do conteúdo e as marcas que souberem adaptar sua comunicação a essa nova linguagem, vão ganhar notoriedade e engajar seus públicos.

Continuam as apostas em estratégias com influenciadores digitais, de preferência aqueles que possuem entre 10.000 e 100.000 seguidores, pois costumam ter maior engajamento com suas audiências.

O metaverso também surge para revolucionar a comunicação, pois essa mescla de mundo físico com realidade aumentada e virtual, certamente influenciarão os viajantes nas suas escolhas.

Para enfrentar todos esses novos desafios, é essencial definir uma boa estratégia nas redes sociais, para gerar conteúdo que engaja com a audiência de cada hotel e atrai o hóspede certo.

3. Adaptação dos conteúdos às buscas de voz

Cresce anualmente o número de usuários de internet que fazem busca por voz, seja no assistente do Google, Siri, Alexa ou qualquer outra. 

Assim, é fundamental que o conteúdo do seu site esteja adaptado a este novo comportamento.

Para isso, é importante ter uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) para trabalhar o posicionamento de palavras-chaves que são utilizadas no comando de voz.

Vale lembrar que o uso de voz para reservar um hotel em menos de dois minutos, usando o Google Assistant, não é nenhuma novidade e está disponível já há alguns anos. 

Mas, à medida que nos acostumamos com esse comando, teremos certa preguiça de fazer as buscas nos moldes tradicionais.

4. Reputação online: mais experiência ao cliente

Reputação online é muito mais do que gerenciar as opiniões dos hóspedes depois do check out. O que os clientes dizem sobre a sua marca no Google Meu Negócio, Booking, TripAdvisor e outras plataformas tem muito mais valor que publicidade. 

Portanto, é essencial solicitar avaliações aos hóspedes e saber gerencia-las de forma ágil e personalizada, seja agradecendo, esclarecendo determinadas situações ou levando em conta os aspectos que devem continuar a ser melhorados.

Para obter uma reputação online correta, é necessário dedicar tempo à experiência do hóspede em toda a sua jornada. 

A interação entre meio de hospedagem e cliente é uma mistura entre a comunicação, atendimento, espaço físico e qualidade dos serviços, que gera emoção ao longo de sua estadia.

Algumas ferramentas digitais podem ajudar a melhorar o grau de satisfação dos clientes, tais como chatbots, check-in online, personalização da comunicação via WhatsApp, dentre outras.

Muitos meios de hospedagem já atingiram em 2021 a mesma performance que tinham em 2019, atentos às principais tendências de marketing hoteleiro, muito esforço e dedicação para superar as dificuldades sofridas pelo setor durante a pandemia. Assim, desejo que seu hotel também alcance em 2022 resultados surpreendentes. Bom trabalho!

Conheça a Marta Poggi

Marta Poggi é palestrante internacional e mentora especializada em tendências, marketing e transformação digital no turismo. Apaixonada por inovação, é fundadora do blog  Agente no Turismo, sócia da Strategia Consultoria, mentora de startups de turismo e autora da coluna Turismo Digital, no portal Mercado & Eventos. Economista, com MBA em Marketing Estratégico, pós-graduada em Planejamento e Marketing Turístico e Mestre em Turismo, trabalha no setor de turismo há 27 anos.

Saiba mais em seu site.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.