como-montar-e-gerir-uma-pousada

Como montar e gerir uma pousada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O sonho de criar uma empresa do zero, tomar as decisões de acordo com seus valores e criar algo próprio motiva muitas pessoas a empreender.

Os desafios aparecem em qualquer nova empresa, e por isso, estudar e entender todas as particularidades da área é fundamental para garantir o sucesso do negócio.

Para montar uma pousada, o trabalho não é diferente.

Pensando em você que está em busca de informações sobre como montar e gerir uma pousada preparamos o texto abaixo. 

Confira todos os detalhes que merecem sua atenção ao construir um empreendimento hoteleiro deste tipo.


Por quê uma pousada?

Antes de mais nada é importante saber o que caracteriza uma pousada: um empreendimento mais intimista e familiar, que possui em média 30 unidades habitacionais e que não oferece todos os serviços de um hotel.

Muitas vezes, esse tipo de acomodação é escolhida por hóspedes que viajam a lazer.

Leia também: Qual a diferença entre hotel e pousada


Como montar e gerir uma pousada?

Para que uma nova empresa tenha boas chances de prosperar é fundamental colocar as ideias no papel, coletando e estruturando as principais informações de forma estratégica.

E o primeiro passo para isso é desenvolver um plano de negócios, ou seja, um documento descritivo onde serão registrados todos os detalhes sobre o funcionamento da pousada para, posteriormente, avaliar se será ou não viável abri-la.

Abaixo, separamos os principais pontos que você precisará detalhar.

  • Informações sobre o mercado e suas tendências: busque dados referentes ao mercado de turismo e hotelaria que podem trazer insights e novos conhecimentos; 
  • Principais dificuldades do setor: quais são as épocas de sazonalidade? Como está a mão de obra? Como a concorrência se comporta? As despesas estão cada vez mais elevadas? Identifique cada uma delas.
  • O perfil do seu hóspede: quem você deseja receber? Jovens, famílias, público da terceira idade, casais? Qual a idade deles? Quais são os seus hábitos e como se comportam?
  • Localização e a estrutura da pousada: é melhor construir ou arrendar? Como é o acesso ao local? Tem estacionamento? Existe poluição sonora e visual?
  • Serviços e produtos que serão oferecidos: irá ofertar apenas o básico ou oferecerá diferenciais para agregar valor? Quais produtos ou serviços incorporará no preço da diária?
  • Itens operacionais necessários: quais equipamentos terá que adquirir para cada área da pousada?
  • Investimento: quanto irá investir e terá de capital de giro para o estabelecimento? Quais são os custos fixos e variáveis?
  • Incidência de impostos e tributos: em qual tipo de empresa sua pousada está classificada? Quais impostos e taxas terá que pagar?
  • Principais órgãos e Leis regulamentadoras: para quais meios você irá recorrer quando tiver alguma dúvida sobre as atividades que executa?

Depois de levantar as informações acima, você precisa concretizar a abertura de sua pousada e neste processo existem mais detalhes que devem ser levados em conta.

Um deles é a administração, aliada fundamental na jornada de sucesso de qualquer empreendimento hoteleiro.

Seja você o responsável pela gestão da pousada ou outra pessoa que tenha os conhecimentos técnicos adequados, é essencial estar por dentro de tudo o que envolve a administração do negócio.

Aqui, separamos algumas das questões administrativas mais relevantes que você precisa se atentar na pousada:

Tenha suas metas planejadas

Como qualquer outra empresa, a pousada, precisa ter um planejamento claro sobre qual caminho irá seguir, com objetivos estratégicos, metas e plano de ação.

Os resultados só poderão ser analisados quando identificados, por isso, documente todos os passos e acompanhe a execução das ações.

Além de ser um norte para a empresa, evita que você seja surpreendido por imprevistos.


Dê atenção ao financeiro

O departamento financeiro é o coração do negócio. 

É nele que se maximiza os rendimentos da empresa, além de ser o responsável por controlar o caixa da pousada.

Por isso, o profissional que irá assumir esse cargo deverá ter conhecimentos técnicos específicos e muita dedicação. 

Mantenha as compras organizadas

Administrar a demanda de compras e fazê-las corretamente evita que sua pousada fique sem itens importantes a disposição dos hóspedes ou que você mantenha um estoque sem necessidade e com risco de perdas. 

Ter uma área exclusiva para esse assunto ajuda a identificar o melhor momento para comprar e a quantidade dependendo de cada situação.


Divulgue a sua pousada

De nada adianta ter um estabelecimento repleto de diferenciais se você não saber vendê-lo. 

As áreas de Vendas e Marketing tem um papel fundamental nisso: através de estratégias bem definidas, ambas ajudam a fortalecer a marca, conquistar e fidelizar os hóspedes e explorar os seus diferenciais perante aos concorrentes.


Áreas da gestão hoteleira e as especificidades

É essencial saber quais são as áreas que compõem um serviço de hospedagem e os processos operacionais de cada uma.

Só assim você poderá garantir a qualidade no atendimento aos hóspedes através da padronização dos serviços. 

As Unidades Gerenciais Básicas (UGBs) englobam Hospedagem (recepção, reservas e governança); Lazer e eventos (eventos e recreação) e A&B (restaurante, copa, cozinha e bar).

Tudo isso precisa ser levado em consideração principalmente pelo fato de que uma única pessoa não consegue executar todas as atividades. 

Tenha profissionais confiáveis e capacitados ao seu lado e lembre-se de delegar as funções para ter sucesso em cada área.


Você tem perfil para montar e gerir uma pousada?

Analisando todos os itens que listamos, chegou a hora da nossa última observação: você tem as habilidades necessárias que esse tipo de empreendimento exige?

Ser líder e influenciar pelo exemplo, ser uma pessoa organizada, comunicativa, que tem facilidade em lidar com o público, flexível, persistente e claro, que gosta de turismo e hotelaria são algumas delas.

Por mais que seja um sonho, nem todo mundo tem perfil para empreender.

Mesmo que você, dono(a) da pousada, não execute todas as atividades, é preciso conhecê-las para gerenciar o estabelecimento. 

O mercado tem seus desafios e você deve estar preparado para enfrentá-los.

Além de analisar cada ponto citado, vale lembrar que todas as medidas adotadas precisam ser avaliadas constantemente.

Conhecer os indicadores de resultado da sua pousada é fundamental para tomar as decisões mais adequadas e melhorar o negócio.

Neste artigo separamos os principais indicadores hoteleiros que você deve medir periodicamente.

Montar e gerir uma pousada não é uma tarefa simples e se mal feita, pode arruinar o funcionamento do negócio.

Dedicação e muito estudo fazem parte da realidade de quem quer empreender e colher bons resultados nesta área.

Para ajudá-lo a obter mais informações e se sentir preparado para dar esse grande passo que é montar e gerir uma empresa, baixe agora mesmo o eBook Como montar uma pousada.

como-montar-uma-pousada

Nele, você encontrará uma planilha completa para montar seu próprio plano de negócio. Além disso, falamos detalhadamente sobre os procedimentos legais de como abrir uma pousada

E ainda damos dicas sobre gestão financeira, marketing, tecnologia para o setor hoteleiro e muito mais. Baixe agora mesmo!

Aproveite para conta pra gente aqui nos comentários sobre os planos de montar a sua pousada.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Administração Hoteleira
Gerenciamento de Hotel: como o Hospedin pode ajudar o hoteleiro nessa missão

A gente sabe que um hotel tem várias rotinas no seu dia a dia, como por exemplo, recepção,...

Fechar