pousada-ecológica

Pousada ecológica: um tipo de hospedagem conectada com a natureza

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Que o Brasil é composto por uma biodiversidade imensa todos já sabem. De norte a sul, o país conta com verdadeiros refúgios naturais que conquistam mais visitantes a cada ano.

E para receber tantos turistas interessados em estreitar os laços com a natureza, muitos meios de hospedagem já perceberam essa demanda. As pousadas ecológicas são uma delas. 

Se este conceito parece novo para você, confira o texto abaixo e entenda a importância deste tipo de estabelecimento.

O que é uma pousada ecológica

Considerada um novo conceito de meio de hospedagem, a pousada ecológica está ligada diretamente ao ecoturismo.

Esse tipo de estabelecimento deve estar obrigatoriamente situado em regiões onde é possível ter contato com a natureza e toda sua estrutura deve obedecer as práticas de responsabilidade social e ambiental. 

Graças a esses pilares, a pousada ecológica tem um papel fundamental na mobilização sobre a proteção do meio ambiente – especialmente neste momento em que diversos locais estão ameaçados ao redor do mundo devido às questões climáticas.

Leia também: Dicas de sustentabilidade para hotéis

Pousada ecológica: diferente de outras hospedagens

Diferente de meios de hospedagem convencionais, as pousadas ecológicas estão afastadas de centros urbanos e muitas podem estar, inclusive, dentro de reservas naturais ou até mesmo localizadas entre montanhas, cânions, próximas de cachoeiras, rios, lagoas, matas, mangues, piscinas naturais dentro de fazendas e etc. Nelas, os hóspedes têm contato direto com a fauna e flora do local.

Nesses estabelecimentos, a arquitetura, decoração, alimentação e toda a prestação de serviços devem estar alinhados à responsabilidade ambiental e a realidade do local onde está inserida, utilizando os recursos disponíveis e conscientizando os hóspedes sobre as questões que envolvem o meio ambiente.

Você também pode se interessar por – A onda do turismo rural: o que fazer para aproveitar esse momento?

Pousada ecológica e o crescimento por sua demanda

Além de ser uma alternativa para pessoas que moram em grandes centros e desejam se desligar de uma rotina cansativa, a pousada ecológica é um excelente refúgio para quem deseja explorar locais pouco convencionais que muitas vezes estão fora das rotas consideradas pontos turísticos.

Além disso, com a pandemia do Coronavírus, a quarentena e as restrições de viagem,  locais em meio a natureza trazem uma sensação maior de segurança. O autocuidado, a vida mais simples e as escolhas mais sustentáveis também motivam as pessoas a procurar por destinos que se encaixem nesta nova forma de viver.  

A procura por este tipo de hospedagem tem crescido tanto que o Tripadvisor lançou o programa EcoLíderes, no qual lista os meios de hospedagem ecológicos mais econômicos até os mais luxuosos. 

Os EcoLíderes recebem um selo Bronze, Prata, Ouro ou Platina. Quanto mais alto o nível, maior é o impacto das práticas sustentáveis do estabelecimento.

Saiba mais – Práticas sustentáveis na hotelaria: o que você já sabe sobre esse tema?

Como você pode aproveitar essa tendência

A primeira coisa que deve ser levada em consideração é: seu hotel ou pousada está próximo de uma região natural, que possa oferecer atividades em meio à natureza?

Pense também em como utilizar os recursos de formas mais inteligente: adotando o reuso de toalhas, investindo em energia solar, utilizando lâmpadas com sensores de movimento para evitar desperdício de energia, trabalhando com fornecedores locais, respeitando a sazonalidade dos alimentos, evitando embalagens plásticas e que agridam o meio ambiente, entre outras.

Confira – Modelos de pousadas para se inspirar

Fazer parcerias com parques, reservas locais e outros locais que tenham passeios de barco, ao ar livre, trilhas e campings por exemplo, pode ser um excelente atrativo. 

Lembre-se também de como os hóspedes chegarão até os locais e ofereça alternativas como bicicletas que são menos poluentes ou ônibus, que transportam mais pessoas do que um carro.

Sua região conta com artistas locais, feiras de artesanatos, hortas comunitárias e iniciativas sustentáveis? Você pode montar uma agenda de atividades e fazer com que o hóspede vivencie essas experiências.

Essas são algumas das premissas que uma pousada ecológica precisa cumprir para se enquadrar na categoria. E você, como seu estabelecimento também pode se adequar? Compartilhe com a gente nos comentários.

Aproveite para complementar sua leitura com esta Live gravada: Por que a sustentabilidade hoteleira é importante para o seu negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: