Pixel Meta

Pousada ecológica: um tipo de hospedagem conectada com a natureza

Tempo de leitura: 3 minutos
pousada-ecológica

Que o Brasil é composto por uma biodiversidade imensa todos já sabem. De norte a sul, o país conta com verdadeiros refúgios naturais que conquistam mais visitantes a cada ano.

E para receber tantos turistas interessados em estreitar os laços com a natureza, muitos meios de hospedagem já perceberam essa demanda. As pousadas ecológicas são uma delas. 

Se este conceito parece novo para você, confira o texto abaixo e entenda a importância deste tipo de estabelecimento.

O que é uma pousada ecológica

Considerada um novo conceito de meio de hospedagem, a pousada ecológica está ligada diretamente ao ecoturismo.

Esse tipo de estabelecimento deve estar obrigatoriamente situado em regiões onde é possível ter contato com a natureza e toda sua estrutura deve obedecer as práticas de responsabilidade social e ambiental. 

Graças a esses pilares, a pousada ecológica tem um papel fundamental na mobilização sobre a proteção do meio ambiente – especialmente neste momento em que diversos locais estão ameaçados ao redor do mundo devido às questões climáticas.

Leia também: Dicas de sustentabilidade para hotéis

Pousada ecológica: diferente de outras hospedagens

Diferente de meios de hospedagem convencionais, as pousadas ecológicas estão afastadas de centros urbanos e muitas podem estar, inclusive, dentro de reservas naturais ou até mesmo localizadas entre montanhas, cânions, próximas de cachoeiras, rios, lagoas, matas, mangues, piscinas naturais dentro de fazendas e etc. Nelas, os hóspedes têm contato direto com a fauna e flora do local.

Nesses estabelecimentos, a arquitetura, decoração, alimentação e toda a prestação de serviços devem estar alinhados à responsabilidade ambiental e a realidade do local onde está inserida, utilizando os recursos disponíveis e conscientizando os hóspedes sobre as questões que envolvem o meio ambiente.

Você também pode se interessar por – A onda do turismo rural: o que fazer para aproveitar esse momento?

Pousada ecológica e o crescimento por sua demanda

Além de ser uma alternativa para pessoas que moram em grandes centros e desejam se desligar de uma rotina cansativa, a pousada ecológica é um excelente refúgio para quem deseja explorar locais pouco convencionais que muitas vezes estão fora das rotas consideradas pontos turísticos.

Além disso, com a pandemia do Coronavírus, a quarentena e as restrições de viagem,  locais em meio a natureza trazem uma sensação maior de segurança. O autocuidado, a vida mais simples e as escolhas mais sustentáveis também motivam as pessoas a procurar por destinos que se encaixem nesta nova forma de viver.  

A procura por este tipo de hospedagem tem crescido tanto que o Tripadvisor lançou o programa EcoLíderes, no qual lista os meios de hospedagem ecológicos mais econômicos até os mais luxuosos. 

Os EcoLíderes recebem um selo Bronze, Prata, Ouro ou Platina. Quanto mais alto o nível, maior é o impacto das práticas sustentáveis do estabelecimento.

Saiba mais – Práticas sustentáveis na hotelaria: o que você já sabe sobre esse tema?

Como você pode aproveitar essa tendência

A primeira coisa que deve ser levada em consideração é: seu hotel ou pousada está próximo de uma região natural, que possa oferecer atividades em meio à natureza?

Pense também em como utilizar os recursos de formas mais inteligente: adotando o reuso de toalhas, investindo em energia solar, utilizando lâmpadas com sensores de movimento para evitar desperdício de energia, trabalhando com fornecedores locais, respeitando a sazonalidade dos alimentos, evitando embalagens plásticas e que agridam o meio ambiente, entre outras.

Confira – Modelos de pousadas para se inspirar

Fazer parcerias com parques, reservas locais e outros locais que tenham passeios de barco, ao ar livre, trilhas e campings por exemplo, pode ser um excelente atrativo. 

Lembre-se também de como os hóspedes chegarão até os locais e ofereça alternativas como bicicletas que são menos poluentes ou ônibus, que transportam mais pessoas do que um carro.

Sua região conta com artistas locais, feiras de artesanatos, hortas comunitárias e iniciativas sustentáveis? Você pode montar uma agenda de atividades e fazer com que o hóspede vivencie essas experiências.

Essas são algumas das premissas que uma pousada ecológica precisa cumprir para se enquadrar na categoria. E você, como seu estabelecimento também pode se adequar? Compartilhe com a gente nos comentários.

Aproveite para complementar sua leitura com esta Live gravada: Por que a sustentabilidade hoteleira é importante para o seu negócio?

Compartilhe

Uma resposta

  1. Maravilha! Gostaria de conhecer esse lugar. Depois de ter lido mais sobre ela ,estou curioso para passar um dia ou um fim de semana nas dependências dessa pousada que parece maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.