Pixel Meta

Modelos de pousadas para inspirar

Tempo de leitura: 6 minutos
modelos-de-pousadas

Empreender sempre demanda muito tempo em pesquisas e ideias. Como criar algo novo e se diferenciar da concorrência? Como despertar o interesse dos hóspedes? Como chamar a atenção para o seu negócio?

É preciso pensar em todos os detalhes, porque no fim, tudo conta ponto no sucesso do seu empreendimento.

Então se você está prestes a entrar no mundo da hotelaria, ou quer dar aquela repaginada no seu estabelecimento, e não sabe por onde começar, confira a seleção de modelos de pousadas que separamos para te dar aquela inspiração que faltava!

Modelo de pousadas com práticas sustentáveis

A Pousada Beco de Noronha, criada em 2003 na ilha, é um lugar especial que concentra as belezas de Noronha em quatro paredes.

Além das premissas básicas como atendimento pessoal e exclusivo, um outro ponto fez com que o local se diferenciasse dos demais estabelecimentos: a sustentabilidade.

Vamos falar de sustentabilidade? Assista à Live gravada: Por que a sustentabilidade hoteleira é importante para seu negócio?

A pousada – que faz parte do Programa de Gestão da Qualidade -, adota medidas de redução ao impacto ambiental.

O sistema de energia solar, a redução do consumo de água e energia, e os cuidados com o destino adequado dos resíduos sólidos, são ações que disseminam a filosofia de cuidado com a natureza e com toda a comunidade.

Entre algumas das medidas adotadas pela gestora da pousada estão: instalação de sensores de presença em todo o local, uso de madeira de demolição ou de reflorestamento nas paredes, exaustor eólico instalado na cozinha, e o uso de ar-condicionado de alta eficiência energética.

E quando o assunto é lixo, vale a substituição de açúcar em sachê por açucareiros.

Saiba mais: 11 atitudes sustentáveis para seu hotel

Além disso, os resíduos gerados no estabelecimento que podem ser reciclados, se transformam em peças decorativas pelas mãos da empresária.

Modelos de pousadas para se inspirar: Quintal da Pousada Beco de Noronha
Quintal da Pousada Beco de Noronha

Ainda como exemplo de práticas sustentáveis, vale citar também a Pousada Quinta dos Pinhais, em Santo Antônio do Pinhal (SP).

Além de todo o trabalho de reciclagem e destinação correta dos resíduos, a pousada – em parceria com a Secretária da Educação -, promove atividades de Educação Ambiental junto às crianças da rede escolar do bairro e comunidade, para criar hábitos saudáveis de proteção do meio ambiente.

Modelos de pousadas para se inspirar: Pássaro observado nas proximidades da Pousada Quintal dos Pinhais
Pássaro observado nas proximidades da Pousada Quinta dos Pinhais

A importância do saneamento básico e higiene, os biomas brasileiros, desmatamentos, pessoas que cuidam das plantas e animais de água doce, seu ciclo, e as conseqüências de sua poluição são alguns dos temas abordados nas oficinas promovidas pela pousada.

Devido a sua localização privilegiada em meio a natureza, a Pousada também faz parte do programa de reconhecimento de aves, disponibilizando a área para observação.

como-montar-uma-pousada

Modelo de pousada com design inovador

Inaugurada em 2000, a Pousada Pequena Tiradentes, como o próprio nome sugere, é uma réplica da cidade mineira. Construída em estilo colonial em um espaço de mais de 25 mil m², a mini-cidade preserva o charme e o sossego do local.

A pousada oferece uma estrutura completa com piscina, academia, salão de festas e convenções, sala de leitura, espaço kids com monitora, e ainda lojas que vendem bijuterias e móveis de madeira aos hóspedes.

É impossível olhar para a pousada e não ver a semelhança com a cidade de Tiradentes.

Modelos de pousada para se inspirar: Pousada Pequena Tiradentes
Pousada Pequena Tiradentes

Modelos de pousadas com foco na gastronomia

Localizada em Fernando de Noronha, a Pousada Teju-Açu chama a atenção não apenas pelo seu visual, mas também pelo que oferece como alimentação.

O restaurante, que fica no interior do estabelecimento, traz aos hóspedes o conceito da gastronomia molecular, com foco em pratos que levam peixes e frutos do mar.

Modelo de pousadas para se inspirar: Culinária da Pousada Teju Açu
Culinária da Pousada Teju Açu

Para quem deseja conhecer de uma vez vários itens da culinária da casa, a opção mais indicada é o Menu Degustação, que possui nove etapas, sendo quatro entradas, quatro principais e uma sobremesa.

E quem for ao local pode ainda aproveitar para visitar a horta orgânica, de onde saem todas as folhas servidas nas saladas.

Confira também: Alimentos orgânicos podem ser um atrativo para seu hotel

Modelos de pousadas para veganos e vegetarianos

Pensando no público vegetariano e vegano que geralmente não têm opções de hospedagem que atendam as suas escolhas alimentares, o casal Mariana e Luiz resolveu mudar essa situação na cidade em que vivem.

Localizada a 2.000 metros da Praia do Rosa, em Santa Catarina, a Pousada Rosa Verde é uma das primeiras pousadas veganas encontradas no Sul do Brasil que oferece uma alimentação 100% vegetal (e que também possui uma política de sustentabilidade).

Modelos de pousadas para se inspirar: Hamburgueres veganos servidos da Pousada Rosa Verde
Hamburgueres veganos servidos da Pousada Rosa Verde

Além disso, tudo que é pago em dinheiro – sejam diárias ou consumo -, 5% do valor é doado ao Santuário das Fadas, um santuário de animais de fazenda resgatados de maus tratos, negligência e abuso em Teresópolis, Rio de Janeiro.

Em Fortaleza também é possível encontrar uma pousada vegana – e ainda focada em refeições crudívoras (onde os alimentos consumidos são de origem agrícola e crus).

Leia mais: Dicas para oferecer o melhor café da manhã de hotel

Modelos de pousadas para se inspirar: Mesa servida na Villa Itacupa
Refeição vegana servida na Villa Itacupa

A Villa Itacupa, situada em Caucaia, oferece aos hóspedes – em sua maioria atletas europeus que vem ao Brasil para treinar ou competir -, café, almoço e jantar inclusos na hospedagem.

As refeições são repletas de frutas e de “super alimentos”, como açaí, guaraná, cacau e outros alimentos ricos em nutrientes.

Já da para imaginar porque atrai os atletas né?

Modelo de pousada rural e vegetariana

A Pousada Rural Marabú é uma outra opção para o público veg. Situada em Rolândia, Paraná, o estabelecimento funciona desde 2006 em uma área de 72.000 m².

Como está localizada em uma região composta por mata nativa, os hóspedes podem aproveitar trilhas ecológicas, banhos de cachoeira e passeios a cavalo, além de observar diversas plantas e animais nativos.

Confira – A onda do turismo rural: O que fazer para aproveitar esse momento

Os hóspedes também podem se matricular nos cursos de cozinha vegetariana e ajudar nas tarefas diárias do local. Entre as atividades estão a colheita de frutas e preparo de geléias e licores. Já para os clientes estrangeiros, as opções são cursos de português e alemão.

Modelos de pousadas para se inspirar:Oficina de sucos que acontecem na Pousada Rural Marabú
Oficina de sucos que acontecem na Pousada Rural Marabú

Seja no design, arquitetura, alimentação, gestão ou atendimento, com um pouco de criatividade é possível inovar oferecendo serviços diferenciados e novas experiências aos hóspedes.

Você vai gostar de conferir – Ideias para pousadas: receba hóspedes com criatividade

Para isso, pense no público que deseja atender e nas necessidades de cada um. Será que elas já estão sendo atendidas por alguém? Analise esses pontos, converse com outras pessoas, busque referências e informações, e o principal: tire as idéias do papel!

Leia também: Meios de Hospedagem: conheça os diferentes tipos que existem

Essas são apenas alguns modelos de pousadas fundadas aqui no Brasil nos últimos anos que trazem propostas criativas. Esperamos que elas tenham servido como inspiração para seus negócios!

E se você conhece mais algum modelo inspirador compartilhe conosco através dos comentários.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.