Pixel Meta

Quais as características mais procuradas nos profissionais para hotéis?

Tempo de leitura: 3 minutos
O que nao pode faltar no seu sistema de gerenciamento

Para ingressar no mercado de trabalho em qualquer área profissional, é necessário que o candidato atenda a requisitos específicos para atuar no cargo pretendido. Dentre estes requisitos se encontrão o nível de formação acadêmica, experiência profissional, habilidades específicas em sistemas de informática, fluência em outro idioma, características pessoais e etc.

Um funcionário de hotel é um profissional que tem contato com diversos tipos de pessoas, de culturas diferentes de todas as partes do país e do mundo. Assim, é preciso que este possua diversas habilidades que irão ajudá-lo em seu trabalho em qualquer setor no qual pretenda atuar no hotel.

Conheça agora quais os principais requisitos e características desejados pelos gestores do ramo hoteleiro no momento da contratação de seus funcionários.

Formação profissional

Recepcionista

  • Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo.
  • Formação desejada: Graduação em Turismo/Hotelaria.
  • Noções básicas de Informática, Inglês, Espanhol ou Francês (a depender da empresa).

Leia maisRecepcionista de hotel: funções e qualidades

Concierge

  • Escolaridade Mínima: Graduação em Turismo, Hotelaria ou Administração.
  • Necessária fluência em Inglês e informática intermediária.
  • Desejável Espanhol intermediário.

Camareira

  • Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo.
  • Perfil dinâmico e proativo.

Mensageiro

  • Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo.
  • Desejado Inglês intermediário.

Maître

  • Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo.
  • Desejável Ensino Superior e Inglês intermediário.

Gerente de hotel

  • Escolaridade Mínima: Graduação em Administração de Empresas ou Hotelaria.
  • Fluência em Inglês e noções de Espanhol.
  • Desejável Pós-Graduação na área.

Confira: Gerente de pousada: como esse profissional será decisivo no sucesso da sua hospedagem?

Características pessoais

Mesmo que existam exigências específicas para cada cargo no hotel, existem características importantes que devem estar presentes em todos os profissionais do quadro de funcionários.

Dentro do ramo hoteleiro, é muito importante ser um profissional comunicativo, cortês, proativo e dinâmico.

Um funcionário de hotel precisa ter a capacidade de trabalhar em equipe, saber agir adequadamente em situações de conflito, seja com seus colegas ou com hóspedes difíceis.

Também deve ser polido e discreto em seus gestos e linguagem, sem dar risadas escandalosas ou fazer comentários indevidos.

O bom humor, a disposição e simpatia são características imprescindíveis a esses profissionais. É importante ter um bom controle emocional, não se irritar facilmente, ser paciente, humilde e amigável com os demais funcionários e clientes.

O serviço no hotel é puxado. Feriados e finais de semana se tornarão dias de trabalho. O profissional verá seus amigos marcando de ir para festas, realizar viagens e etc., enquanto este estará cuidando de suas responsabilidades profissionais.

Um bom funcionário de hotel tem a habilidade de deixar de lado seus desafios pessoais e o desânimo quando inicia seu turno de trabalho, pois a sua simpatia, ou a falta dela, terão um grande impacto nos clientes, impacto esse que pode ser positivo ou negativo.

No decorrer do dia de trabalho, surgirão diversas dificuldades que também podem gerar desânimo ou irritação no funcionário. Existem hóspedes que humilham e ofendem, além de todo o esforço físico e mental despendido durante o dia.

Uma camareira arruma em média 20 quartos por dia, os recepcionistas tendem a passar o dia inteiro de pé. Tais desafios não podem influenciar no modo que um funcionário de hotel trabalha. Ele deve esquecer o mal humor e continuar se dedicando às suas tarefas da melhor forma possível.

A discrição e o respeito pelos hóspedes também são características fundamentais para atuar dentro de um hotel, pousada ou resort. Alguns clientes poderão se sentir sozinhos ou ter grande necessidade de conversar, e acabarão fazendo-o com um dos funcionários.

Nesse momento, é importante deixar o hóspede falar, mas não é conveniente fazer comentários desnecessários, adentrar em assuntos íntimos do cliente ou tentar impressioná-lo. Um bom funcionário de Hotel deve evitar uma intimidade excessiva com qualquer hóspede do estabelecimento, manter uma distância adequada e não conversar tocando as pessoas.

Treinamento e aprendizado

Depois de conhecer bem os requisitos e qualidades necessárias para trabalhar num hotel, se faz importante dedicar-se ao aprendizado da função que o candidato pretende alcançar.

Existem diversos cursos de capacitação dentro da área hoteleira, além dos cursos técnicos e graduações. Assim, é possível se preparar e continuar aprendendo no decorrer da atuação profissional, incorporando novos conhecimentos e novas habilidades no dia a dia dentro do ambiente, tornando o seu trabalho mais eficiente e prazeroso.

Aproveite para ler : Departamentos, funções e rotina de trabalho na hotelaria

Achou interessante? Então curta e compartilhe! Seus comentários sobre o assunto são sempre bem-vindos!

Compartilhe

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.