Pixel Meta

Vagas em hotel: como se preparar para garantir o cargo

Tempo de leitura: 5 minutos
vagas em hotel

Muitas pessoas entram no mercado de trabalho em busca das melhores vagas e salários todos os dias. Com a hotelaria não é diferente. Cursos hoteleiros de diversos níveis preparam os estudantes para concorrer pelas vagas em hotel que, por sua vez, demandam profissionais qualificados constantemente.

Se você está em busca de uma vaga de emprego na hotelaria tenha em mente que essa não é uma missão tão simples assim, e para se destacar entre a concorrência o candidato precisa se preparar e conhecer muito bem o mercado hoteleiro.

O setor de turismo e hotelaria cresce a cada ano que passa. De acordo com a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em 2018, o turismo no Brasil já era responsável por 1,3 milhão de empregos diretos e mais de 600 mil indiretos.

Desta forma, é possível vislumbrar as oportunidades de trabalho e as possibilidades de formar carreira em hotéis. Apaixonados por turismo ou apenas pessoas em busca de oportunidades nesse ramo, utilizam seu conhecimento e disposição para conseguir alguma dessas oportunidades e ingressar na tão desejada função hotelaria.

No entanto, para vencer a concorrência pelo melhor cargo é preciso tomar alguns cuidados e estar disposto a se preparar antes de enfrentar um processo seletivo. Com isso, o candidato aumentará suas chances de sucesso junto ao hotel recrutador.

Foi pensando nesta situação que desenvolvemos este artigo. Ao final da leitura você entenderá como se preparar para garantir um cargo hoteleiro e concorrer às melhores vagas em hotel.

O conteúdo abaixo vai mostrar como vencer, com sucesso, as 3 etapas de um processo seletivo para vagas em hotel: pré, durante e pós. Vamos lá?!

Vagas em hotel

Se você está lendo este artigo certamente tem interesse em conseguir uma vaga no mercado de turismo e hotelaria, ou até mesmo, em fazer carreira nesta área.

Ótimo! Você está no lugar certo.

Para conseguir as melhores vagas em hotel, é preciso se planejar, estudar e estar preparado para encarar um processo seletivo com determinação e tenacidade. Ao estar preparado você se sentirá seguro e confiante para chegar onde deseja.

Com o objetivo de facilitar nosso entendimento, nós dividimos esse processo em 3 etapas: pré, durante e pós seleção. A partir de agora você vai acompanhar as dicas que nós elegemos para cada uma dessas etapas.

Etapa 1 – Pré processo seletivo de hotel

Sim, você precisa se preparar antes mesmo de se candidatar a qualquer vaga hoteleira. Ainda na fase de estudante, você pode montar o seu conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para aumentar sua empregabilidade no mercado hoteleiro. Por tanto:

1) Tenha um planejamento

Não são somente as empresas que devem pensar no futuro de forma estratégica. Todos precisamos ter clareza sobre os objetivos de vida, ter metas e ações. Para seguir no caminho certo é preciso saber para onde deseja ir.

2) Desenvolva o autoconhecimento

Essa será uma grande vantagem com relação aos outros concorrentes. Conhecer os próprios pontos fortes e fracos possibilita que você explore isso a seu favor.

3) Faça estágios e networking

Nesse ambiente de turismo e hotelaria uma das melhores coisas que você pode fazer é aparecer, no bom sentido. Desenvolva sua rede de relacionamentos conhecendo pessoas do ramo e estagiando em hotéis bacanas, onde você pode aprender a prática da melhor forma.

4) Estude

Até mesmo fora dos seus horários da faculdade ou do curso de hotelaria. Todos os dias surgem coisas novas e quando você acredita que conhece algo profundamente, chega uma novidade para aprender. E estude, principalmente, sobre o hotel e a vaga em que está se candidatando. Além disso, pesquise sobre as vagas em hotel para aumentar o seu repertório de conhecimentos sobre esse tipo de processo seletivo.

5) Tenha um currículo atraente

Ao seguir todas as dicas acima você terá bagagem para elaborar um currículo que não poderá ser ignorado por ninguém. Faça um currículo voltado para a vaga e para a empresa que você irá enviar, assim como, faça um conteúdo objetivo e claro contando suas principais experiências na área, habilidades e conhecimentos específicos. Antes de enviar, revise para evitar os erros de português.

Leia também: Leis trabalhistas na hotelaria: tudo o que você precisa saber

Etapa 2 – Durante o processo seletivo de hotel

Um processo seletivo pode ter uma única fase ou várias e isso depende do hotel que está contratando. As fases mais comuns são: triagem de currículos, dinâmica de grupo ou teste e entrevista. Então, para se dar bem no processo seletivo, observe:

6) Motivação e entusiasmo

Deixe transparecer que você tem muito interesse na vaga e no hotel. Converse com as pessoas e principalmente com os selecionadores. Uma pessoa entusiasmada contagia todo mundo.

7) Orientação para resultados

Desde o momento que você decide concorrer por uma vaga em hotel, participar de um processo seletivo e exercer uma função dentro dessa área, foque seus esforços em obter o melhor resultado em tudo que fizer. Através da clareza sobre os seus objetivos será mais fácil trabalhar para um resultado positivo que o destaque entre os outros concorrentes. Deixe que os examinadores percebam isso.

8) Faça a sua melhor entrevista

O momento da entrevista é uma ótima oportunidade para mostrar quem você é, e de que forma vai contribuir para o hotel. Sendo assim, durante a entrevista tenha uma atitude positiva e não feche as portas para os entrevistadores. Se for questionado sobre uma possível mudança de cidade, por exemplo, diga que você vai analisar a proposta com mais cuidado. Evite responder às questões somente com sim ou não, e aproveite as oportunidades para reforçar seus pontos fortes e contar suas experiências aos entrevistadores. E por fim, tire suas dúvidas sobre a empresa, mostre que se interessa pela mesma e que se preparou para estar ali.

Etapa 3 – Pós processo seletivo de hotel

Nesta etapa você já deve ter conseguido a tão desejada vaga em hotel. E o que parece o fim de uma jornada se torna apenas o começo. A partir deste momento você deixa de ser um candidato para assumir a responsabilidade da função. Veja nossas dicas para ter sucesso nesta etapa e, consequentemente, na sua carreira no ramo hoteleiro.

9) Mantenha o interesse

As redes hoteleiras têm seus processos bem claros e definidos, por isso ao ingressar neste tipo de empresa tenha em mente que você vai passar por um processo de ambientação. Ou seja, uma jornada para conhecer o funcionamento da empresa, sua estrutura, seus códigos e regras e, principalmente, a função que vai exercer. Durante este processo se mantenha atento e interessado com a mesma dedicação que teve antes de conseguir a vaga.

Leia também: Manual de conduta hoteleira

10) Entregue mais do que o esperado

Dentre todas as expectativas que as pessoas têm com seus empregos, uma delas é o reconhecimento através do aumento de salário. A melhor forma de conseguir isso, sem ter que pedir ao seu superior, é entregando mais do que o esperado. Não limite seu dia a dia ao que a sua função necessita e aproveite seus conhecimentos para sugerir coisas novas, pontos de melhoria ou ajustes nos processos. Isso pode garantir uma ascensão mais rápida do que você imagina.

11) Ame trabalhar com pessoas

Ok, você já deveria ter esse sentimento desde o dia em que resolveu estudar hotelaria. Mas não custa reforçar que gostar de trabalhar com pessoas e fazer isso com brilho nos olhos faz toda diferença nesta área. O conjunto turismo e hotelaria é feito de pessoas e se você gostar de estar com elas, terá muitos pontos a seu favor.

E se você já é um hoteleiro e está montado sua equipe, aperte o play e confira neste vídeo como fazer um processo seletivo bem sucedido!

Na teoria toda prática é bonita

Colocar em prática tudo que se aprende em sala de aula nem sempre é fácil. Se preparar para concorrer as melhores vagas em hotel, também não é. E por isso, são poucos os profissionais que constroem uma carreira de sucesso neste mercado. No entanto, eles existem e você pode jogar neste time, também.

Isso também acontece porque trabalhar com hotelaria requer muita resiliência e dedicação. Se pode perder alguns fins de semana, feriados e horas livres com a família e amigos em certas situações. Contudo, ao estar disposto certamente terá sucesso nessa jornada.

Se você quer conseguir um emprego na hotelaria, releia as nossas dicas e analise tudo que pode colocar em prática hoje. Para chegar a um resultado diferente é preciso fazer coisas diferentes.

Leia também: Departamento, funções e rotinas de trabalho na hotelaria

Se você gostou das dicas, conta pra gente nos comentários como foi conseguir a sua vaga em hotel. Vamos adorar saber = )

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.