2016_08_04_blog_hospedin.fw

Retrofit hoteleiro: você sabe o que é?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Retrofit nada mais é do que modernizar e reformar, mas no sentido de customizar, adaptar e melhorar equipamentos e conforto de um edifício. Na hotelaria seria como uma renovação para aumentar a vida útil do empreendimento, mas mantendo as características únicas do hotel, preservando memórias e história. É importante que o retrofit hoteleiro seja muito bem planejado para evitar erros de execução ou gerar reclamações de hóspedes durante as reformas. Veja a seguir mais informações que podem ajudá-lo no planejamento e a avaliar quais são as renovações e reformas necessárias no seu empreendimento.

Planejamento do retrofit hoteleiro

Para valorizar o empreendimento, durante a realização do retrofit hoteleiro é necessário incorporar tecnologias modernas e materiais de boa qualidade, o que exige um planejamento detalhado (prazos, equipamentos e materiais necessários, mão de obra e investimento financeiro).

Faça uma avaliação geral de tudo que precisa ser renovado e tudo que precisa ser trocado por algo novo. Ampliações de ambientes e criação de novas áreas também devem entrar para o planejamento: como ampliar a área de lazer de crianças ou implantar uma piscina para atrair mais famílias.

Com a lista de tudo que precisa ser realizado em mãos, faça todos os orçamentos para saber o valor total do investimento financeiro necessário. O ideal é usar capital próprio que tenha sido reservado para esse fim, e se necessário considere a opção de fazer um financiamento, desde que ele caiba no orçamento do seu negócio. Mas caso você não tenha recursos financeiros necessários para realizar todas as mudanças que deseja, priorize todas as modificações e renovações relacionadas à segurança dos hóspedes e funcionários, segurança do empreendimento e segurança alimentar.

Quando realizar a reforma

Se existe a necessidade de realizar alguma reforma que poderá incomodar os hóspedes, recomenda-se que ela seja efetuada na baixa temporada, quando será mais fácil acompanhar as obras e assegurar que tudo corra como planejado. E para evitar chateações desnecessárias, não esqueça de manter os hóspedes e funcionários sempre informados diariamente sobre as obras que estão sendo realizadas no hotel.

Mas se a obra for de grande proporção, avalie a possibilidade de fechar o hotel por alguns dias. Leve sempre em consideração a experiência dos hóspedes, pois se a estada for ruim, também será ruim para a reputação do seu hotel.

Contrate uma empresa especializada

Se você possui capital próprio para realizar todas as renovações e reformas necessárias no seu hotel, uma opção é contratar uma empresa especializada em retrofit. O custo certamente não será baixo, porém lhe poupará bastante trabalho.

A empresa geralmente é formada por engenheiros e arquitetos que realizam todo o planejamento e execução das renovações e reformas. Existem ainda empresas especializadas em retrofit hoteleiro, o que torna o processo ainda mais ágil. Veja alguns serviços que empresas especializadas podem oferecer: análise das deficiências, levantamento das necessidades de modernização, realização do projeto de arquitetura, análise da concorrência, cronograma de implantação, administração de compras, coordenação e vistorias.

Divulgação para o mercado

Finalmente as reformas e renovações terminaram? Não perca tempo e divulgue! Faça contato com rádios, revistas e jornais da sua cidade e cidades vizinhas e faça acordos de marketing para uma divulgação regional.

Realize um coquetel de reinauguração e convide amigos, clientes e jornalistas.

Nas redes sociais, faça diversas postagens sobre as melhorias e ofereça promoções especiais para que as pessoas conheçam seu “novo” hotel.

O que acho do nosso artigo? O retrofit hoteleiro parece ser uma boa opção para seu hotel? Comente abaixo e compartilhe conosco!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: