Pixel Meta

7 ideias para descontrair e entreter seus hóspedes

Tempo de leitura: 7 minutos
entreterhospedes

Seja na alta temporada quando seu hotel ou pousada está com altas taxas de reservas ou até mesmo naqueles períodos que não são tão bons, entreter seus hóspedes com atividades diferentes é um dos desafios de quem empreende nessa área.

Então se você tem dificuldades em desenvolver uma programação atrativa para receber seus hóspedes, ou nunca pensou no assunto, confira este conteúdo que preparamos!

São algumas ideias de atividades e eventos que você pode preparar de forma simples e colocar em prática ainda para descontrair, entreter e, de quebra, atrair novos hóspedes.

Planejamento das atividades

Antes de mais nada, é preciso planejar o que será feito, e assim descobrir em qual data se encaixa melhor cada proposta de atividade.

O ideal é pegar o calendário e analisar as datas comemorativas, períodos de trocas de estações, férias escolares, alta e baixa temporada, entre outros acontecimentos que possam ser oportunos para desenvolver as ideias.

Feito isso, é hora de começar a pensar nos eventos e atividades que poderão ser realizados.

7 ideias para descontrair e entreter seus hóspedes

Separamos 7 dicas incríveis que com um pouquinho de criatividade e colaboração da equipe, é possível colocar em prática sem gastar muito! Confira a seleção:

1. Festa junina

festajunina

É difícil não se deliciar com as festas juninas realizadas tradicionalmente nos meses de junho e julho. Que tal entrar no clima de “arraiá” e oferecer aos hóspedes uma festa temática e divertida?

Caprichar na decoração é um item fundamental. Use e abuse de bandeirinhas, toalhas xadrez, chapéu de palha, pois são acessórios comuns da época e dão aquele toque caipira ao espaço.

Um arraiá que se preze tem comida boa de montão! Então não esqueça de montar um cardápio especial com pratos e bebidas típicas como: quentão, milho cozido, curau, pipoca, maçã do amor, bolo, paçoca e outras delícias.

É importante pensar em atividades que agradem todos os gostos e faixas etárias, por isso, para que eles interajam entre si e tenham uma experiência divertida, uma bela fogueira, gincanas, pescaria, bingo, shows de forró, quadrilhas – com direito a casamento – podem ser excelentes atividades para entretê-los.

Por ser uma época festiva, e não apenas uma data, é preciso planejar bem como será realizada este tipo de programação.

Uma boa prática e manter a decoração do hall e as comidas típicas no cardápio durante o decorrer do mês, e preparar uma programação mais elaborada – o grande arraiá – para uma ou duas noites específicas.

2. Halloween

halloween

Que tal oferecer uma programação horripilante para entreter os hóspedes?

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é comemorado no dia 31 de outubro nos Estados Unidos. Nessa ocasião, as fantasias assustadoras tomam conta dos espaços, assim como decorações carregadas de preto, roxo e laranja.

Essa é uma festa que toda a família poderá participar!

Oferecer pinturas faciais, oficina para produção de fantasias e bailinho são atividades que unem as crianças e os adultos. Você também pode contratar um parceiro que tenha uma cabine fotográfica para que eles registrem esses momentos e os convidados levem a foto impressa como lembrança.

Para deixar a comemoração completa, invista em doces, biscoitos, sucos e bolos temáticos. Uma excelente referência para se inspirar e criar gostosuras (e travessuras) assustadoras é o Pinterest. As crianças vão adorar e com certeza, lembrarão dessa experiência para o resto da vida!

3. Luau ou festa havaiana

luau

Se o seu hotel ou pousada estiver próximo ao mar, ótimo!

Mas lembre-se que você precisará pedir permissão para realizar o evento na areia.

A natureza por si só já é uma excelente decoração para um luau ou uma festa havaiana, por isso, luminárias rústicas para delimitar o espaço, uma fogueira no centro e cangas espalhadas ao redor, já deixam o clima mais intimista.

Para o cardápio, uma boa pedida é investir em alimentos práticos e frescos. Patês, pãezinhos, frutas, peixes, coquetéis refrescantes como caipirinha, clericot e sangria são bem-vindos. Ah, água e sucos naturais também!

E o som? Música ao vivo com um violão ou uma playlist que combine com o astral do dia são excelentes opções. Apenas tenha cuidado com o volume da música, já que o evento está acontecendo em um local público e não deve atrapalhar as outras pessoas.

Além disso, não se esqueça de que garrafas, sacos plásticos, restos de alimentos e outros resíduos nunca devem ser jogados na natureza. Por isso, leve sacos para recolher o lixo e deixar o espaço limpo.

Outro ponto importante: uma atividade tropical, realizada ao ar livre precisa de um clima que colabore. Analise quais são os meses mais propícios para se realizar esse tipo de evento na sua cidade, e assim evitar imprevistos desagradáveis como chuvas, por exemplo.

4. Festa na piscina

festanapiscina

Caso não tenha praia na cidade, a saída é optar por uma festa na piscina!

As sugestões de comidas práticas, bebidas refrescantes e boa música continuam valendo aqui também. Entretanto, como o espaço é seu, pode abusar um pouco mais da decoração, como por exemplo, espalhar balões e bóias coloridas pela piscina, caprichar nas flores pelo espaço, ter mais pontos de iluminação… Solte a imaginação!

Leia também – Piscinas em hotéis: quais cuidados você deve ter?

5. Cinema no jardim

cinemanojardim

Que tal reunir as pessoas no jardim para uma sessão de filme? Essa ideia, que demanda mais cuidados do que produção, pode ser uma atividade encantadora para entreter seus hóspedes.

Opte pelo entardecer para que a imagem do filme não seja prejudicada. Para criar uma ambientação mais aconchegante, utilize cordão de luzes, estes podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais de construção ou decoração.

Com um o projetor e um lençol branco, você cria o telão para a exibição do filme; para finalizar, espalhe almofadas no chão para todos ficarem confortáveis, tornando o clima bem descontraído.

E por último, algo que não pode faltar de jeito nenhum: muita pipoca! Sucos e água também são bem-vindos para a sessão ficar completa e todos terem um momento bem divertido.

Atenção: disponibilize repelente para evitar desconforto com os mosquitos já que todos estarão no espaço exterior do hotel ou pousada.

6. Festa anos 60, 70, 80

festaanos60

Festas com temática das décadas de 60, 70, 80 costumam ser bem descoladas e muito divertidas. Mas antes de organizá-las é fundamental estudar e compreender os detalhes que fizeram cada época tão especial.

Por exemplo: os anos 60 são lembrados pelas estampas de bolinhas, o globo espelhado na pista de dança, plumas, paetês, discos de vinil e cartazes de bandas.

Já os anos 70, tem o estilo mais hippie, com flores, símbolos de paz e amor.

Os 80, por sua vez, tem o visual colorido! É a época das fitas k-7, de referências como Curtindo a Vida Adoidado, Dirty Dancing, Caverna do Dragão e Thundercats.

Busque inspiração nessas fontes para organizar uma festa sem erros!

7. Baile de máscaras

bailedemascaras

O baile de máscaras também é uma forma bem divertida de entreter os hóspedes. Sua graça está em se libertar dos padrões e curtir a festa com o rosto disfarçado.

Para não ter erro, defina e comunique antecipadamente se a festa irá acontecer de forma mais descontraída ou sofisticada.

Será essa preferência que irá guiar a decoração do espaço – algo mais chique ou casual – e o que será servido durante o evento – um jantar completo com bebidas, ou mesa de frios e quitutes mais simples, por exemplo.

Importante: sinalize aos convidados que o uso de máscara é obrigatório. Mas, caso alguém esqueça, deixe algumas opções logo na entrada da festa para que possam aderir ao acessório.

Bônus: Dicas extras para entreter seus hóspedes

Ofereça a opção de Day Use para essas atividades

O day use é uma opção de diária, em que o cliente paga um valor inferior a uma diária cheia para desfrutar da estrutura e serviços do meio de hospedagem durante um único dia, sem precisar passar a noite no estabelecimento.

Você pode aproveitar essa possibilidade e oferecê-la às pessoas que moram nas proximidades do hotel e regiões vizinhas.

Dessa forma, elas não têm o compromisso de passar a noite, mas podem conhecer a estrutura do seu meio de hospedagem e aproveitar as atividades de entretenimento da mesma forma que um hóspede normal.

Leia também: Aposte no day use e movimente sua pousada na baixa temporada

Registre as atividades e comunique ao público

Seja por fotos ou vídeos, registrar e divulgar as atividades especiais elaboradas para entreter os hóspedes é uma excelente forma de despertar o interesse de outras pessoas, e mostrar que o seu estabelecimento preza por oferecer serviços diferentes e fora do comum.

Sendo assim, quando a programação estiver definida, comunique com antecedência seu público – seja por newsletter, SMS ou anúncio nas redes sociais. Já após os evento, publique os materiais nos seus canais de comunicação para que vejam todas as atividades que aconteceram e a diversão do público.

Lembre-se que isso serve também como um diferencial competitivo perante aos seus concorrentes!

E aí hoteleiro, gostou das ideias? Está pronto para colocar alguma destas atividades em prática e levar diversão para todo mundo aí no seu meio de hospedagem? Conta pra gente!

Confira também – Oferecer atrações para crianças pode ser um diferencial do seu hotel

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.